O CISM – Centro de Investigação em Saúde de Manhiça está a recrutar um Controller, para Manhiça e Maputo, em Moçambique.
Funções
- Analisar processos organizacionais de trabalho, controles Administrativos e Financeiros, operacionais e de inventariação, visando identificar fraquezas e indicadores de performance para acompanhar e propor medidas de mitigação a gestão administrativa e financeira assim como melhorar a produtividade e eficiência do trabalho do departamento de contabilidade, através de sugestões e orientação às diversas áreas da administração
- Verificar os livros contábeis e auxiliares da instituição, examinando os registros efectuados, para apurar a correspondência dos lançamentos com os documentos que lhes deram origem
- Investigar as operações administrativas e contáveis realizadas, verificando todos detalhes das operações e documentação legal-fiscal dos provedores, para comprovar a conformidade dos mesmos em relação às políticas do CISM, procedimentos contabilísticos e legislação vigorante
- Analisar os custos dos impostos, visando identificar oportunidades para redução da carga tributária dentro do quadro legal em vigor, assim como analisar os processos financeiros e verificar a conformidade das contas em relação a norma procedimental do CISM
- Realizar supervisão a movimentação de materiais inventariáveis ou estocáveis, serviços para confronto dos dados físicos com os controles internos, através da verificação das guias de entradas ou recepção de serviços/consultorias, saídas e existências
- Realizar auditorias específicas para apurar possíveis irregularidades e grau de cumprimento dos procedimentos internos, tendo em atenção os pontos chaves de controlo (key-Control) estabelecidos
- Supervisionar e controlar a qualidade da informação contabilística através do processo de revisão periódica e sistemática às ferramentas de processamento e gestão de dados contabilísticos, designadamente o PHC, Ficheiros da Contabilidade (Relatórios, Arquivos, etc.)
- Monitorar e apoiar o trabalho realizado pelos contabilistas e pelos assistentes, assim como dar o devido suporte técnico caso necessário
- Coordenar a manutenção do sistema de arquivo do departamento com a devida qualidade documental em termos de validade e legalidade dos suportes contabilísticos, assim como o seu manuseamento
- Elaborar relatórios internos da contabilidade numa base trimestral, ilustrando a eficácia e o grau de cumprimento dos procedimentos tendo em vista os vários centros de custos e de responsabilidades
- Assegurar o cumprimento dos prazos para o alcance das metas previstas para cada área do departamento de contabilidade e finanças, nomeadamente, processamento de dados, arquivo, pagamentos e gestão dos cash-in-flows
- Dar seguimento as recomendações das auditorias externas de modo evitar reincidências, através da implementação de um plano de acção em coordenação com os departamentos visados
- Proceder o trabalho de fim de exercício após a realização da auditoria externa e garantir a abertura do exercício seguinte
- Contribuir activamente para que o manual de procedimentos administrativos do CISM esteja continuamente actualizado de modo a estar em concordância com a dinâmica do CISM e do contexto económico e conceptual
- Conceber e propor documentação complementar necessária para conformar os processos de pagamentos aos procedimentos internamente estabelecidos
- Aprimorar instrumentos de controlo de entrada de receitas do CISM/FM referente aos alojamentos e ao reconhecimento de OH dos projectos
- Informar ao responsável do departamento sobre irregularidades importantes para tomada de medidas
- Desempenhar outras tarefas afins ao posto que lhe forem incumbidas pelo seu responsável directo
Requisitos
- Formação Superior em Contabilidade e Auditoria, Gestão, economia ou outra área ao posto equiparado
- Formação Básica e Média em Contabilidade, acrescida de formação Superior, será uma vantagem
- Experiência na utilização de pacotes informáticos de contabilidade. Conhecimento de PHC Software, será uma vantagem
- 5 anos de experiência profissional
- Sólidos conhecimentos de informática na óptica de utilizador, em particular em Excel
- Fluente (oral e escrita) em Inglês
- Profundo domínio da legislação fiscal em vigor no país
- Fortes habilidades de proceder com reconciliações de contas de uma estrutura contabilística complexa, nomeadamente de contratos de financiamento, diversas moedas e consequente gestão cambial, diferimentos, etc.
Notas
- Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados