O Millenium Challenge Account (MCA) está a recrutar um Especialista de Comunicação (Transportes), para Maputo, em Moçambique.
Descrição
- O Governo da República de Moçambique assinou um acordo de cinco anos ("Compacto") com a
Millennium Challenge Corporation ("MCC") para financiar programas específicos destinados a reduzir a
pobreza e estimular o crescimento económico. A MCC é uma agência do Governo dos Estados Unidos da
América que se dedica a ajudar países dedicados à boa governação, liberdade financeira e investimento
em pessoas. Uma Entidade Responsável denominada Millennium Challenge Account-Moçambique
("MCA-Moçambique") foi criada e designada pelo Governo da República de Moçambique para
implementar o Compacto.
- Compacto de Conectividade e Resiliência Costeira de Moçambique:
- A Millennium Challenge Account - Moçambique, em colaboração com o Governo da República de
Moçambique e a Millennium Challenge Corporation do Governo dos Estados Unidos da América,
implementa projectos ao abrigo do Compacto de 537,5 milhões de dólares que aborda os desafios de
desenvolvimento no país, com um enfoque geográfico na província da Zambézia. O Compacto consiste
em três projectos, nomeadamente:
- O Projecto de Conectividade e Transportes Rurais (CTR) visa reduzir o custo dos transportes na
província da Zambézia, aumentar a resiliência da rede rodoviária, melhorar o acesso aos serviços sociais
e promover a mobilidade das mulheres
- O Projecto de Promoção da Reforma e do Investimento na Agricultura (PRIA) visa aumentar os
investimentos agrícolas e a produtividade e os rendimentos dos pequenos agricultores e de outros
actores na cadeia de valor em Moçambique
- O Projecto de Meios de Subsistência Costeiros e Resiliência Climática (CLCR) visa ao combate a
degradação dos ecossistemas costeiros, incluindo a sobre-exploração das pescas, para que os
ecossistemas mais produtivos sejam restaurados à sua função
Objectivo da Posição
- Reportando ao Director de Comunicações, o Especialista ajudará a desenvolver e implementar
estratégias de comunicação estratégica de base ampla para promover e divulgar eficazmente os
projectos e actividades da MCA-Moçambique. O Especialista de Comunicação ajudará a gerir e
acompanhar o envolvimento regular e conforme necessário das partes interessadas nos projectos. O
Especialista ajudará a desenvolver um forte relacionamento com os meios de comunicação e também
desenvolverá oportunidades de comunicação para os funcionários da MCA-Moçambique e da MCC
- O Especialista de Comunicação é responsável por melhorar e reforçar a capacidade da MCA-
Moçambique de conceptualizar, desenvolver e disseminar estratégias de comunicação online. O
Especialista de Comunicação irá promover as actividades da MCA-Moçambique através da gestão do
website, redes sociais e comunicação digital
Funções
Comunicações estratégicas e relações externas
- Apoiar o desenvolvimento e a execução de planos de trabalho abrangentes e de esforços de
comunicação, incluindo a gestão de eventos, a sensibilização dos meios de comunicação
social e das partes interessadas e campanhas de informação pública
- Apoiar a elaboração e a execução de uma estratégia de comunicação pormenorizada
destinada a envolver os meios de comunicação social nacionais e comunitários, os
funcionários públicos, as partes interessadas e outras audiências importantes, a fim de
garantir o êxito dos projectos durante a vigência do compacto
- Prestar assistência na elaboração de uma vasta gama de materiais de comunicação, tais como
comunicados de imprensa, conselhos de imprensa, resumos de notícias, fichas técnicas,
guiões de vídeo, histórias de impacto, blogs, artigos de opinião e outros para estratégias de
sensibilização do público
- Preparar esboços de discursos, pontos de discussão e outros materiais de comunicação para
o Director Executivo da MCA-Moçambique e pessoal sénior para vários compromissos
públicos
- Trabalhar em estreita coordenação com a Missão Residente da MCC no País, a Sede da MCC e
a Embaixada dos EUA em estratégias de comunicação, planos e abordagem de quaisquer
questões de alto perfil
Envolvimento da Imprensa e da Comunicação Social
- Apoiar a execução de um plano de imprensa, incluindo a imprensa escrita e online, para
garantir uma comunicação pública óptima
