A Contact está a recrutar para o seu cliente, uma prestigiada instituição financeira, um Especialista Sénior de Gestão de Risco (m/f), para Maputo, em Moçambique.
Funções
- Será responsável por gerir e assegurar o cumprimento das políticas de risco de mercado da instituição
- Acompanhar e reportar o valor do capital de risco, associado a movimentações normais e extremas de variáveis de mercado (VaR), e o seu impacto nos resultados da instituição
- Colaborar com estruturas de negócio e operacionais na definição de preços a praticar
- Implementar a estratégia, as políticas e a metodologia de gestão do risco operacional
- Produzir e reportar informação de gestão que permita avaliar o perfil do risco operacional da instituição, a eficácia dos controlos e as acções correctivas adaptadas
- Controlar e gerir globalmente o risco de crédito dentro dos limites definidos
- Assegurar a realização de análises periódicas do risco de crédito da carteira
- Garantir que se procede ao apuramento das responsabilidades efectivas e potenciais dos clientes/grupos de clientes
- Analisar e emitir parecer de risco sobre operações de crédito, indicando o órgão competente para aprovação das operações
- Acompanhar todo o processo de financiamento, verificando se estão cumpridas as condições inerentes à concessão das operações
- Acompanhar e supervisionar as operações em carteira, alertando a gestão para as situações que necessitam de regularização
- Assegurar a documentação e controlo dos processos físicos associados às operações
- Organizar e alocar as actividades definidas para a equipa sob a sua supervisão
- Coordenar e realizar a recolha, consolidação, análise e reporting dos indicadores da sua área de responsabilidade
Requisitos
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Formação Superior (preferencialmente em Gestão, Contabilidade e Auditoria ou Economia)
- Experiencia superior a 5 anos em Gestão de Risco
- Forte conhecimento do negócio (área financeira, banca corporativa e banca de investimento)
- Conhecimento da conjuntura macroeconómica
- Conhecimento das Normas e Legislação aplicável
- Conhecimento do Negócio, Produtos e Serviços
- Conhecimento de utilização das tecnologias de informação na óptica do utilizador (ex: Microsoft Office – Excel, Word, PowerPoint)
- Domínio da língua inglesa (oral e escrito)
- Integridade e compromisso com o Banco
- Cooperação/relacionamento
- Habilidades de Comunicação
- Orientação para a Qualidade e Resultados
- Planeamento de Análise e Sentido Crítico
- Liderança e Gestão de Equipas
- Capacidade de tomada de decisões
Benefícios
- A oportunidade de integrar uma empresa sólida e reconhecida, que proporciona remuneração compatível com a função.
Notas
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Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados