A Global Programs for Research and Training está a recrutar um Especialista de Monitoria e Avaliação, para Maputo, em Moçambique.
Funções
- Assistência Técnica de M&A
- Contribuir para a identificação e monitoria de indicadores relevantes de M&A assim como do desenvolvimento de planos de trabalho, planos de M&A e protocolos
- Desenvolver, adaptar, e/ou examinar as ferramentas de monitoria e avaliação
- Prestar assistência técnica na implementação de actividades para monitorar e analisar a retenção dos cuidados e tratamento, com um foco específico nos resultados do SMI
- Colaborar com as equipas de informática para o desenvolvimento de ferramentas para apoiar na monitoria rotineira de programas
- Conceptualizar e elaborar relatórios programáticos de M&A para serem incluídos em dashboards de dinâmicos em tempo real, especificamente na área de PTV
- Apoiar autoridades proinstrumentos vinciais de saúde a conduzir a melhoria de qualidade no local de supervisão e análise de dados de melhoria de qualidade, utilização de dados e tomada de decisões, etc
- Desenvolver um curriculo de treino e materiais de apoio para desenvolver a capacidade do MISAU e dos parceiros implementadores para realizar análise de coorte e retenção
- Liderar treinos nacionais e regionais no uso de dados
- Gerir e conduzir análise profunda de conjuntos de dados de M&A utilizando pacotes de software de estatística (ex: R, SAS, SPSS, etc)
- Coordenar com parceiros de implementação a identificação de ferramentas e processos de colheita de dados para colheita de dados de PTV usando tecnologia baseada em celulares ou tablets
- Aconselhar os investigadores principais e/ou gestores de programas na elaboração de planos de análise de dados
- Conceptualizar bases de dados, dashboards e relatórios de outputs (incluindo análise automatizada) para a melhoria da utilização de dados e tomada de decisões em colaboração com a equipa de informática
- Conduzir análises estatísticas não rotineiras e desenvolver relatórios programáticos
- Contribuir para a documentação das melhores práticas e procedimentos operacionais padrão
- Liderança e Coordenação dos Stakeholders
- Ser uma ligação entre os stakeholders para garantir o alinhamento e coordenação de actividades com estratégias nacionais e áreas focais
- Participar, facilitar e apoiar grupos de trabalho técnicos de nível central, com foco na identificação de problemas na qualidade dos dados, prestação de serviços e possíveis itens de acção
- Articular com a equipa de informática para garantir que as actividades de informática e produtos (sistemas de recolha de dados, bases de dados, paineis de ferramentas, relatórios) atendam às necessidades dos stakeholders
- Liderar e apoiar actividades de melhoria de qualidade em colaboração com o MISAU, as autoridades de saúde provinciais e parceiros clínicos, incluindo a recolha de dados, análise e interpretação dos resultados
Requisitos
- Licenciatura avançada em Saúde Pública, Epidemologia, Estatistica ou outras áreas afins
- Pelo menos cinco (5) anos de experiência demonstrável de M&A ou programas de avaliação para a saúde incluíndo conhecimento do programa de HIV em Moçambique
- Conhecimento sólido e experiente em monitoria e avaliação, análise de dados e gestão de bases de dados
- Forte histórico de liderança na gestão de monitoria de nível de programa e actividades de avaliação e comprovada capacidade de produzir resultados demonstráveis e de boa qualidade
- Capacidade comprovada para fornecer treino, capacidade de desenvolvimento de materiais de formação adequados especialmente para o MISAU e parceiros implementadores
- Experiência demonstrável na operacionalização dos quadros de M&A
- Proficiência em software de escritório actual e aplicações estatísticas
- Capacidade de viajar internamente dentro de Moçambique
- Falar, escrever e compreender fluentemente português e inglês
- Conhecimento do programa de PTV em Moçambique
- Capacidade comprovada de conduzir análise quantitativa e qualitativa
- Capacidade de estabelecer uma rede e trabalhar com os principais stakeholders (governo, doadores, financiadores, ONGs), pesquisadores internacionais e nacionais, estatísticos, desenvolvedores de software e gerentes de programas
- Experiência em epidemologia
Notas
- Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados