A RSM está a recrutar para o seu cliente, que actua na área de Construção e Manutenção, um Director Financeiro, para Beira, em Moçambique.
Funções
- Dirigir as finanças da empresa, e assistir a Direcção com todos os aspectos financeiros e relacionados
- Supervisionar os trabalhos da equipa financeira da empresa, e validar os trabalhos desta
- Organizar a informação para a auditoria externa, na periodicidade estabelecida
- Coordenar com os bancos, a reconciliação mensal de posições (créditos, depósitos a prazo, e balaço de activos e passivos)
- Processar o orçamento operacional do mês, e submeter ao Director Executivo, 5 dias antes do mês seguinte, para a sua aprovação
- Controlar os custos fixos mensais (manter lista e datas, em tabelas separadas), e assegurar o seu pagamento a tempo e horas (rendas de casa, amortizações bancárias, seguros, prestações de aquisições, etc), através da contabilidade e assistência administrativa
- Manter o registo de dívidas, e respectivo plano de pagamento, e incluir no orçamento operacional do mês
- Actualizar a tabela sempre depois dos pagamentos
- Manter uma relação projectos em curso, e respectivo regime de facturação (datas e valores), e assegurar que a contabilidade emita as facturas em tempo útil
- Assegurar a manutenção o registo de activos actualizado, sua codificação e respectiva localização
- Produzir o relatório financeiro (de gestão) mensal da empresa, com seguintes elementos financeiros:
- Fluxo de caixa, demonstração de resultados, balanço, posição de activos e posição de amortização de dívidas
- Assegurar a legalidade e actualidade fiscal, e assegurar o seu pagamento em tempo útil
- Gestão e análise de custos directos e indirectos dos projectos (materiais, humano, equipamento, e tempos), e ajustar mensalmente os custos unitários da empresa, e produzir relatório mensal
- Efectuar pagamentos via cheque ou transferências bancária, incluindo para o estrangeiro, e assegurar a recolha de respectivos justificativos dentro de prazos estabelecidos pelos procedimentos da empresa
- Registar os activos e codificar os mesmos actualizando sempre que houver entrada de um novo activo, em coordenação com os chefes de área
- Assegurar que a Gestão de Centros de Custos estão sendo bem nomeados pela pessoa responsável, e reconciliar mensalmente
- Tratar de procedimentos bancários e de desembaraço alfandegário, em casos de compras no exterior
- Reconciliar mensalmente as contas com os credores, nas datas acordadas, de forma a regularizar os pagamentos das contas
- Assistir a Direcção no processo de entrada na Bolsa de Valores no ano de 2018
Requisitos
- Licenciatura em Economia ou Contabilidade e Auditoria ou Gestão
- Experiência profissional mínima de 5 anos em funções direcção financeira, de preferência em ambientes exigentes, em empresas de construção e com experiência em normas internacionais de contabilidade e relatórios financeiros
- Conhecimento do funcionamento da Bolsa de Valores
- Disponibilidade para residir na Beira
Notas
- Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados