Vacancy

Director Executivo

AMPCM - Associação Moçambicana de Promoção do Cooperativismo Moderno

A AMPCM está a recrutar um Director Executivo, para Maputo, em Moçambique.
Descrição
  • A Associação Moçambicana para Promoção do Cooperativismo Moderno (AMPCM) é uma organização sem fins lucrativos criada em 2010, com estatutos publicados no BR n° 15, Serie III de 14 de Abril de 2010. A AMPCM tem como objectivo: desenvolver e promover um modelo de cooperativas modernas como forma sustentável de promoção da riqueza no país
  • A AMPCM foi criada na sequência do reconhecimento pelo Estado moçambicano do papel das cooperativas modernas na promoção do desenvolvimento sustentável estabeleceu e promulgou a Lei 23/2009, de 28 de Setembro - a Lei Geral sobre as Cooperativas. Para dinamizar o movimento cooperativo moderno nacional, foi criada a AMPCM como uma organização “APEX” de agregação das cooperativas nacionais.
  • A AMPCM estabeleceu o seu Plano estratégico para o período de 2024 a 2029 que tem por objectivo de contribuir para o fortalecimento do movimento cooperativo moderno, em Moçambique, através da promoção da educação cooperativa, prestação de serviços de desenvolvimento de cooperativas autogeridas, sustentáveis aos níveis de organização, actividades económicas, social e ambientalmente
  • A missão da AMPCM é promover e consolidar o cooperativismo moderno, contribuindo para um ambiente favorável para o estabelecimento, funcionamento e desenvolvimento do sector cooperativo em Moçambique. Para a operacionalização o PE 2024-2029 prevê quatro pilares estrategicos (fortalecimento institucional, educação cooperativa, cadeias de valor produtivas e prestação de serviçcos, e assuntos transversais, estabeleceu no seu organograma o cargo de Director Executivo
Funções
Desenvolvimento e implementação estratégica
  • Garantir que os planos operacionais, projectos e as intervenções da AMPCM são desenvolvidos e implementados de forma consistente com o plano estratégico da organização
Implementação de projectos
  • Garantir que a estratégia de sustentabilidade é incorporada em todos os programas, de modo a assegurar que as cooperativas e outros grupos de interesse tenham o sentimento de posse em relação aos benefícios que resultam da implementação do programa de desenvolvimento de cooperativismo moderno
  • Assegurar que intervenções da AMPCM abordam as questões de género e juventude, incluindo a equidade, tenham potencial para ser replicadas e expandidas e, ainda, que tenham uma estratégia de saída clara para todos os interessados
Liderança
  • Liderar e motivar a equipa das operações para o cumprimento das políticas, regulamentos, planos, integração de processos e inovações e, coordenação em concordância com o plano estratégico
Estratégia de Monitoria e avaliação
  • Garantir que a AMPCM tem sistemas de monitorização para os planos operacionais que relatam e comunicam o progresso no alcance dos objectivos ao pessoal e às partes interessadas
  • Monitorizar a eficácia das parcerias com outras organizações no desenvolvimento do cooperativismo moderno em Moçambique, através de reflexões e relatórios documentados
Gestão de operações e recursos financeiros
  • Rever os manuais de procedimentos administrativos e financeiros de modo a assegurar que a AMPCM tem processos formais para requisitar, autorizar, comprar e receber bens e serviços, sendo necessária uma documentação padronizada como suporte para essas actividades
  • Assegurar que os relatórios regulares financeiros internos e externos são entregues à gestão, aos doadores e a outras partes interessadas, utilizando os formatos exigidos e de acordo com os prazos estabelecidos nos acordos
  • Garantir que a AMPCM cumpre com todos os requisitos de auditorias internas e externas, e, os resultados e recomendações das auditoria são acessíveis a todas as partes interessadas
  • Assegurar que a AMPCM tenha uma base de dados para registo de seus activos tangíveis e intangíveis, de modo a permitir uma melhor gestão
  • Estabelecer e implementar uma estratégia da AMPCM de angariação de fundos ligada ao plano estratégico com o objectivo de assegurar a continuidade dos programas principais e garantir a autonomia e sustentabilidade
  • Assegurar o funcionamento eficaz dos sistemas de controlo interno
Gestão de recursos humanos
  • Promover a gestão dos recursos humanos com acções focadas em toda a cadeia, desde contratações, compensações, gestão do desempenho, segurança, bem-estar e outras componentes nos cuidados com o pessoal
