Vacancy

Consultoria para Contratação de uma Universidade

ASSOCIAÇÃO PROGRESSO

A Associação Progresso está a recrutar uma Consultoria para Contratação de uma Universidade, para Maputo, em Moçambique.
Descrição
  • A Associação Progresso e a CODE – Canadian Organization for Development through Education (Organização Canadense para o Desenvolvimento através da Educação) são parceiras de longa data e, actualmente, estão a implementar o Projecto BETTER, uma acção voltada para alcançar melhores resultados na Formação de Professores Primários de Moçambique (BETTER - Better Education through Teacher Training and Empowerment for Results). O BETTER é um programa de sete anos em colaboração conjunta com o Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano (MINEDH) de Moçambique. O Projecto apoia o Ministério na adoção de um currículo inovador para a formação inicial de professores nos IFPs. O objectivo é melhorar a qualidade da formação inicial dos professores e garantir que os formandos desenvolvam competências práticas na literacia e equidade de género fundadas no uso de metodologias participativas e centradas no aluno
  • O projecto BETTER tem dois objectivos principais: melhorar a qualidade da formação de professores e das práticas de ensino em Moçambique. O BETTER está sendo implementado em quatro Institutos de Formação de Professores (IFPs) localizados em quatro províncias (Província de Maputo, Cabo Delgado, Niassa e Tete). As acções do Projecto também incluem escolas primárias onde os formandos dos IFPs realizam suas práticas pedagógicas e estágios. Como parte deste projecto, a CODE e a Associação Progresso vem apoiando o MINEDH no aperfeiçoamento da Plataforma Electrónica ligada à formação de professores no sentido de ampliar as possibilidades de formação para gestores, formadores, formandos e outros grupos com actividades semi-presenciais ou totalmente a distância. O próximo passo será oferecer as primeiras oportunidades de formação para os grupos ligados ao BETTER no sentido de desenvolver competências práticas de gestão ou ensino por meio de recursos multimédia, vídeo-aulas e educação contínua a distância.
  • Para apoiar o fortalecimento de um modelo de gestão e liderança nos IFPs que promova a literacia e equidade de género na formação inicial de professores primários, o Projecto BETTER, em parceria com o MINEDH, pretende desenvolver um curso para gestores e formadores na área de “Liderança, Literacia e Equidade na Formação de Professores”. O pretende contribuir com a formação de líderes educacionais que sejam promotores da literacia e da equidade na formação de professores primários
  • Por este meio, a CODE e a Progresso vem solicitar o envio de propostas de Instituições de Ensino Superior (IES) com experiência nacional na área de Formação de Professores e Gestores na modalidade de Ensino a Distancia (EaD)
Objectivo da Consultoria
  • O objectivo geral da consultoria é potencializar competências de liderança e boas práticas de planificação, gestão e avaliação educacional que promovam a literacia e a equidade de género, junto a formadores e gestores ligados aos Institutos de Formação de Professores (IFPs) Primários de Moçambique
Objectivos Específicos
  • Elaborar, segundo demandas estabelecidas pelo Projecto BETTER, um curso interactivo (online e presencial) de no máximo 6 meses na área de “Liderança, Literacia e Equidade na Formação de Professores” para:
  • Gestores dos IFPs ligados ao BETTER (direcção e formadores em função de gestão)
  • Formadores dos IFPs ligados ao BETTER, com prioridade para os formadores das áreas de pedagogia e gestão
  • Gestores distritais e provinciais ligados à formação de professores nos IFPs
  • Gestores e técnicos do MINEDH (DNFP, INDE, etc.) ligados à formação de professores primários
  • Produzir ferramentas para a documentação e melhoria de aprendizagem dos participantes e sensibilização em questões de género
  • Fazer toda a gestão e implementação da formação online e em presença incluindo toda comunicação e sistema de feedback para os participantes do curso
  • Sensibilizar o público-alvo para a formação, inscrição, orientações para uso da plataforma
  • Liderar e analisar os diversos processos em curso e trazer soluções para o melhor funcionamento da formação
  • Formar gestores com estratégias de gestão voltadas para o desenvolvimento contínuo de reflexões e acções voltadas para a superação das dificuldades e problemas do cotidiano da instituição
  • Contribuir para o desenvolvimento de uma cultura democrática no âmbito da Gestão Escolar, de modo a promover a inclusão social, a cidadania e o respeito à diversidade
