Vacancy

Coordenador Provincial (m/f)

GIZ – Cooperação Alemã para o Desenvolvimento

A GIZ está a recrutar um Coordenador Provincial (m/f), para Nampula, em Moçambique.
Descrição
  • A GIZ é uma empresa alemã que oferece serviços a nível mundial, na área da cooperação internacional para o desenvolvimento sustentável. A GIZ actua principalmente mandatada pelo Ministério Federal da Cooperação Económica e do Desenvolvimento (BMZ). Também presta serviços para outras entidades federais, governos de outros países, outros clientes internacionais e empresas do sector privado
  • O programa Boa Governação Financeira (BGF) II tem como objetivo melhorar processos de governação financeira nos critérios de transparência, sustentabilidade e eficácia. O programa é implementado em quatro “Output” nas áreas descentralização, controlo externo, governação financeira nos municípios, e indústria extrativa
  • O Output 2 do programa visa a melhoria dos processos de governação financeira nos municípios das províncias de Inhambane, Nampula, Niassa e Sofala. As áreas específicas são as receitas públicas (cadastros), despesas (contratações), controlo interno, assembleias, recursos humanos e comunicação com os munícipes. A partir de 2021 o programa conta com um co-financiamento da Suíça (SDC)
  • O/A Coordenador/a será responsável pela implementação do programa nos municípios de Angoche, Malema, Monapo, Ilha de Moçambique e Ribaué. Será também responsável por assegurar o cumprimento dos objectivos, a implementação das atividades e o alcance resultados do programa
Funções
  • Planificar, apoiar em estratégias de implementação e monitorar as atividades do Output 2
  • Assegurar o cumprimento dos indicadores do Output 2 e o alcance dos resultados definidos
  • Gerir a equipa da província e coordenar as atividades dos assessores, assegurando a interligação nos diferentes temas
  • Assegurar o fluxo eficiente de informação entre os assessores provinciais e os coordenadores temáticos e o/a coordenador/a do Output 2 em Maputo
  • Coordenação e diálogo estratégico com os municípios
  • Preparação do “Comité de Coordenação Provincial ” junto com os municípios. Uma reunião anual para oferecer um espaço de diálogo e coordenação entre os municípios, representantes do Governo Provincial, a Suíça e outros parceiros
  • Participar e contribuir em eventos de planificação, gestão e monitoria ao nível do programa
  • Preparação de agendas de visitas e apresentações das atividades e resultados alcançados pelas visitas, incluído as visitas de campo bianuais
  • Assegurar a aplicação e documentação dos instrumentos do “Capacity Works” (instrumentos de gestão da GIZ) referente ao Output 2 na província
  • Coordenar as actividades com os outros outputs do programa, outros programas da GIZ assim como com programas de outros doadores
  • Participar na organização do intercâmbio de experiências entre os municípios, as províncias e com o nível nacional
  • Contribuir na preparação de boas práticas, Módulos POEMA e outras discussões temáticas do programa
  • Desenvolver e actualizar o conceito e mecanismo da assessoria aos municípios
  • Analisar e incorporar temas transversais de intervenções, como género, Gestão dos recursos humanos (avaliação anual, identificação e contratação de novas pessoas, desenvolvimento profissional)
  • Responsável pela execução e monitoria do orçamento de acordo com as regras da GIZ
  • Assegurar o cumprimento das regras da GIZ na administração do programa na província
Requisitos
  • Ensino superior ou equivalente em estudos de administração pública, direito, desenvolvimento, economia, ciências sociais ou disciplinas relacionadas
  • Pelo menos 5 anos de experiência na área da administração pública ou desenvolvimento local, dos quais pelo menos 3 anos em uma posição de liderança
  • Conhecimentos do sistema político de Moçambique e conhecimento profundo sobre o desenvolvimento e funcionamento municipal, na gestão das receitas públicas, despesas, contratações, controlo interno e assembleias
  • Fortes capacidades analíticas e vontade de aprender
  • Capacidade de estabelecer e manter relações de confiança com as instituições contrapartes
  • Capacidade de trabalhar em equipa e sob pressão
  • Dinamismo, responsabilidade, integridade, criatividade e atitude positiva virada para a busca de soluções
  • Experiência de trabalho em ou para programas da cooperação internacional (desejável, mas não limitante)
  • Sólidos conhecimentos de ferramentas informáticas (especialmente os programas do Microsoft Office (Word, Excel, PowerPoint, Outlook, Teams, etc.)
  • Fluência na língua portuguesa, tanto escrito como falado e bons conhecimentos da língua inglesa falada e escrita; conhecimentos de línguas locais constatam uma vantagem
  • Habilidades excelentes de planificação, comunicação e organização
Notas
  • Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados
  • Submeta também a sua carta de candidatura mencionando o posto, bem como a expectativa salarial
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Detalhes

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