A MD Consultores está a recrutar Engenheiro Civil (m/f), para Municípios de: Lichinga, Cuamba, Metangula, Mandimba, Marrupa, Quelimane, Mocuba, Alto Molócue, Milange, Gurúe, Maganja da Costa, Dondo, Gorongosa, Marromeu, Nhamatanda, Beira, Xai-xai, Macia, Praia de Bilene, Chibuto, Chokwe, Mandlakazi, em Moçambique.
Funções
- Elaborar, implementar e monitorar o Plano Anual de Actividades da área de infra-estruturas, serviços básicos integrados no Plano do Município
- Apoiar os municípios para garantir a implementação das actividades de infra-estruturas e serviços básicos sejam executadas dentro dos prazos programados e com garantia de segurança, conforto, estética, e respeito ao meio ambiente, higiene e segurança no trabalho e assegurar a solidez e qualidade dos empreendimentos
- Avaliar e apoiar sistematicamente e produzir informações periódicas sobre a capacidade técnica, para a implementação satisfatória do Projecto na sua área de jurisdição e actuação
- Monitorar e implementar acções continuadas e modelos para fortalecimento das capacidades locais
- Supervisionar a actividade da fiscalização e assistência técnica contratada para avaliar o progresso dos serviços, actividades e das obras executadas nos municípios e de forma articulada com os especialistas da equipe provincial
- Comprovar se da conclusão dos serviços contratados, que incluem estudos, ensaios, projectos e empreitadas para permitir o pagamento com base nos contratos estabelecidos, os relatórios de aprovação dos produtos e as situações de trabalho previamente visados e aprovadas pela entidade competente, a fiscalização e o gestor do contrato
- Realizar actividades de campo regulares na companhia da equipe técnica municipal, onde decorrem as actividades de obras para controlar e supervisionar a actividade da fiscalização, processos de obras e outros serviços produzindo relatórios circunstanciados respectivos
- Assegurar que nenhuma obra inicie sem a realização e a aprovação dos estudos gerais e de especialidade (viabilidade, projectos de engenharia) e licenças ambientais requeridos para pacotes de Obras de Infra-estruturas que exijam a componente de salvaguardas ambientais e sociais pelo PDUL
- Assegurar e organizar as evidências de realização da consulta pública assinada pelos participantes incluindo a liderança loca e outros
- Supervisionar e avaliar os indicadores de condição mínima e os indicadores anuais de desempenho relacionados à infra-estrutura e aos serviços básicos resultante da actividade do município onde decorrem actividades das áreas anteriormente referidas que incluem, vias de acesso e caminhos pedestres; (ii) pequenas pontes ( pontões) (iii) micro drenagem e controle de erosão; (iv) pequenos sistemas de esgoto (por exemplo, fossas sépticas comunitárias); (v) pequenos sistemas de abastecimento de água (furos e poços de agua); (vii) mercados e, (viii) espaços públicos em geral, para garantir que, sejam executados dentro dos critérios legais de licitação, fiscalização, segurança, estética, qualidade, salubridade e segurança contra, cheias/secas, ventos extremos e terramotos dentre outros eventos
- Assegurar em coordenação com os especialistas das salvaguardas os aspectos ambientais do Projecto de forma a avaliar os potenciais impactos ambientais, sociais e sugerir medidas mitigadoras
- Realizar em coordenação com os especialistas das salvaguardas, procurement, a equipe do município, as instituições locais como AIAS, FIPAG, SDPI e outras agências, a criação do Banco de dados do município, sobre preços da construção de referência para estudos, serviços, projectos e execução dos empreendimentos para permitir avaliar os custos das propostas desses serviços ou produtos; e sugerir medidas periódicas de correcção/actualização dos dados
- Supervisionar e avaliar no estaleiro das obras, a aplicação de procedimentos de Saúde, Higiene e Segurança Ocupacional nas obras de construção civil e obras públicas
- Assegurar a implementação das recomendações já contidas nos documentos específicos de salvaguardas ambientais e sociais do Projecto nomeadamente: O Quadro de Políticas de Gestão Ambiental e Social (QPGAS), os Manuais Operacionais, Guião de Salvaguardas Ambientais e Sociais, entre outros; Facilitar a coordenação inter-institucional entre os vários actores (município, Assistência técnica, AIAS, FIPAG, SDPI, MITA, MOPHRH e comunidades) na implementação dos Sub-Projectos
- Apoiar os municípios no preenchimento dos modelos em uso no Projecto
- Realizar visitas de campo regulares aos Subprojectos em execução no município na companhia da equipe técnica municipal, de forma a monitorar a implementação adequada das obras e cláusulas ambientais e sociais, de saúde e segurança ocupacional dos PGA’s incluídas nos contratos de todas as empresas de construção
- Realizar reuniões de consulta e acompanhamento junto das comunidades beneficiárias, líderes comunitários e outros intervenientes-chave (a nível Municipal l) para avaliar os impactos das obras e outros resultantes da implantação das actividades do Projecto
- Assegurar a notificação à PIU Central em coordenação com o Engenheiro Civil Provincial e autoridades locais sobre qualquer incidente na implementação do Projecto relevante para sua Província, e nos respectivos municípios e, para que seja (i) garantida a protecção do público, dos trabalhadores, e do ambiente; (ii) fornecido todo o apoio e compensação necessária; e notificado e assegurado que sejam seguidas as normas de salvaguardas sociais e ambientais do Pais e do Banco Mundial
- Elaborar relatórios de trimestrais da execução das obras e aplicação das salvaguardas ao nível do Município com vista a proporcionar uma visão geral de sucessos, oportunidades e desafios/lições aprendidas e recomendações que devem ser tomados em conta
- Prestar relatórios periódicos das actividades realizadas com recomendações sobre a implementação ao nível municipal no âmbito do PDUL. Incluindo a actividade da AT
Requisitos
- Nível de Licenciatura em engenharia civil e obras públicas e com conhecimentos sólidos sobre questões ambientais e sociais, dando-se maior preferência ao candidato que tiver conhecimentos e/ou especialidade e/ou grau de Mestrado
- Pelo menos 5 anos de experiência profissional comprovada na gestão de projectos de engenharia actuando no sector público, especialmente relacionado com projectos de infra-estruturas nas áreas de estradas, drenagem, abastecimento de água e saneamento, pequenas pontes, e outras edificações urbanas incluindo gestão de risco de desastres
- Conhecimentos e uso das normas da série ISO 9000 ou outros afins para a gestão de qualidade de serviços de projecto, construção e produtos e outros na actividade de construção civil constitui uma vantagem
- Conhecimentos sobre projectos para edificações urbanas sustentáveis constitui também uma vantagem
- Experiência comprovada de trabalho em simultâneo nos distritos e municípios alinhada com a gestão de programas multissectoriais é uma vantagem
- Capacidade comprovada de gestão de equipas multidisciplinares de gestores, técnicos e consultores, na implementação de projectos integrados, congregando diferentes actores: públicos, privados, a sociedade civil e a comunidade
- Pelo menos 2 anos de gestão e monitoria ambiental e de saúde e segurança ocupacional e experiência prévia em projectos que adoptaram as políticas de salvaguarda operacionais do Banco Mundial é uma vantagem
- Preferência sediado no Município de actuação é uma vantagem
- Fluência na língua portuguesa, e conhecimentos da língua inglesa falada e escrita
Notas
- Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados
- OBS: A MD não efectua qualquer tipo de cobrança no processo de Recrutamento e selecção e apenas serão contactados os candidatos seleccionados