Metodologia e Abordagem Técnica
  • Sobre orientação da CODE e Progresso, a Instituição de Ensino Superior (IES) irá elaborar o curso online na plataforma Moodle de gestão e liderança com os temas abordados na tabela a baixo. Este curso terá a modalidade online e em presença. Esta modalidade de aprendizagem híbrida, o blended learning, irá buscar e combinar práticas pedagógicas do ensino presencial e do ensino a distância, com o objectivo de melhorar o desempenho dos alunos em ambos os ensinos
  • As salas ambientes serão construídas e hospedadas na plataforma Moodle. As actividades realizadas nas mesmas envolverão leituras e exercícios online, bem como avaliações de cada módulo, realizadas sob a forma de questionários “multiple choice” a serem respondidos individualmente pelos participantes, além de uma actividade na qual deverão realizar um estudo de caso relacionando a temática do módulo à sua realidade escolar
  • Para a elaboração da proposta os seguintes dados serão de importância:
  • Componente técnica para a elaboração da proposta
  • Grupo alvo e número de participantes
  • 15 gestores e formadores de cada IFP (5 IFFs)
  • 2 gestores Provincial e/ou do distrito ligados aos IFPs
  • 5 representantes do MINEDH
  • 5 parceiros
  • Total 95-100 participantes
Duração do Curso
  • O curso terá a duração de máximo 6 meses e não mais de 50 horas em presencial das quais 24 horas (2 dias) em Maputo e as restantes decentralizadas nos 5 distritos
  • A carga horária de estudo dos participantes não pode ser mais de 8 horas por semana e um total de 190 horas
  • Avaliação e certificação do curso - Os participantes são avaliados ao longo do curso e devem participar nos fóruns, fazer testes “escolha múltipla” e produzir redacções escritas (como por exemplo estudo de caso)
  • Tutores devem comunicar e interagir com os estudantes regularmente durante a semana nos fóruns de discussões
  • Os participantes devem receber um certificado da instituição
  • No final do curso o participante pode ter “aprovação com distinção”, “aprovação” e “curso não completo”
Conteúdo Abordado no Curso
  • UNIDADE 1 (i) A educação Primária e a Formação de Professores em Moçambique: como promover a melhoria e desempenho de alunos e professores na escola primaria e IFP Práticas reflexivas e inclusão na promoção da literacia (prática de leitura e escrita)
  • UNIDADE 2 (i) Formação de líderes e promoção de equidade de género na educação; (ii) Gestão de serviços de apoio aos estudantes
  • UNIDADE 3 (i) Planificação, avaliação e desenvolvimento institucional; (ii) Criação de Boas práticas de gestão escolar no IFP em Moçambique
  • Abordagens transversais em todos os cursos:
  • Metodologias participativas e práticas de ensino centradas no aluno
  • O uso das TICs na educação: aprendizagens e inovações
  • Competências adquiridas pelos participantes do curso
  • Competências reflexivas de liderança e gestão para a promoção de equidade de género nos IFPs
  • Competências reflexivas de planificação, monitoria e avaliação nos IFPs
  • Competências reflexivas ligadas ao ensino de literacia na formação de professores e ensino primário
  • Competências ligadas ao uso da TICs em educação
  • Competências ligadas à gestão e desenvolvimento institucional
  • Outros aspectos do curso e trabalhos para serem realizados
  • O curso deve promover a reflexão a partir do conhecimento de “boas práticas” (best practices) nacionais e internacionais de gestão e liderança educacional que promovem literacia e equidade de género na formação de professores e na educação primária
  • O curso deve ser interactivo e amigável, com várias metodologias de aprendizagem que também inclui multimédia, vídeo-aulas e outros recursos da internet
  • Estudos de casos e outras metodologias participativas devem ser exploradas como meios de facilitação da aprendizagem e interacção entre participantes e formadores (tutores da plataforma) tanto nas actividades a distância como nas presenciais
  • Todos os tópicos terão aspectos transversais de género e métodos participativos
  • A hospedagem do curso será na plataforma Moodle do espaço do Projecto BETTER
  • Preferencialmente, tanto o coordenador como os professores tutores da formação deverão ter um título reconhecido de mestre ou doutor
  • Cada tema do módulo deve ter um professor elaborador e tutores para apoiar o módulo
  • Fluência em língua inglesa para o coordenador geral do curso na IES e também para o professor/tutor do módulo ligado à equidade de género e uma vantagem.
