A USAID, agência para o desenvolvimento internacional, pretende contratar um Especialista em Programas de Desenvolvimento (IHO) para Maputo.
Funções
- Representar o Sector de Saúde Integrada (IHO) no Sector de Programas (PO) e fornecer apoio amplo nas funções de desenho e implementação do programa e da actividade
- Apresentar a perspectiva do PO ao IHO na preparação e apresentação de planos estratégicos, relatórios, avaliações e estudos em todo o portfólio do IHO e nas operações inter-sectoriais, incluindo propostas não solicitadas, formação participativa, sensibilização ao público, coordenação, etc.
- Colaborar com outros doadores, com o Governo de Moçambique (GdM) e com outros sectores da Missão
- Preparar documentos complexos para documentar as actividades do programa e processos de conceitualização individual ou de equipa e outros materiais de correspondência em Inglês; participará em reuniões e debates realizados em Inglês
Requisitos
- Ter potencial de adquirir conhecimentos da legislação do Governo dos Estados Unidos, políticas e práticas relacionadas com a assistência à saúde e serviços das políticas de programação da USAID, das normas, procedimentos e documentação e ainda dos objectivos, metodologia e situação das actividades atribuídas
- Ser capaz de facilitar e interligar avaliações culturalmente adequadas e outras questões relacionadas, tais como segurança alimentar, água limpa, saneamento e promoção dehigiene e, ainda, ser capaz de usar esses dados para a tomada de decisão
- Licenciatura ou o equivalente local, em Relações Internacionais, Governo, Políticas Públicas, Contabilidade, Finanças, Economia, Administração de Empresas ou o equivalente numa área de trabalho relacionado
- Mínimo 5 anos de experiência profissional progressivamente responsável em desenvolvimento internacional com o Governo de Moçambique ou noutra área do sector público ou privado; esta experiência deve incluir, em ambiente de países em desenvolvimento, a concepção, desenvolvimento na programação de programas/projectos/actividades de assistência ao desenvolvimento, particularmente no sector da saúde, incluindo as áreas alvo da USAID (tais como COV, CBC, malária, planeamento familiar, fortalecimento dos sistemas de saúde, etc.), experiência na documentação de orçamentação e implementação de programas, de contratações e de sistemas de prestação de contas
- Fluência nas línguas inglesa e portuguesa (oral, leitura e escrita)
- Ter conhecimento e compreensão das características económicas, políticas, sociais e culturais de Moçambique, bem como dos problemas de desenvolvimento no sector da saúde em Moçambique e na região e ainda dos recursos, constrangimento de recursos, projecções e prioridades de desenvolvimento em Moçambique e na região
- Ter conhecimento e compreensão da organização e dos respectivos papéis dos diferentes níveis do GdM, a fim de melhorar a comunicação efectiva e obter consenso na estratégia e implementação do programa/projecto/actividade
- Capaz de trabalhar eficazmente em ambientes de equipa e inter-agências, bem como supervisionar e orientar outros e ainda interpretar directrizes normativas e respectivas orientações
- Deverá possuir fortes habilidades de gestão, incluindo a gestão financeira, administrativa e de monitoria, usadas para monitorar o desempenho dos parceiros de implementação
- Habilidade de recolher informação e prover aconselhamento sobre os constrangimentos ao sucesso da implementação do programa em viagens às províncias e distritos
- Domínio no uso de aplicações de informática, incluindo Word, Excel e base de dados, correspondência electrónica e internet
Notas
- Encontra-se disponível uma cópia da descrição completa do posto, enumenrando todas as funções e responsabilidades, no Centro Cultural Americano Martin Luther King Jr., Av. Mao Tsé-Tung, nº542
- Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados
- Indique a fonte desta vaga na sua candidatura: emprego.co.mz
- A USAID é uma agência empregadora que oferece igual oportunidade de emprego/acção afirmativa e não discrimina na base de HIV/SIDA
Como se Candidatar
1. Documentação
- Carta de Apresentação em língua inglesa
- Curriculum Vitae em língua inglesa
- Referências
2. Candidatura