A Associação Progresso está a recrutar um Coordenador de Actividades do eLearning e das TICs (m/f) para Maputo, em Moçambique.
Descrição
- A Associação Progresso, em parceria com a ONG canadiana CODE (Canadian Organization for Development through Education – Organização Canadiana de Desenvolvimento através da Educação) e em coordenação com o Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano (MINEDH), está a implementar o projecto BETTER (Better Education through Teacher Training and Empowerment for Results – Melhorar a Educação através da Formação de Professores e Empoderamento para obter resultados), em quatro IFP’s, nomeadamente de Maputo província, Tete, Cabo Delgado e Niassa, e é financiado pelo Governo do Canadá
- O projecto BETTER, com a duração de 7 anos (Julho de 2015 a Março de 2022), visa contribuir para melhorar a qualidade de ensino em Moçambique, focalizando-se na melhoria do ensino da literacia, através da melhoria da qualidade da formação inicial dos professores
- O objectivo final do projecto é: “melhorar a qualidade de educação para os alunos do ensino primário, através da melhoria da qualidade de formação de professores, nos 4 Institutos de Formação de Professores (IFP) parceiros do projecto, nas províncias de Cabo Delgado, Maputo Província, Niassa e Tete”. E como resultados intermédios o projecto vai:
- Melhorar a qualidade dos programas de formação de professores, em particular nos IFPs de: Chibututuine, em Maputo Província; Pemba, em Cabo Delgado; Chitima, em Tete e, Cuamba, em Niassa
- Melhorar a didáctica e metodologias de ensino, centradas no aluno e sensíveis ao género
- Melhorar a gestão, aplicação e supervisão das metodologias de ensino nas escolas primárias abrangidas pelo projecto
- Para o alcance dos resultados previstos, foram desenhadas diversas acções, para a melhoria da formação de professores, as quais, entre outras, se destacam cinco principais: (i) expansão da profundidade e da amplitude da atenção ao ensino da leitura; (ii) aumento do uso de metodologias (interactivas) centradas no aluno; (iii) estabelecimento de formação baseada na reflexão crítica nas escolas de práticas/estágio; (iv) melhoria da qualidade da gestão escolar; e (v) promoção da sensibilidade e igualdade de género, tanto para formandos dos IFPs como para alunos das escolas do ensino primário
- No âmbito do projecto estamos trabalhando com fundos da Anadarko para elaborar actividades de eLearning. O trabalho está sendo feito em parceira com o Ministério de Educação e Desenvolvimento Humano (MINEDH) e o Instituto de Educação Aberta e à Distância (IEDA)
Funções
- Apoiar na revisão/elaboração de uma plataforma de aprendizagem móvel desenvolvida, pilotada e lançada nos quatro IFPs em que o projecto trabalha
- Produzir uma coleção de aulas de vídeo abrangendo aspectos-chave das novas metodologias de ensino promovidas no projeto em cada um dos três assuntos ("video aulas")
- Facilitar e organizar um concurso entre formandos dos 4 IFPs do Projecto BETTER de uma coleção de vídeo produzido, demonstrando ensinos efetivos de leitura e escrita ("video aulas")
- Apoiar em todas actividades relacionadas com a Tecnologia de Informação e Comunicação no projecto BETTER
Actividades e Cronograma
- Familiarizar-se com os documentos principais: a) do projecto BETTER, b) das políticas do MINEDH em relação às tecnologias da informação e comunicação (TICs) e eLearning, c) de outros parceiros que apoiam actividades semelhantes; d) de planificação e monitoria do projecto
- Facilitar e desenvolver o plano de implementação com os principais parceiros e coordenar as equipas para assegurar que os objetivos são alcançados
- Analisar as necessidades dos parceiros para o projecto poder apoiar na capacitação e no melhoramento das estruturas existentes
- Coordenar com os parceiros e organizações trabalhando este âmbito para assegurar sinergias e estratégias conjuntas
- Liderar a produção de uma coleção de aulas de vídeo abrangendo aspectos-chave das novas metodologias de ensino promovidas no projeto ("video aulas") em coordenação com o MINEDH/IEDA e apoiar na capacitação destes parceiros
- Coordenar e facilitar que os formandos aprendam as técnicas básicas para fazer vídeo aulas (por exemplo, desenvolvimento de storyboard) e organizar um concurso entre formandos dos 4 IFPs do Projecto BETTER da melhor “vídeo aula” produzida, demonstrando ensinos efetivos de leitura e escrita
- Produzir e desenvolver documentação para publicação sobre a initiativa e as lições aprendidas e apoiar a comunicação sobre a iniciativa
- Gerir todas as actividades desta componente (TICs) e assegurar que estas estão implementadas de acordo com o cronograma definido e elaborar todas os relatórios para esta iniciativa
Metodologia e Abordagem Técnica
- O/A coordenador/a deverá utilizar métodos participativos para a tomada de decisões, em cooperação com a Associação Progresso e em alinhamento com as políticas do MINEDH e IEDA
- Depois de desenvolver/concordar participativamente planos e cronogramas, juntos a os parceiros PROGRESSO, CODE e MINEDH/IEDA, o coordenador deverá implementar o que foi decidido, prestar contas com a regularidade que for definida a Progresso, e apresentar alternativas sempre que um obstáculo for identificado
Supervisão do Contrato
- O/A coordenador (a) prestará contas a Progresso em reuniões semanais e mensais de monitoria e ajuste
- Os trabalhos deverão iniciar a 1 de Fevereiro de 2019 e o contrato será de um ano, com possível renovação
Requisitos
- Pelo menos graduação em Comunicação, Informática, Educação ou outra área relevante para as actividades descritas nos Termos de Referência
- Pelo menos 5 anos de experiência profissional nas áreas de gestão, coordenação, tecnologias de informação e comunicação (TICs) e ou tecnologias para o desenvolvimento no contexto de Moçambique
- Excelente capacidade de comunicação
- Capacidade de motivar equipas e resolver desafios operacionais e técnicos para cumprir os prazos previstos
- Capacidade de trabalhar independente
- Comprometimento com direitos humanos e em especial com a promoção de igualdade de género
Notas
- Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados
- Indique a fonte desta vaga na sua candidatura: emprego.co.mz
Como se Candidatar
1. Documentação
- Carta de Apresentação
- Curriculum Vitae
- Cópias de Certificados relevantes
2. Candidatura