A Feed the Future Value Chain está a recrutar Especialistas em Marketing e Desenvolvimento de Negócios para Chimoio, em Moçambique.
Descrição
- A Actividade de Inovações Agrícolas da USAID Moçambique “Alimentar o Futuro” (FTF Inova) é um projecto de 20,9 milhões de dólares, por 5 anos, financiado pela USAID, que trabalha para aumentar o crescimento agrícola equitativo a favor dos pobres, ligando os atores privados e públicos no mercado e ajudando adoptar inovações
- A FTF Inova está apoiando a Luteari, uma pequena distribuidora de insumos em Moçambique, na província de Manica, a estabelecer um sistema de distribuição de insumos impulsionado pela demanda de expandir o mercado de insumos para a última linha da escala. Para alcançar este objectivo, a Luteari pretende iniciar um sistema piloto baseado na comunidade, com gestão adequada de desempenho e incentivos para os clubes e agentes
- Os camponeses realizariam pedidos através dos agentes locais de Luteari ou através dos clubes dos compradores dentro da comunidade. A agregação de pedidos permitiria à Luteari melhorar a eficiência de sua rede de distribuição. Luteari também trabalhará com um parceiro/funcionário, consultor ou voluntário da FTF Inova, que os ajudará com a intervenção desta proposta
- O objectivo geral desta tarefa é apoiar o Luteari em seu esforço de estabelecer uma rede de agentes confiáveis, bem como uma abordagem de marketing baseada na entrega de valor aos pequenos agricultores, melhorando sua fidelização
Os objectivos específicos da consultoria
- Ajudar a Luteari a preparar um modelo de negócios que possa agregar valor a seus clientes
- Preparar guiões de treinamento e contratos para representantes de agentes comunitários e clubes de compradores
- A tarefa exigirá a realização de pelo menos as duas tarefas principais a seguir:
- Desenvolvimento de um Modelo/Plano de Negócio
- Com base no Modelo/Plano de negócios desenvolvido, o especialista fornecerá suporte técnico para a Luteari, para numa fase piloto gerir os clubes dos compradores e os compromissos com os clientes que tem como base os agentes
- O consultor deve nesta fase piloto ajudar a Lureari a identificar a longo prazo e a embarcar em sistemas de expansão e distribuição de retalho numa relação custo-benefício e criar um relacionamento duradouro com os compradores de insumos, especialmente os pequenos agricultores
- Providenciar treinamento para Treinadores (ToT)
Funções
- Desenvolver um modelo de negócios (conforme especificado acima que deve incluir estratégia, táctica para seleccionar agentes baseados na comunidade, os respectivos critérios para seus Key Performance Indicator (KPIs), as modalidades de compensação/incentivo) que Luteari praticamente usa para suas operações do dia a dia Agentes comunitários de alto desempenho e fidelização de pequenos agricultores. O modelo de negócio deve ser apresentado de uma forma simples e que possa ser facilmente compreendido pelo pessoal da Luteari. Este objectivo deve ser entregue até o final do segundo trabalho de campo e pode ser apresentada usando PowerPoint com ilustração gráfica
- Treinamento conciso e passo a passo para instrutores sobre a facilitação de treinamento para os agentes comunitários e representantes dos clube de comprador. Isso deve ser entregue no início do segundo trabalho de campo
- Módulo de treinamento e directrizes concisas e passo a passo para agentes baseados na comunidade e representantes do clube do comprador. Isso deve ser entregue no início do segundo trabalho de campo
Requisitos
- Formação Superior em Marketing, Negócios e ou Agribusiness
- 7 anos de experiência
- Habilidades para ler e escrever em Português
Notas
- Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados