A Futuro MCB está a recrutar para uma Consultoria em Atualização do Procedimento do Futuro com Ênfase na Independência das Agências, para Nampula, em Moçambique.
Descrição
- O Futuro Mcb, S.A., é um microbanco com sede na cidade de Nampula, que
desempenha um papel crucial na estratégia de inclusão financeira na região
norte de Moçambique. O Futuro oferece uma gama de soluções financeiras de
forma inclusiva, simples, responsável e sustentável, para micro, pequenos e
médios empresários, incluindo grupos solidários, contribuindo para a viabilização
da transformação econômica positiva de indivíduos e empreendedores em
crescimento nas zonas rurais e urbanas
- O Futuro pretende contratar um(a) consultor(a) especializado(a) em gestão
bancária e operações para atualizar o procedimento do Futuro, com o objetivo
de tornar as agências independentes, promovendo a expansão e capilaridade
da instituição
- Objetivo: O objetivo deste Termo de Referência é contratar uma consultoria especializada
para a revisão e atualização do procedimento operacional das agências do
Futuro Mcb, S.A. O foco principal desta atualização é transformar as agências
em unidades operacionais independentes, capazes de operar de forma
autônoma, mantendo a eficiência e consistência nos processos.
Essa independência das agências visa garantir um crescimento sustentável da
instituição, facilitando sua expansão geográfica e operacional, além de
aumentar a capilaridade da rede de atendimento. O consultor ou equipe de
consultores contratados deverá desenvolver um procedimento robusto que
permita às agências do Futuro operar com maior flexibilidade e rapidez
Funções
Escopo dos Serviços
- O(A) consultor(a) deverá executar as seguintes atividades:
Reconhecimento Presencial
- Realizar visita a agência para analisar o modelo de trabalho
- Avaliar processos operacionais e identificar boas práticas para
padronização
- Identificar áreas onde a regulamentação do Banco de Moçambique,
incluindo circulares e avisos, deve ser integrada para garantir
conformidade
Diagnóstico
- Elaborar um diagnóstico detalhado sobre os processos atuais
- Documentar os processos operacionais atuais, desde o recebimento e
processamento de solicitações de clientes até o desembolso, gestão
completa da agência, incluindo BackOffice, caixa, tesouraria, operações
comerciais (crédito e poupança) e gestão de relacionamento com o
cliente
- Identificar processos que podem ser descentralizados para aumentar a
independência das agências, mantendo a conformidade com as
diretrizes do Futuro e as melhores práticas do mercado
- Revisar todos os procedimentos à luz da regulamentação vigente do
Banco de Moçambique, garantindo conformidade com as circulares,
avisos e outras diretrizes
- Avaliar os procedimentos em relação às boas práticas de mercado,
incluindo o Código do Consumidor vigente
- Verificar o alinhamento das práticas de geração de receita, cobrança de
taxas e comissões e aplicação de multas com a legislação em vigor e o
código fiscal de Moçambique
- Identificar riscos associados à independência das agências e propor
medidas mitigadoras
Atualização do Procedimento
- Desenvolver um procedimento atualizado que promova a independência
operacional das agências, garantindo conformidade com as
regulamentações bancárias e fiscais
- Propor estratégias para garantir a expansão geográfica e maior
capilaridade do Futuro, em conformidade com as melhores práticas do
setor bancário e normas regulatórias
- Criar um framework para replicação do modelo atualizado em novas
agências
- Adequar as linhas de receita, estrutura de taxas, comissões e multas às
exigências da legislação vigente
Apresentação e Aprovação
- Apresentar o procedimento atualizado à comissão executiva para
avaliação e aprovação, destacando a conformidade com o Banco de
Moçambique e as práticas do mercado financeiro
Entregáveis
- Os entregáveis esperados são:
Relatório de Reconhecimento Presencial
- Descrição: Análise detalhada do procedimento atual do Futuro, avaliando
sua adequação às operações diárias e comparando-o com as melhores
práticas operacionais e normas regulatórias em vigor nas agências
- Conteúdo: Avaliação das operações atuais com foco em padronização e
conformidade com o Banco de Moçambique
- Prazo: Semana 2
Diagnóstico dos Processos Atuais
- Descrição: Diagnóstico completo dos processos e conformidade
regulatória
- Conteúdo: Identificação de lacunas nos procedimentos atuais em relação
às circulares, avisos e boas práticas de mercado, bem como o
alinhamento com o Código de Ética do Consumidor, legislação fiscal e
regulamentos financeiros
- Prazo: Semana 4
Procedimento Atualizado
- Descrição: Procedimento operacional da agência revisado
- Conteúdo: Procedimentos escrito, revisados e atualizados que abrangem
todo o ciclo operacional das agências, desde o recebimento e
processamento de solicitações de clientes até o desembolso, gestão
completa da agência, incluindo back office, caixa, tesouraria, operações
comerciais (crédito e poupança) e gestão de relacionamento com o
cliente. O objetivo é garantir a independência operacional das agências,
em total conformidade com as diretrizes do Banco de Moçambique,
alinhadas às melhores práticas de mercado e em conformidade com as
normas fiscais vigentes
- Prazo: Semana 9
Apresentação Final para a Comissão Executiva
- Descrição: Apresentação do procedimento atualizado
- Conteúdo: Relatório explicativo com slides destacando as atualizações
feitas em conformidade com a regulamentação e boas práticas de
mercado
- Prazo: Semana 10
Prazo / Timeline
- Semana Atividade Entregáveis:
- Semana 1-2 - Reconhecimento presencial do modelo de trabalho - Relatório de reconhecimento presencial
- Semana 3-4 - Diagnóstico dos processos atuais das agências - Diagnóstico dos processos atuais
- Semana 5-9 - Desenvolvimento e atualização do procedimento - Procedimento atualizado
- Semana 10 - Apresentação final para a comissão executiva - Apresentação final
Requisitos
- Licenciatura em Gestão, Administração, Economia ou áreas correlatas
- Mínimo de 10 anos de experiência no setor bancário, com foco em operações e conformidade regulatória
- Experiência comprovada em consultoria para instituições financeiras, com conhecimento específico sobre regulamentação do Banco de Moçambique
- Fluência em português e/ou inglês
- Expertise em revisão de procedimentos operacionais, desenvolvimento de estratégias de expansão e conformidade com normas fiscais e regulatórias
Critérios de Seleção
- A seleção será baseada nos seguintes critérios:
- Proposta técnica detalhada (15%)
- Experiência e qualificações (30%)
- Referências de projetos semelhantes (15%)
- Proposta financeira (30%)
Condições de Trabalho
- O(A) consultor(a) deverá providenciar seu próprio equipamento de trabalho. A
proposta financeira deve incluir todas as despesas, como passagens e
alojamento
- A remuneração será distribuída conforme o progresso das atividades:
- Semana Atividade - % de Pagamento
- Semana 1-2 - Reconhecimento presencial do modelo de trabalho - 15%
- Semana 3-4 - Diagnóstico dos processos atuais das agências - 15%
- Semana 5-8 - Desenvolvimento e atualização do procedimento - 60%
- Semana 9 - Apresentação final - 10%
Notas
- Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados
- As propostas devem ser enviadas em português, em formato PDF
- O(A) consultor(a) poderá trabalhar remotamente, com visitas obrigatórias às agências para reconhecimento e diagnóstico
- Supervisão e Acompanhamento: A supervisão do trabalho será feita pelo Futuro Mcb, que acompanhará o
progresso de acordo com o plano de atividades acordado
- O Futuro Mcb S.A. pode ajustar este TdR conforme necessário, em concordância com o consultor selecionado