- Promover e manter relações fortes com os meios de comunicação social, ajudando o porta-
voz oficial da MCA-Moçambique nas relações com os meios de comunicação social
Monitorar a cobertura dos meios de comunicação social e estabelecer a ligação com os
representantes dos meios de comunicação social para garantir a disseminação de informações precisas sobre o programa para o público
Parcerias internas e externas
- Envolver-se nos esforços de relações com as partes interessadas, tais como parceiros do
governo e outros influenciadores-chave, ajudando a edificar, manter e utilizar uma rede de
contactos para apoiar e promover o programa de forma eficaz
- Participar no desenvolvimento e na implementação de planos estratégicos para envolver as
partes interessadas nas fases de planeamento, monitoria e avaliação do programa, em
colaboração com a equipa de monitoria e avaliação
- Colaborar com a equipa de monitoria e avaliação e com os directores de projecto para
produzir e distribuir actualizações oportunas (por exemplo, blogs, relatórios, boletins
informativos) às partes interessadas e aos grupos-alvo, fornecendo informações essenciais
sobre o programa
- Em colaboração com a equipa de monitoria e avaliação, ajudar a comunicar o progresso e as
realizações do programa de acordo com o plano de monitoria e avaliação
- Apoiar o Director Executivo da MCA-Moçambique e os directores relevantes na criação e
execução de estratégias de divulgação que destacam o envolvimento e os sucessos do sector
privado no âmbito do Compacto, juntamente com a divulgação de oportunidades de
envolvimento
- Ajudar na organização e realização de sessões de consulta pública e actividades de
envolvimento das partes interessadas, garantindo o alinhamento com os Padrões de
Desempenho da Corporação Financeira Internacional (IFC) e o Sistema de Gestão Ambiental e
Social (SGAS) da MCA-Moçambique
- Facilitar o acesso do público à informação relativa a Moçambique e às actividades do
Compacto, incluindo as oportunidades de aquisição financiadas pela MCC
Comunicações Digitais, Redes Sociais e Branding
- Ajudar a aplicar as directrizes de marca da MCA e da MCC em todos os materiais e
comunicações do programa
- Apoiar a planificação e gestão de conteúdos e actividades de redes sociais em várias
plataformas (Facebook, X, YouTube, LinkedIn, WhatsApp, Signal, etc.) mantendo uma
presença online coesa e estratégica usando as melhores práticas de Optimização para
Motores de Busca (SEO) para maximizar a descoberta
- Ajudar a criar recursos multimédia digitais de ponta, incluindo vídeos, histórias fotográficas,
design gráfico para diversos cartazes, infografias, modelos de apresentação em PowerPoint,
boletins informativos electrónicos, designs de banners e outros
- Coordenar entre as equipas para garantir que os kits de ferramentas para as redes sociais, as
mensagens e os guias de recursos são finalizados para distribuição, incluindo audiências
externas
- Apoiar o desenvolvimento de políticas e directrizes de redes sociais
Website da MCA-Moçambique
- Ajudar na gestão e actualização do website da MCA-Moçambique, garantindo que continua a
ser uma fonte vital de informação
- Liderar a estratégia e o desenvolvimento de conteúdos do website da MCA-Moçambique,
incluindo (i) desenvolver e integrar novos módulos, (ii) actualizar regularmente o website e o
sistema de gestão de conteúdos (CMS), (iii) referenciar e garantir a administração e
segurança do website, (iv) optimizar o website e as suas versões móveis, e, se necessário,
- Monitorar e actualizar os conteúdos online da MCA-Moçambique para garantir a sua
conformidade, qualidade e actualidade. Liderar quaisquer processos internos de revisão de
conteúdos entre departamentos
Comunicações e Capacitação Internas
- Apoiar a implementação da estratégia de comunicação interna para permitir um fluxo
ininterrupto de informações, reforçando a cultura de alto desempenho, o trabalho em equipa
e os valores da MCA-Moçambique
- Ajudar a gerir eficientemente as iniciativas de comunicação, preparar planos de trabalho,
monitorar os resultados da comunicação e gerir continuamente a matriz de mitigação de
riscos
- Ajudar na condução de sessões de orientação e oferecer aconselhamento ao pessoal e
consultores do MCA-Moçambique relativamente às diretrizes de comunicação interna e
externa
- Participar na organização e gestão de eventos, tanto de pequena como de grande escala,
para mostrar as actividades do compacto (incluindo o Conselho da MCA, comités consultivos
e reuniões de partes interessadas)
- Contribuir para o planeamento e execução de actividades de sensibilização do mercado para
aquisições, conforme necessário
Requisitos
- Licenciatura ou mestrado em Comunicação, Jornalismo, Relações-Públicas, Marketing
Digital, Desenvolvimento Comunitário, Administração de Empresas ou áreas afins (de
preferência, grau avançado)
- Competências Técnicas:
- Mínimo de cinco (5) anos de experiência relevante com um historial de realizações
programáticas e de sucesso profissional
- Mínimo de cinco (5) ou mais anos de experiência profissional relevante em comunicações
estratégicas e divulgação comunitária e pública
- Experiência de trabalho com a comunicação social nacional e comunitária, com
experiência anterior em registo
- Conhecimentos e experiência comprovados na gestão de campanhas de informação do
público
- Conhecimentos e experiência comprovados na elaboração e transmissão de mensagens
em diferentes formatos (notas de imprensa, comunicados de imprensa, fichas técnicas,
boletins informativos internos) a diversas partes interessadas
- Experiência e conhecimento profundo de plataformas de redes sociais, ferramentas de
análise de redes sociais e software relevante
- Capacidade comprovada de comunicar eficazmente, tanto oralmente como por escrito, e
capacidade para desenvolver, manter e estabelecer uma vasta gama de contactos nos
sectores público e privado
- Capacidade comprovada de trabalhar de forma independente e colaborativa num
ambiente de ritmo acelerado
- Capacidade comprovada para trabalhar em ambientes profissionais complexos,
multiculturais, multigeracionais e multinacionais
- Mentalidade criativa com capacidade para pensar de forma inovadora
- Competências Preferenciais:
- Experiência na comunicação de projectos de transportes ou de outras grandes infra-
estruturas às partes interessadas, aos parceiros, aos meios de comunicação social e ao
público em geral
- Experiência na criação de material de apoio digital com ilustrações, fotografias e vídeos
- Experiência na criação de materiais de comunicação utilizando software de design gráfico
e de edição de vídeo
- Experiência e competências em design e marketing da experiência do utilizador (UX)
- Experiência de trabalho com organizações internacionais ou doadores é uma vantagem
- Conhecimentos linguísticos e de Tecnologias de Informação
- Excelentes capacidades de comunicação escrita e verbal em Inglês, Português e uma ou
mais línguas locais da província da Zambézia (Chuabo, Lomwe, Sena e Elomwe)
- Forte proficiência em informática (Word, Excel, Outlook, PowerPoint) e vontade de
aprender aplicações adicionais (e tecnologia acessível) conforme necessário
Notas
- Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados
- Indique a fonte desta vaga na sua candidatura: emprego.co.mz
- Localização: Esta posição é inicialmente baseada em Maputo, com deslocação para Mocuba prevista
durante a implementação do compacto
- Faixa salarial: Esta posição insere-se no Grau “C” da Tabela Salarial da MCA-Moçambique
- A data limite para a receção das candidaturas é 23:59, hora de Maputo, 6 de Outubro de 2024. Note-se que só serão aceites as candidaturas apresentadas através do portal online (Tenderwell). Não serão aceites quaisquer candidaturas apresentadas através de outros canais
- O MCA-Moçambique não cobra quaisquer taxas em qualquer fase do processo de recrutamento. Se lhe for solicitado o pagamento de uma taxa em qualquer fase do recrutamento, contacte - mozambique@developmentaid.org
- Certifique-se de que inclui os seguintes documentos:
- Curriculum vitae (preferencialmente em português e inglês) contendo experiência profissional detalhada (por favor use o guia de CV disponível para download no final da descrição da vaga em Mozambique_Tenderwell Jobs)
- Carta de apresentação confirmando interesse e disponibilidade
- Cópias dos certificados de habilitações literárias do ensino superior e profissionais
- Se tiver dificuldades em candidatar-se online, contacte mozambique@developmentaid.org para obter assistência