Vacancy

Gestor de Administração e Finanças (m/f)

Helvetas Swiss Intercooperation

A Helvetas Swiss Intercooperation está a recrutar um Gestor de Administração e Finanças (m/f) para Nampula ou Maputo, em Moçambique.
Funções
  • Os procedimentos financeiros do programa nacional e dos projectos são aplicados eficazmente e geridos de forma adequada
  • As equipas financeira e administrativa do escritório do país e dos projectos estão bem organizadas e motivadas
  • A administração do escritório do país é sensível aos custos e orientada para os serviços
Gestão e apoio
  • Assegurar a transparência e a responsabilização nas operações financeiras
  • Liderar o desenvolvimento de fortes sistemas de controlo interno, políticas, procedimentos, instrumentos de monitorização e informação
  • Assegurar a compreensão, aplicação e adesão aos procedimentos institucionais
  • Assegurar o cumprimento dos requisitos da HELVETAS Swiss Intercooperation, Donors and Statutory requirements
  • Assegurar uma gestão eficiente dos fundos, uma contabilidade de elevada qualidade e relatórios financeiros a todos os níveis
  • Desenvolver, rever e aconselhar sobre convenções de subvenção, memorandos de acordo e contratos de consultoria
  • Rever e actualizar regularmente a Política Financeira e assegurar o seu cumprimento,
  • Manter o pessoal do financiamento de projectos (se os projectos tiverem pessoal financeiro separado) consciente e informado das alterações ao sistema/estrutura/procedimentos contabilísticos a partir da sede através de sessões de formação/apresentações
  • Apoiar a introdução e instalação de software/s de contabilidade, alargar a formação e fornecer soluções
  • Contribuir para a elaboração do orçamento para concursos, análise de margens, liderar o processo orçamental anual das empresas do país e as revisões orçamentais periódicas (RAP), conforme necessário
  • Aconselhar as organizações parceiras em:
  • Elaboração, revisão e medidas orçamentais
  • Reforço dos seus sistemas e procedimentos
  • Formação e facilitação de um forte cumprimento e relatórios atempados
Regulamentação
  • Coordenar na obtenção de autorizações formais e autorizações necessárias
  • Assegurar o cumprimento atempado dos procedimentos formais das ONG em relação aos gabinetes nacionais representativos
  • Assegurar o cumprimento da legislação em matéria de imposto sobre o rendimento, IVA/impostos sobre serviços e outras leis locais aplicáveis, bem como a apresentação atempada de relatórios às autoridades competentes
Auditoria
  • Coordenar auditorias internas e externas regulares do Programa, dos projectos e dos Parceiros por país, conforme necessário
  • Aconselhar sobre a selecção dos auditores, estabelecer contactos com a sede sobre as disposições contratuais
  • Assegurar uma auditoria atempada, participar nas reuniões de auditoria e apoiar a implementação das recomendações de auditoria e organizar um acompanhamento sistemático
  • Assistir os parceiros no tratamento das observações e comentários de auditoria
  • Apreciar o director do programa e a sede das observações de auditoria, as suas implicações e recomendar acções de acompanhamento
 Recursos Humanos
  • Desenvolver as políticas de pessoal, as estruturas salariais e a sua actualização regular
  • Apoio no processo de recrutamento de pessoal, gestão de contratos de pessoal, prorrogações e rescisões
  • Administrar os salários do pessoal e os seguros sociais
  • Apoiar a prestação de formação formal e em exercício ao pessoal da HELVETAS Swiss Intercooperation sobre temas identificados
  • Assegurar o processo de obtenção de vistos/permissões para o pessoal expatriado e respectivas famílias destacadas no país, consultores externos, bem como para as viagens de serviço ao estrangeiro do pessoal da DP
Administração do programa
  • Controlar a equipa de secretariado e pessoal de apoio no escritório do país
  • Desenvolver e actualizar as políticas e procedimentos de aquisição e assegurar o cumprimento rigoroso
  • Alargar o apoio na identificação de vendedores, negociação e aquisições
  • Coordenar e orientar a organização de seminários, workshops e reuniões
  • Garantir medidas de segurança adequadas para a protecção dos bens da Organização e dos seus empregados. (Depende da situação de segurança do país)
  • Assegurar a cobertura contínua dos activos e do pessoal (acidental/médico, conforme aplicável ao abrigo das orientações para o pessoal)
  • Desenvolver relações estreitas com o pessoal do país e com outras equipas HELVETAS Swiss Intercooperation, quer na Suíça quer noutros países parceiros
  • Manter boas relações com o pessoal dos parceiros e dos organismos doadores activos na cooperação para o desenvolvimento no país
Requisitos
  • É obrigatório o ensino superior em Contabilidade, Economia e Comércio, Administração de Empresas ou Contabilidade e Finanças
  • Formação contínua ou competências específicas
  • Controlo e Auditoria
  • Experiência profissional mínima de 5 anos, dos quais 3 anos em gestão financeira
  • Forte experiência em gestão financeira de programas financiados por doadores e conhecimento das normas internacionais de contabilidade
  • Conhecimento aprofundado das disposições das legislações nacionais aplicáveis
  • Familiaridade com os vários requisitos institucionais para os possíveis cumprimentos legais
  • Conhecimento profundo da contabilidade das ONG, do processo de concurso e dos requisitos dos doadores
  • Fluência em Português e Inglês na fala e na escrita, Facultativo
  • Conhecimento de trabalho em outros programas informáticos de contabilidade internacionais
  • Experiência passada de trabalho com agências inter/multi-nacionais
  • Competências metodológicas e/ou de liderança, Obrigatório
  • Boa capacidade de organização, capacidade para motivar e formar o pessoal, delegar tarefas
  • Membro bom e activo da equipa, com independência e modo de funcionamento bem estruturado
  • Disposto a efectuar viagens de serviço, tanto nacionais como internacionais, Facultativo
  • Capacidade de melhorar, inovar e resolver problemas, demonstração de boas competências administrativas
  • Experiência na resposta a concursos de serviços de consultoria para o desenvolvimento
  • Competências sociais e pessoais
  • Acções HELVETAS Sistema de valores da Intercooperação Suíça
  • Motivados, activos e entusiastas, demonstrando discernimento através do reconhecimento e definição de prioridades
  • Envolver a personalidade com poder de comunicação, que também actua como mentor
Notas
  • A vaga será baseada em Nampula (preferencialmente), ou Maputo
  • A HELVETAS Swiss Intercooperation reserva-se no direito de receber exclusivamente candidaturas de pessoas de nacionalidade moçambicana. Encoraja-se candidaturas femininas
  • Os interessados devem enviar o CV com carta de manifestação de interesse, cópias de documentos relevantes
  • A HELVETAS Swiss Intercooperation reserva-se igualmente no direito de contactar apenas candidatos pré-seleccionados
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