A Associação Progresso está a recrutar um Consultor (m/f) para Maputo, em Moçambique.
Descrição
- Termos de Referência: Consultor para o workshop de desenvolvimento de material para comunicação com foco em social media e histórias de interesse humano
- A Associação Progresso, em parceria com a ONG Canadiana CODE (Canadian Organization for Development through Education – Organização Canadiana de Desenvolvimento através da Educação) e em coordenação com o Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano (MINEDH), está a implementar o projecto BETTER (Better Education through Teacher Training and Empowerment for Results – Melhorar a Educação através da Formação de Professores e Empoderamento para obter resultados), em quatro IFP’s, nomeadamente de Maputo província, Tete, Cabo Delgado e Niassa, e é financiado pelo Governo do Canadá
- O projecto BETTER, com a duração de 7 anos (Julho de 2015 a Março de 2022), visa contribuir para melhorar a qualidade de ensino em Moçambique, focalizando-se na melhoria do ensino da literacia, através da melhoria da qualidade da formação inicial dos professores
- No âmbito do projecto estamos contratando um consultor para fazer um workshop de 2 dias com a equipa do projecto BETTER de como identificar histórias que deveriam ser contadas e como se escrevem essas histórias de interesse humano (human interest stories)
- Histórias de interesse humano proporcionam uma oportunidade única para complementar outros dados de Monitoria e Evacuação e técnicas de coleta de dados, concentrando-se nas histórias pessoais dos indivíduos e relatar como o projecto fez um impacto a esta vida pessoal. Esta forma de relatar também é relevante no contexto de media social e também estamos interessados em apreender como transformar estas histórias em conteúdos para facebook e twiter
- Data do Workshop: O workshop de 2 dias está planificado para o mês de Fevereiro de 2019. Data especifica por ser confirmada
Funções
- Coordenar com CODE e Progresso (i) o desenho da agenda do workshop, (ii) a metodologia e (iii) os documentos/ferramentas de apoio
- Facilitar no workshop de 2 dias (incluindo ½ dia em media social e 1 ½ em histórias de interesse humano)
- Fornecer um kit de ferramentas curtas revistas e notas claras do treinamento com os principais resultados e aprendizagens dos participantes
- Apoiar na revisão/edição de 4 histórias escritas pelos participantes na base do conhecimento adquirido no workshop para serem incluídas nos relatórios
- Apoiar na edição curta de 4 histórias para o Facebook do projecto
Requisitos
- Graduação em Jornalismo, Comunicação, ou outra área relevante para as actividades descritas nos Termos de Referência
- Pelo menos 5 anos de experiência profissional nas áreas de jornalismo, comunicação e treinamento de equipas
- Ter experiência em escrita de histórias de sucesso para relatórios e/ou media social de projectos/ONG será uma vantagem
- Excelente capacidade de comunicação
- Capacidade de motivar equipas e em facilitar em workshops
- Capacidade de trabalhar em equipa
- Comprometimento com direitos humanos e em especial com a promoção de igualdade de género
Notas
- Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados
- Indique a fonte desta vaga na sua candidatura: emprego.co.mz
Como se Candidatar
1. Documentação
- Carta de Apresentação
- Curriculum Vitae
- Propostas Técnica
- Propostas Financeira
2. Candidatura