O Ministério da Educação, no seguimento do Plano Estratégico para o Ensino Superior 2010-2020, pretende recrutar um Coordenador da Reforma Financeira do Ensino Superior para Maputo.
Funções
- Apoiar o Comité Directivo da Reforma Financeira do Ensino Superior (EFES) na listagem, priorização e resolução de muitos assuntos relacionados com as diferentes componentes da reforma financeira
- Actuar como facilitador para a implementação da reforma, de acordo com os planos aprovados pelo Conselho de Ministros e pelo Comité Directivo
- Apoiar os diferentes grupos de trabalho estabelecidos ao nível do Comité Directivo
- Desenvolver um profundo conhecimento sobre como a reforma se enquadra e interage com a reforma geral do ensino superior em Moçambique e com outras actividades e projectos relacionados com esta
- Contribuir de forma pró-activa para uma implementação cuidadosamente gerida da reforma, proporcionando um sólido apoio à gestão do projecto, monitorando os riscos e propondo iniciativas aos diferentes actores com o objectivo de gerir os riscos, tanto políticos como operacionais, associados à Reforma Financeira
- Apoiar o IBE na planificação e organização da fase piloto e no arranque do Fundo do Estudante e da Bolsa Empréstimo
- Trabalhar estreitamente com os parceiros internacionais relacionados com a Reforma Financeira na preparação de missões de assistência técnica (estabelecimento de datas, pessoas de contacto, organização de reuniões/workshops, preparação da logística e das comunicações)
- Informar regularmente os parceiros internacionais de assistência técnica através de comunicação regular por e-mail/Skype acerca dos últimos desenvolvimentos relacionados com a Reforma Financeira
- Agir como facilitador e pessoa de referência bem informada para os actores chave da Reforma Financeira no Ministério da Educação e noutras instituições interessadas, tais como o IBE, o Ministério das Finanças, o Ministério do Plano e Desenvolvimento, as instituições de ensino superior, organizações estudantis, imprensa, Banco Mundial, dentro das responsabilidades e limites estabelecidos pela Directora da DICES
- Recolher informação, relatórios e outros subsídios para a implementação da Reforma Financeira e armazenar tais elementos em arquivos facilmente acessíveis para a equipa do Projecto
- Organizar a tradução de Inglês para Português e vice-versa, sempre que necessário, de documentos essenciais relacionados com a Reforma Financeira produzidos por Consultores Internacionais ou locais
- Providenciar subsídios e documentos relacionados com a Reforma Financeira ou eventos com ela relacionados (como workshops)
Requisitos
- Nacionalidade moçambicana
- Fluente em Português e Inglês, falado e escrito
- Pós-graduação, de preferência em Econometria, Economia Política e Finanças, Administração Pública ou outra área afim
- Mínimo 10 anos de experiência, dos quais 5 em gestão de projectos do sector púlbico com grande impacto socioeconómico, que requeiram consulta e coordenação de base alargada
- Bons conhecimentos e compreensão do Sistema de Ensino Superior de Moçambique e seus desafios, especialmente no que toca à alocação de recursos e o desempenho académico do sistema
- Bom conhecimento das regras de funcionamento da banca comercial
- Experiência em modelação financeira baseada em cenários
- Experiência como gestor sénior numa grande instituição de ensino superior pública moçambicana é uma vantagem
Notas
- Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados
- Indique a fonte desta vaga na sua candidatura: emprego.co.mz
Como se Candidatar
1. Documentação
- Carta de Apresentação
- Curriculum Vitae
- Cópias de Certificados Académicos
- Fotocópia do BI
2. Candidatura
- Envie uma carta fechada endereçada a "Direcção para a Coordenação do Ensino Superior - Reforma Financeira do Ensino Superior", para o seguinte endereço: Av.24 de Julho, 167 - 19ºandar, em Maputo