  • O final do curso incluirá um seminário no tópico de Gestão e Liderança nos IFPs (por definir) de 2 dias que será coordenado pela IES com apoio do projecto BETTER em cada província
Actividades e Cronograma
  • A data de início da prestação de serviço começa em 6 de Maio de 2019 a ser concluída até Fevereiro de 2020
  • Actividades - Cronograma 2019/20
  • Maio, Junho, Julho, Agosto, Set – Fev
  • FASE I - Início de actividade
  • 1- Início de trabalho e cronograma de elaboração na base das discussões com a equipa BETTER
  • 2- Levantamento do conteúdo e subcapítulos do curso pela IES e aprovação da CODE/Progresso/DNFP
  • FASE II - Produção do curso online
  • 3- Escrever roteiro e desenvolver conteúdo na plataforma Moodle (enviando materiais desenvolvido para feedback)
  • 4- Enviar 1º draft de todo conteúdo para revisão da equipa BETTER e incorporação dos comentários
  • 5- Apresentação do curso para o feedback do MINEDH/DNFP
  • 6- Incorporar feedback do MINEDH e finalização
  • FASE III – Gestão do Curso
  • 7-  Semana de indução do curso
  • 8- Curso online (e presencial)
  • 9- Encerramento do curso e seminário final sobre Gestão e Liderança
  • FASE IV – Produto final com revisão
  • 10- Melhoramento do material, presentação do pós-teste e entrega do curso revisto
Resultados e Pagamento
  • Os pagamentos serão processados após a aceitação da entrega correspondente e de uma factura que fará referência à referência do contrato e ao número da entrega. Os pagamentos serão feitos após aprovação do produto
  • Produto 1: FASE I
  • Prazo de entrega: 2 semanas
  • Produto de entrega: Cronograma actualizado e levantamento do conteúdo e subcapítulos do curso (actividades 1 e 2)
  • Instrumento para diagóstico e levantamento de expectativas dos participantes (pré and pós test)
  • Pagamento de X % do total
  • Produto 2: FASE II
  • Prazo de entrega: 10 semanas
  • Produto de entrega: Curso de “Liderança, Literacia e Equidade na Formação de Professores” elaborado na plataforma Moodle (actividades 3-6)
  • Pagamento de X % do total
  • Produto 3: FASE III
  • Prazo de entrega: 24 semanas (máximo 6 meses)
  • Produto de entrega: Gestão do curso e seminário final (actividades 7-9)
  • Pagamento de X % do total
  • Produto 4: FASE IV
  • Prazo de entrega: 2 semanas
  • Produto de entrega: Revisão e versão final do curso de Liderança, Literacia e Equidade na Formação de Professores” elaborado na plataforma Moodle (actividade 10)
  • Apresentação escrita e oral do relatório para CODE, Progresso e MINEDH sobre pontos identificados e impactos na formação (pós-teste)
  • Pagamento de X % do total
Requisitos
  • Qualificação da Instituição de Ensino Superior
  • Ser uma instituição académica acreditada em Moçambique
  • Possuir consultores/professores com o perfil e formação superior na área de educação; gestão em educação e liderança
  • Possuir profissionais que mostrem interesse e sensibilidade pela promoção de igualdade de género e direitos humanos
  • Ter conhecimento das políticas e legislação educativas de Moçambique
  • Ter disponibilidade imediata e capacidade de cumprir com os prazos
  • Capacidade excelente de comunicação (escrita e verbal) e experiência em elaboração de cursos interactivos e amigável em Moodle (para audiência a distância) na área de gestão educacional
  • Capacidade da gestão do tempo para poder cumprir com os prazos
Critérios de Avaliação
  • Os critérios para avaliação de propostas serão (i) sólida experiência elaborando e oferecendo cursos na área de educação e em promoção de igualdade de género e direitos humanos (preferencialmente, tanto o coordenador como os professores tutores da formação deverão ter um título reconhecido de mestre ou doutor); (ii) currículos profissionais propostos a realizar o trabalho, (iii) a abordagem proposta e estratégias para assegurar a elaboração e implementação de um curso de qualidade, (iv) custo, (v) experiência em trabalhar com a plataforma Moodle e blended learning
Notas
  • Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados
  • Indique a fonte desta vaga na sua candidatura: emprego.co.mz
Como se Candidatar
Processos de Aplicação
  • As Instruções de Educação Superior (IES) com habilidades e experiência relevantes podem candidatar-se enviando 1) proposta técnica detalhada de abordagem, esforço e cronograma para a conclusão de cada produto listado acima, bem como 2) os currículos mostrando experiência anterior relevante e custos, 3) proposta financeira com orçamento detalhado
  • Envie um email para recrutamento.progresso@gmail.com e indique o assunto "Consultoria para Contratação de uma Universidade"
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