A PSI está a recrutar um Coordenador de Comunicação Interpessoal (m/f) para Nampula, em Moçambique.
Funções
- Zelar pela implementação eficaz de actividades inerentes a diversas estratégias de CIP a nível do campo
- Coordenar a definição e cumprimento das metas respeitantes aos programas a nível provincial
- Impulsionar o desenvolvimento de parcerias com Activistas, Educadores de Pares e Organizações Comunitárias de Base (OCBs)
- Capacitar os Assistentes Comunitários no uso de ferramentas e metodologias de criação de demanda
- Facilitar a obtenção de autorizações das autoridades locais no âmbito das acções de criação de demanda
- Coordenar a capacitação das lideranças comunitárias nas acções de criação de demanda
- Liderar a implementação da estratégia de criação de demanda nas escolas, em coordenação com os directores das escolas e outras autoridades de educação
- Apoiar os Assistentes Comunitários na elaboração e implementação dos planos mensais de actividades
- Assegurar boa qualidade das metodologias de formação, implementação e monitoria das actividades de criação de demanda
- Realizar supervisões de apoio técnico regular aos Assistentes Comunitários, identificando e documentando as boas práticas ou histórias de sucesso na criação de demanda
- Executar actividades de sensibilização em saúde em coordenação com os parceiros de implementação
- Desenhar e implementar planos de acompanhamento das acções dos Activistas e Educadores de Pares
Agir como elo de ligação entre as comunidades e instituições beneficiárias ou parceiras dos programas
- Coordenar a concepção das actividades de informação, educação e comunicação para os programas
- Prestar apoio ao pessoal de CIP (Assistentes, Oficiais, Activistas e Educadores de Pares) na planificação, implementação e monitoria de actividades
- Promover a participação da PSI em campanhas, feiras, exposições e outros eventos de âmbito da saúde
- Coordenar a organização e condução de acções de formação e capacitação a favor de parceiros e activistas
- Coordenar a monitoria e avaliação das estratégias de implementação das actividades operacionais
- Assegurar a capacitação técnica sistemática dos Assistentes e Oficiais de CIP a nível provincial
- Zelar pela promoção do diálogo e divulgação de materiais de CIP entre Activistas e Educadores de Pares
- Supervisionar o conteúdo da informação ou mensagens veiculadas pelos Activistas e Educadores de Pares
- Coordenar o preenchimento das fichas de colecta de dados e posterior recolha destas para análise final
- Registar os Assistentes Comunitários, Activistas e Educadores de Pares, numa base de dados, com indicação dos seus contatos a nível provincial
Requisitos
- Dois anos de experiência mínima em comunicação e implementação de actividades a nível do campo
- Experiência em desenvolvimento de programas de Saúde Sexual e Reprodutiva nas comunidades
- Experiência na operacionalização de actividades inerentes aos projectos/programas de saúde
- Capacidade de elaborar fermentas de trabalho no âmbito da promoção de Saúde Sexual e Reprodutiva
- Capacidade para administrar workshps e proporcionar apoio técnico aos grupos comunitários
- Domínio da componente de formação, e predisposição para trabalhar com público diverso
- Excelente capacidade de persuasão, supervisão e motivação de pessoas
- Elevada personalidade, capacidade de análise, organização e negociação
- Dinamismo, integridade e habilidade de pensar/trabalhar de forma independente
- Proficiência na comunicação oral e escrita em Português
- Conhecimentos sólidos de Inglês e das línguas línguas faladas em Nampula
- Formação média ou universitária em Ciências
Notas
- Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados
- Os candidatos interessados e que reunirem os requisitos exigidos poderão submeter as respectivas candidaturas (carta de manifestação de interesse e CV)