A FGH está a recrutar um Gestor de Aconselhamento e Testagem em Saúde para Quelimane, em Moçambique.
Funções
- Participar activamente no processo selectivo de oficiais distritais de ATS e dos conselheiros de saúde designados para as actividades de ATS
- Coordenar o processo de formações iniciais e de refrescamento dos provedores/conselheiros garantindo a certificação dos mesmos
- Gerir a equipa de ATS (oficiais distritais de ATS e conselheiros de saúde) nos distritos sob sua responsabilidade
- Prestar apoio técnico ao superior imediato, aos oficiais distrais de ATS, e outros elementos fundamentais no desenvolvimento dos planos de actividades da área de ATS
- Prestar assistência técnica na implementação das diferentes modalidades de ATS (UATS, ATIP, Abordagem de Caso Índice nas USs e nas comunidades)
- Participar nos grupos Técnicos de ATS ao nível da Província e, sempre que possível, ao nível nacional
- Liderar o processo de desenvolvimento de Procedimentos Operacionais Padronizados (POP´s) para a operacionalização de Directrizes Nacionais de ATS e Qualidade de Testagem Rápida do HIV
- Liderar o processo de implementação dos modelos diferenciados de ATS e tutoria na área de ATS de acordo com as orientações do MISAU/DPS
- Fornecer assistência técnica aos oficiais clínicos e de APSS/PP na implementação das actividades desenvolvidas na área de ATS (diferentes abordagens de ATIP, e testagem baseada no caso índice)
- Coordenar com a equipe de Monitoria e Avaliação a correcta recolha e análises das informações nas diferentes fontes de registos das actividades de ATS
- Coordenar com as diferentes áreas da instituição (SMI/ Pediatria, TB-HIV, Clínica, Farmácia, VBG) para a melhoria das actividades de ATS nos diferentes sectores
- Trabalhar em coordenação com os Assessores Provinciais e Oficiais de laboratório para garantir a qualidade na execução dos testes rápidos de HIV, os pré-testes, testes e pós-testes, registos, biossegurança entre outros aspectos da área de laboratório
- Coordenar com o Núcleo Provincial de testagem rápida e com o comité de Avaliação Externa de Qualidade (AEQ) provincial as actividades de melhoria de qualidade na testagem do HIV
- Elaborar relatórios Mensais, Trimestrais, Semestrais e Anuais na sua área de responsabilidade
Requisitos
- Licenciatura nas áreas de Psicologia Clínica, Ciências Sociais, Saúde Pública ou áreas afins
- Experiência mínima de 5 anos em ONGs ou empresa que opera em saúde pública
- Experiência na facilitação de formações
- Experiência profissional e compreensão da epidemia do HIV e SIDA em Moçambique
- Experiência nas áreas de prevenção, testagem, aconselhamento, cuidados e tratamento do HIV
- Habilidade para liderar equipas e grupos de trabalho e de desenvolver relações efectivas com colegas e parceiros de cooperação
- Conhecimentos sólidos de programas Word, Excel, PowerPoint, sob a óptica do utilizador
- Nacionalidade moçambicana
- Disponibilidade para iniciar as actividades em Setembro de 2018
- Ser desligado do SNS na data da aplicação
Notas
- Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados
- Encoraja-se a candidatura de profissionais residentes nos locais para os quais se candidatam
- Os candidatos devem ter disponibilidade para passar 75% do seu tempo nos Distritos e/ou em unidades sanitárias periféricas de saúde
- FGH reserva-se o direito de fechar o processo antes do prazo se tiver identificado o candidato ideal
- A FGH não cobra quaisquer valores aos candidatos a emprego, e distancia-se veemente deste tipo de prática