O Banco Oportunidade de Moçambique está a recrutar um Gerente de Compliance, baseado na sua sede em Maputo.
Funções
- Revisão e Monitoria de Compliance: baseado em padrões standard internacionalmente aceites, deve identificar aspectos regulamentares aplicáveis à unidade de negócio e fazer a avaliação do impacto; deve criar um plano de revisão de compliance que cubra todas as áreas de negócio do banco e o mesmo deve ser devidamente comunicado; todas as constatações e recomendações devem ser discutidas com a respectiva unidade de negócio em análise; planos de acção devem ser definidos para mitigar todas as constatações feitas e as mesmas devem ser monitoradas até ao fecho; assegurar que todas as constatações sejam fechadas nas datas acordadas com as áreas de negócio; actualizar, no mínimo anualmente, o perfil de risco da organização
- Processo de Gestão e Actualização dos SATs: sendo o SAT a ferramenta base de acção para o compliance, cabe ao Gerente de Compliance controlar a revisão e actualização do mesmo, dando apoio às respectivas áreas responsáveis; deve assegurar que no SAT estejam reflectidos todos os riscos inerentes à actividade da área em análise e seus respectivos controlos, de modo a mitigarem esses mesmos riscos anteriormente mencionados (os controlos não podem estar desfasados do previsto nas políticas e procedimentos em vigor relacionados com as várias áreas em análise); para os riscos e controlos considerados inactivos, dever-se-ão definir planos de acção com o objectivo de torná-los activos (estes planos de acção deverão ser seguidos regularmente pelo Gerente de Compliance até ao fecho); a informação constante dos SATs deve ser a mais clara possível, de modo a ser preceptível a todos os níveis; a revisão deve ser feita no mínimo duas vezes por ano, ou com mais frequência, sempre que se registarem alterações relevantes (recomendações de auditoria interna/externa, inspecções do Banco Central, alterações das políticas e procedimentos, etc.)
Requisitos
- Bacharelato/Licenciatura numa área relacionada
- Experiência de trabalho numa área relacionada e/ou formação numa área bancária ou companhia financeira
- Conhecimento do cumprimento de regulamentos bancários ou directivas, leis de trabalho locais e boas práticas laborais
- Habilidade para desenvolver e preparar políticas e procedimentos de compliance
- Habilidades intermédias em informática (Word e Excel)
Notas
- Os candidatos devem enviar uma carta de pedido de emprego, CV e certificados relevantes para qualquer dos endereços indicados à direita (físico ou electrónico)
- Reservamo-nos o direito de contactar apenas as pessoas que forem pré-seleccionadas