  • Atrair e manter pessoal chave, qualificado, para atingir os objectivos estratégicos da AMPCM, segundo padrões de recrutamento que reflectem as políticas e os procedimentos dos recursos humanos da organização, e baseadas na legislação laboral vigente, e que protegem os direitos de todos os indivíduos, incluindo o combate ao abuso e assédio sexual, nepotismo e conflito de interesses
  • Implementar um sistema de avaliação do pessoal documentado e funcional que oferece um feedback regular e sistemático sobre o desempenho, orientando sessões e avaliações anuais para o pessoal e voluntários
Informação, comunicação e aprendizagem
  • Garantir que existem procedimentos actualizados para comunicações internas e externas, para a visibilidade da AMPCM e para a troca de informações entre os órgãos sociais e as operações
  • Assegurar que as aprendizagens e melhores práticas são incorporadas em actividades programáticas e práticas organizacionais, e existem o arquivo e tecnologias de partilha apropriados às capacidades dos sectores de actuação das cooperativas, dos recursos e dos utilizadores
  • Realizar com regularidade as reuniões em todos os níveis de tomada de decisão e linhas de informação dentro da organização, e partilhar com o pessoal as comunicações relevantes
Parcerias
  • Promover a criação de relações externas e a manutenção de parcerias saudáveis e produtivas de modo a possibilitar a capacidade da AMPCM atingir a sua missão, ligando-se de forma eficaz a grupos importantes e influentes num meio nacional e internacional
  • Criar relações com instituições governamentais e sobretudo com formuladores de políticas para defender a aplicação e/ou criação de regulamentações e políticas que abordam as causas de questões e problemas sistémicos que afectam o cooperativismo em Moçambique
  • Criar ligações técnicas e programáticas com organizações nacionais e internacionais e com o sector privado, de modo a obter recursos que lhe permitam concretizar a sua missão
  • Colaborar com outros actores da sociedade civil, do sector privado e publico para criar e implementar projectos com serviços complementares para o desenvolvimento do cooperativismo moderno
Requisitos
  • O Director executivo da AMPCM deve ter pelo menos 7 anos de experiência progressiva e comprovada de gestão de ONGs nacionais, financiadas com doadores e privados, em posições séniores de gestão e de tomada de decisão
  • Deve ter capacidades comprovadas de liderança e coordenação de equipas multiplas de alto desempenho e uma gestão orientada para resultados
  • Especialista em Direito cooperativo, Gestão e administração de Negócios, Economia, Sociologia rural, Gestão de desenvolvimento,Agronomia, Turismo, Engenharia de construções e outras áreas afins ao desenvolvimento cooperativo em Moçambique
  • Conhecimentos do ambiente institucional da AMPCM, seus objectivos, prioridades estrategicas
  • Experiencia de angariação de fundos de doadores
  • Experiência de desenvolvimento de propostas de projectos para financiamento
  • Habilidades de representação, incluindo s experiência de desenvolvimento de reações de parceria com agências governamentais, diadores a nível sénior
  • Excelentes habilidades para dersenvolver orçamentos e monitorar despesas
  • Experiência de elaboração de projectos e planos de negócios cooperativos em cadeias de valor produtivo, de negócios e serviços
  • Fortes habilidades de comunicação oral e escrita, capaz de articular opiniões e sugestões dos parceiros
  • Capacidade demonstrada para criar e manter comunicação eficaz e relações de trabalho com parceiros, em todos os níveis, e com colaboradores da AMPCM
  • Coordenação demonstrada, habilidades organizacionais e interpessoais
  • Habilidades em liderar e motivar equipas
  • Fluente em comunicação escrita e falada em Inglês e Português
  • Capacidade de trabalhar sem supervisão, viagens fora do local de trabalho, orientação para resultados e sob pressão.
  • Domínio de trabalho com pacotes informáticos relevantes e comunicação.
  • Capacidade de trabalho em ambiente multicultural
Documentação
  • Carta de manifestação de interesse (Português e Inglês)
  • Curriculum Vitae (Português e Inglês)
  • Cartas de referência de 3 entidades empregadoras
Notas
  • Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados
  • Para mais informações sobre a AMPCM consulte o site: www.ampcm.coop
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Detalhes

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