A SOCODEVI está a recrutar um Coordenador em Desenvolvimento Organizacional (m/f) para Maputo, em Moçambique.
Descrição
- A SOCODEVI está a recrutar um/a Coordenador/a em Desenvolvimento Organizacional em Maputo, que ajudará SOCODEVI a criar e desenvolver cooperativas agrícolas economicamente sustentáveis, coordenar as actividades de treinamento dos seus membros e participar na avaliação das actividades para gerar aprendizagem. Com a sua experiência e seu conhecimento das cooperativas modernas, esta ou este especialista trabalhará sob a direcção do Director de Operações da SOCODEVI em colaboração com especialistas baseados no Canada na elaboração da estratégia de intervenção do projecto
Funções
Criação das cooperativas
- Coordenar e participar na elaboração da estratégia de criação das cooperativas agrícolas em colaboração com a equipa e os parceiros do projecto
- Realizar sessões de formação sobre criação de cooperativas
- Coordenar a implementação da estratégia
- Fazer o acompanhamento dos membros na criação das cooperativas, respeitando a lei das cooperativas Moçambicana
Fortalecimento das cooperativas
- Diagnosticar as empresas cooperativas utilizando a metodologia de intervenção da SOCODEVI, a abordagem PerformCoop
- Desenvolver, implementar e acompanhar os planos de capacitação de forma participativa
- Realizar workshops de formação sobre Coop Skills e/ou outros tópicos de formação, implementar ferramentas de gestão e introduzir inovações de acordo com os compromissos mútuos assinados
- Prestar apoio consultivo em todos os aspectos do desenvolvimento das empresas cooperativas relacionada com a formação oferecida, os instrumentos de gestão implementados e as inovações introduzidas para garantir a consolidação de competências
- Recolher dados periodicamente de empresas cooperativas parceiras para entrar e analisar a Plataforma PerformCoop
- Promover a igualdade entre homens e mulheres
- Tomar em consideraçãos aspectos ambientais e alterações climáticas em todas as actividades das empresas cooperativas parceiras
- Acompanhar as missões de peritos da sede do Canada e das instituições membros da SOCODEVI, quando necessário
- Participar no recrutamento, formação e coordenação de uma equipa de treinadores em desenvolvimento organizacional
- Participar nas actividades de monitoria e avaliação do projecto
- Qualquer outra actividade inerente ao posto
Requisitos
- Estudos superiores em Administração, Gestão de Empresas e/ou Cooperativas
- Conhecimentos avançados em cooperativas
- Conhecimento em desenvolvimento de negócios agrícolas
- Pelo menos 7 anos de experiência em posições semelhantes
- Experiência em formação dos adultos (andragogia)
- Bons conhecimentos de Microsoft Office
- Excelente capacidade de comunicação em Português (falado e escrito) e Inglês
- Rigor tanto na qualidade do trabalho como no cumprimento dos prazos estabelecidos
- Sensibilidade relativamente ao princípio de igualdade dos géneros
- Disponibilidade para viajar e deslocar-se para áreas rurais
- Flexibilidade horária
Notas
- Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados
- A SOCODEVI reconhece que a promoção da igualdade de género e um ambiente mais inclusivo aplica-se tanto as comunidades abrangidas pelos projectos que implementa e as pessoas que as implementam. A organização garante um local de trabalho saudável, respeitoso e seguro para toda sua equipa e age como uma organização responsável, justa e equitativa
- A SOCODEVI evita, nos seus processos de recrutamento, qualquer forma de discriminação e incentiva candidaturas femininas