A USAID (Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional) pretende recrutar um Especialista em Gestão de Projectos (Sobrevivência da Criança) para o Sector de Saúde Integrada (IHO) para Maputo.
Funções
- Fará a liderança técnica, de gestão e de coordenação dum conjunto de serviços envolvidos com a saúde materno-infantil e planeamento familiar em apoio às iniciativas do Ministério da Saúde (MISAU) do Governo de Moçambique (GdM) neste sector
- Responsável pela gestão do programa/projecto/actividade de Expansão da Prestação de Serviços (ESD), projecto emblemático do planeamento familiar; irá desempenhar um papel chave na prestação de assistência técnica ao MISAU, no desenvolvimento de políticas e na concepção estratégica dos programas/projectos/actividades de saúde materno-infantil e planeamento familiar, reflectindo as melhores práticas na melhoria da saúde das mães e das crianças; irá trabalhar com o GdM e outros doadores para assegurar uma abordagem de saúde materno-infantil devidamente coordenada em Moçambique, incluindo apoio complementar com contribuições de outros doadores e irá garantir o fluxo de informação sobre as melhores práticas relacionadas com a melhoria da saúde das mães e das crianças e a prestação de serviços de planeamento familiar, de modo a transmitir outras decisões da USAID e do Governo dos Estados Unidos
- Deverá desempenhar um papel de liderança no desenvolvimento e na gestão de 1 a 2 contratos de financiamento com os níveis central e provincial do MISAU para apoiar as actividades de saúde materno-infantil e de planeamento familiar
Requisitos
- Exige-se grau universitário em Enfermagem de Saúde Materno-Infantil e grau de mestrado em Saúde Pública numa área relacionada com saúde materno-infantil, planeamento familiar ou noutra área médica relacionada com a saúde reprodutiva, ginecologia ou de clínica geral (MD) em Saúde Pública
- Requere-se um mínimo de 5 a 7 anos de experiência progressivamente responsável nas áreas de saúde pública, com foco em cuidados de saúde materno-infantil e planeamento familiar; esta experiência deverá mostrar que o(a) especialista tem fortes habilidades médicas/clínicas em ginecologia ou planeamento familiar
- Deverá ter liderança técnica comprovada em saúde materno-infantil e/ou em planeamento familiar, gestão de programas, planeamento estratégico, experiência em políticas e ainda habilidades de resolução de problemas durante o seu trabalho em programas/projectos/actividades complexos em ambiente bastante sensível
- É altamente desejável que tenha experiência de trabalho na África Sub-Sahariana e em ambiente de trabalho em língua inglesa com a USAID ou programas de saúde e HIV, financiados pela USAID
- Exige-se experiência prévia de trabalho com o Governo dos Estados Unidos
- Fluência nas línguas inglesa e portuguesa, falada, lida e escrita
- Deverá ter um conhecimento profissional profundo dos princípios de desenvolvimento, conceitos e práticas, especialmente relacionados com as actividades de gestão da saúde materno-infantil e planeamento familiar, bem como dos problemas e políticas nas perspectivas de negócios, políticas, sociedade civil e social em Moçambique
- Deverá ter conhecimento e compreensão das características económicas, políticas, sociais e culturais de Moçambique; dos problemas de desenvolvimento no sector de saúde materno-infantil e planeamento familiar em Moçambique e na região; uma compreensão dos recursos, das limitações de recursos e das perspectivas globais de desenvolvimento e prioridades de Moçambique e da região e conhecimento, ou potencial para rapidamente adquirir, da legislação do Governo dos Estados Unidos, das políticas de programação da USAID, normas, procedimentos e documentação e dos objectivos, metodologia e situação das actividades atribuídas
- Deverá ter conhecimento e compreensão da organização e dos respectivos papéis dos diferentes níveis no GdM, a fim de melhorar a comunicação efectiva e obter consenso na estratégia e implementação do programa/projecto/actividade
- Deverá demonstrar bom conhecimento e experiência na programação de projectos/programas/actividades de saúde materno-infantil e/ou planeamento familiar e no papel da saúde materno-infantil e planeamento familiar com outras áreas de saúde, tais como sistemas de fortalecimento de saúde, malária e outros
- Deverá ser capaz de facilitar e interligar avaliações culturalmente adequadas, aconselhamento, défice de tratamento e outras questões relacionadas e facilitar as ligações com programas de segurança alimentar, incluindo água, saneamento e promoção de higiene e, ainda, ser capaz de usar esses dados para a tomada de decisão
- Deverá ter a capacidade de dirigir tecnicamente o planeamento da saúde materno-infantil e/ou planeamento familiar e aplicar esse conhecimento para uma programação avançada em Moçambique e na região
- Conhecimento de uso de aplicações de informática, tais como programas de processamento de texto, aplicação de tabelas, correspondência electrónica e internet
Notas
- Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados
- Indique a fonte desta vaga na sua candidatura: emprego.co.mz
- Para mais informações ligue para +258 21 355452
Como se Candidatar
1. Documentação
- Carta de Apresentação
- Curriculum Vitae
- Fotocópia do Certificado de Habilitações Literárias
- Fotocópia do BI
- Referências profissionais
2. Candidatura
- Envie um email para maphrrecruitment@state.gov e indique o assunto "Assistente em Gestão de Projectos"
- Envie uma carta fechada para o seguinte endereço: Av. Kenneth Kaunda, nº193, Caixa Postal 783, em Maputo
- Envie um Fax para +258 21 490114