O SPEED, um projecto financiado pela USAID, está a recrutar um Coordenador de Comunicação, em Maputo.
Objectivos
A fim de maximizar os benefícios do trabalho que está sendo realizado pelo SPEED e garantir o envolvimento regular com uma grande variedade de potenciais interessados, há necessidade de aumentar os níveis de comunicação.
A maioria dos trabalhos que o SPEED realiza está amplamente documentado no site do Programa. No entanto, há uma necessidade de levar mais pessoas ao site com o objectivo de permitir-lhes o acesso aos documentos lá existentes e participarem das discussões em torno de questões de políticas económicas que afectam Moçambique.
Assim, este SOW prevê a contratação de um especialista em comunicações para gerir as contas de Facebook e Twitter do Programa, os websites e outras presenças nas redes sociais com o objectivo de aumentar o acesso do público aos documentos de discussão, trabalhos de pesquisa e outros trabalhos realizados pelo SPEED a fim de aumentar o diálogo em torno do desenvolvimento económico e empresarial.
Antecedentes
A importância da mídia social on-line para a comunicação está com um ritmo de crescimento difícil de ignorar; com muitos jovens Moçambicanos-usuários do Facebook como uma forma de obter informações. Os meios de comunicação online, abriram as redes sociais como uma plataforma para o diálogo e para os cidadãos encontrarem a sua voz.
O SPEED já tem uma página no Facebook, conta no Twitter e página web que inclui blogs, bem como uma base de dados de contactos de parceiros e outros intervenientes. Portanto, o coordenador de comunicações irá concentrar-se em:
- Usar as redes sociais como o Facebook e o Twitter para conduzir as partes interessadas para a página web
- Publicar regularmente novos materiais e artigos de opinião na forma de relatórios produzidos, mas também blog da equipe do SPEED e outros colaboradores
- Fornecer um resumo regular de itens em discussão e as informações disponíveis na página web por correio electrónico aos grupos interessados que não são usuários das redes sociais
Para tal, devem focar-se tanto no material existente como em novo material actual, bem como deixar espaço para questões do dia à medida e conforme ocorrerem. O uso das redes sociais incentiva um diálogo em dois sentidos. Isso vai beneficiar o Programa, garantindo que tenha acesso a uma variedade de opiniões sobre temas chave. Para que a comunicação funcione ao nível óptimo, será necessário:
- Aumentar o número de seguidores no Facebook
- O objectivo seria garantir 1000 “gostos”, mas, para chegar lá o Programa deve combinar uma campanha publicitária com posts de itens de interesse
- Usar o Twitter para conduzir as pessoas para o Facebook e a página web, com foco em questões de interesse temático e eventos que tivermos ou publicações
- Manter a página web regularmente actualizado, possivelmente olhar para uma pequena reformulação a fim de tornar mais fácil de encontrar as coisas
- Adicionar regularmente blogs na página web
- Preparar um formato padrão de correio electrónico a ser enviado semanalmente para uma lista definida de partes interessadas (o correio electrónico irá actualizá-los sobre os temas em discussão e incentivá-los a gostarem da página do Facebook do SPEED e também a seguirem o Twitter e visitar a página web)
Resultados
O candidato seleccionado seria, como uma primeira acção, desenvolver um plano de trabalho e orçamento detalhados e estabelecer os resultados. O esboço dos objectivos para o papel é:
- Aumento do diálogo em torno do desenvolvimento económico e empresarial
- Aumento do diálogo em torno de questões de desenvolvimento económico do dia
- Maior visibilidade dos parceiros do SPEED e suas actividades
Indicadores de desempenho
Como parte do plano de trabalho desenvolvido, o candidato seleccionado irá trabalhar com o Líder do Programa para desenvolver uma série de metas. No geral, estas serão medidas pelo número de seguidores nas redes sociais, o número de visitas ao site e os aumentos dos níveis de envolvimento e debate, como resultado das comunicações efectuadas. As medidas também podem incluir a contribuição nas discussões na imprensa nacional.
Possíveis passos seguintes
Campanha alargada ou extensa, formação para jornalistas económicos, sessões regulares de briefing com as partes interessadas e jornalistas
Funções
- Estar familiarizado com as actividades que estão a ser realizadas por todos os membros da equipe
- Estar ciente de actividades e acções que estão a ser desenvolvidas pelo Programa e seus intervenientes
- Desenvolver planos de comunicação contínua com foco na divulgação do trabalho existente, promoção do diálogo em torno de temas e promoção de eventos tais como seminários
- Gerir as contas de Facebook, Twitter, LinkedIn e a página web do Programa
- Garantir que a informação regularmente actualizada esteja disponível em cada uma das áreas das redes sociais
- Gerir comentários recebidos e relatórios sobre temas chave de discussão levantados pelos seguidores
- Incentivar os membros da equipe e as partes interessadas a desenvolverem blogs
- Identificar questões do dia e incluí-las em discussões nas redes sociais
- Rever regularmente uma variedade de fontes de informação locais e internacionais a fim de manter a equipe informada sobre qualquer material ou discussões relevantes
- Outras acções julgadas necessárias, para assegurar a comunicação e diálogo eficazes em torno de questões de interesse e importância económica
Requisitos
- Deve ser capaz de falar e escrever em Português e Inglês
- Licenciatura em área relevante
- Experiência mínima de 2-3 anos de trabalho
- Familiaridade com meios de comunicação social e comunicação
Notas
- Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados
- Indique a fonte desta vaga na sua candidatura: emprego.co.mz
Como se Candidatar
1. Documentação
- Carta de Apresentação
- Curriculum Vitae
- Referências de empregos anteriores
2. Candidatura