A Helvetas Swiss Intercooperation está a recrutar um Contabilista Sénior (m/f), para Pemba, em Moçambique.
Funções
- Assegurar que os livros de caixa/Banco sejam actualizados diariamente, arquivando os comprovantes de recebimento/pagamento
- Garantir que as coibições estão conforme com os orçamentos aprovado e verificar se todos os documentos de suporte são legivelmente aceites para processar os pagamentos
- Emitir cheques e efectuar pagamentos através do banco e respectivos lançamentos no Banco
- Assegurar que os pagamentos sejam efectuados por internet banking após as devidas aprovações
- Assegurar que o Petty Cash seja manuseado conforme o previsto no Manual Financeiro
- Preparar as reconciliações mensais de Banco de Pemba e consolidar as reconciliações Bancarias e de Petty Cash e enviar para a Gestora Financeira a cada dia 06 do mês
- Assegurar que os avanços de viagens e de Parceiros sejam justificados conforme os Manual interno de Finanças (mensalmente)
- Assegurar a boa gestão dos contratos de consultoria, prestação de serviços e financiamentos aos parceiros
- Controlar/monitorar os fundos entregues aos parceiros no âmbito da gestão dos contratos de parceria
- Identificar a necessidade e propor programas de capacitações para os parceiros na matéria de administração e finanças
- Auxiliar o Gestor Financeiro na avaliação de relatórios de auditoria interna e externa e dar seguimento aos pedidos das auditorias
- Auxiliar o Gestor Financeiro na preparação de informações financeiras a incluir no relatório de progresso do projecto
- Participação na elaboração do relatório financeiro mensal
- Participar nos processos de elaboração e actualização das regras/ferramentas da administração
- Assegurar que as folhas de pagamento e deduções de IMPOSTOS são submetidas ao governo competente no prazo (INSS, IRPS, IRT e outros impostos
- Garantir que quaisquer casos de fraude, engano, golpes, discrepâncias financeiras ou erros sejam prontamente relatados e tratados adequadamente
- Apoiar os Coordenadores de projectos em questões financeiras relacionadas a planificação, gestão e monitoria de contratos e de despesas
- Organizar e manter em ordem o arquivo contabilístico da organização
- Também está incluído nas suas funções a preparação dos comprovantes de pagamento/recebimento e formulários de pagamentos, relatórios de justificação e de viagens devidamente aprovados
Requisitos
- Ensino superior em Contabilidade, Economia e Comércio, Administração de Empresas ou Contabilidade e Finanças
- Experiência profissional mínima de 5 anos
- Experiência em gestão financeira de projectos financiados por doadores e conhecimento das normas internacionais de contabilidade
- Conhecimento das disposições das legislações nacionais aplicáveis
- Familiaridade com os vários requisitos institucionais para os possíveis cumprimentos legais
- Conhecimento da contabilidade das ONG, do processo de concurso e dos requisitos dos doadores
- Bom domínio sobre o escrito e o falado Português e Inglês; Linguas locais de Cabo Delgado, Nampula e Niassa, uma vantagem
- Proficiência em Produtos Microsoft Office (Word, Excel, PowerPoint e Outlook)
- Conhecimento prático do software de contabilidade
Notas
- A HELVETAS Swiss Intercooperation reserva-se o direito de receber exclusivamente candidaturas de pessoas de nacionalidade moçambicana. Encoraja-se candidaturas femininas
- Os interessados deverão enviar o CV com a carta de interesse, cópias de documentos relevantes e referências
- THELVETAS Swiss Intercooperation reserva-se igualmente o direito de contactar apenas candidatos pré-seleccionados
- Inicio do contrato: 16.05.2022