A Global Programs está a recrutar um Gestor de Dados para Maputo, em Moçambique.
Descrição
- A Global Programs for Research and Training, baseada em Maputo, é uma Organização Não Governamental registada em Moçambique para representar os projectos da Universidade de Califórnia, incluindo a Universidade de Califórnia, São Francisco (UCSF) e a Universidade de Califórnia, Los Angeles (UCLA)
- Global Programs foi estabelecido em 2016 para dar continuidade ao trabalho da UCSF em Moçambique que há mais de 8 anos em colaboração com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), na iniciativa de PEPFAR, empenha-se no desenvolvimento de capacidades a longo prazo, com vista a apoiar na tomada de decisões baseadas em dados, sobre o atendimento e tratamento do HIV/SIDA no país
- Mediante o reforço da presença e da qualidade de informação estratégica em Moçambique, o objectivo do apoio técnico é melhorar a utilização dos dados de âmbito nacional para o nível das unidades sanitárias, contribuindo para uma redução sustentável da transmissão do HIV. Actualmente, a Global Programs concentra-se nos sistemas de vigilância nacional, de informação sobre saúde, melhoria da qualidade de dados, gestão, disponibilidade e uso de informação
- O(A) Gestor(a) de Dados apoiará as actividades de vigilância epidemiológica e/ou monitoria e avaliação (M&A) em colaboração com o Ministério da Saúde (MISAU) e Instituto Nacional de Saúde (INS). O(A) gestor(a) de dados estará envolvido(a) em actividades relacionadas aos sistemas de vigilância, realização de inquéritos para medir a prevalência e outros indicadores importantes para avaliar o impacto dos programas
- Dará apoio na criação de documentos de procedimentos operacionais padronizados para gestão de dados, bem como acompanhar a monitoria do progresso das actividades de pesquisa da vigilância e avaliação da qualidade dos dados recolhidos e apoiara no desenvolvimento de protocolos de pesquisas. Irá também apoiar nas actividades de treino, capacitação e assistência técnica
- A pessoa seleccionada será responsável por todas as actividades de gestão de dados. Conhecimento e experiência com o sector de saúde é uma mais-valia
Funções
- Apoiar na criação de documentos de procedimentos operacionais padronizados na gestão de dados
- Assegurar a disponibilidade de dados e apoiar a integração de diferentes bases de dados
- Dar apoio técnico na elaboração, implementação, análise, desenvolvimento de materiais operacionais, treinamento, monitoria do estudo, limpeza de dados, elaboração de relatórios, e disseminações das diferentes pesquisas, bem como no desenvolvimento dos respectivos protocolos de pesquisas
- Dar apoio técnico na elaboração dos matérias para disseminação local e nacional dos resultados incluindo relatórios, policy briefs, brochuras, apresentações orais e pôster
- Apoiar em todas as fases de implementação dos Inquéritos de vigilância e actividades de M&A
- Apoiar no processo de entrada de dados dos Inquéritos bem como a garantia de qualidade da informação recolhida nas diferentes bases de dados e o controlo semanal da integridade e coerência
- Participar das reuniões do grupo técnico
- Providenciar treinos, nas seguintes áreas:
- Criação e gestão de documentação e guias técnicos sobre a gestão de dados
- Gestão de referências bibliográficas
- Análise qualitativa de dados usando NVIVO e/ou outros softwares
- Gestão e recepção de amostras biológicas
- Crítica, codificação, digitação, limpeza de dados qualitativos e quantitativos, bem como biológicos (amostras laboratoriais)
- Providenciar assistência técnica para:
- Actividades de crítica e digitação de dados através de supervisão diária e resolução das irregularidades e outros problemas que surgirem
- Gestão de diferentes bases de dados, arquivo de ficheiros de amostras laboratoriais, e back up diário dos ficheiros de dados das diferentes bases de dados
- Gestão de tabelas de controlo de actividades e dar comentários sobre a qualidade do trabalho de campo com base nos questionários recebidos
- Fazer controlo de qualidade dos dados, através de verificações regulares dos registos de dados nos instrumentos de recolha e na base de dados
- Apoiar o funcionamento efectivo e eficiente do fluxo de dados do departamento de vigilância, monitoria e avaliação, bem como outras unidades da estrutura organizacional
- Apoiar na preparação de relatórios e fornecer a informação das bases de dados sempre que for solicitada para a elaboração dos relatórios
- Participar na organização e actualização dos instrumentos de monitoria e avaliação com as equipas dos programas quando necessário
- Assegurar continuamente que os arquivos dos instrumentos com registo de dados primário estejam organizados, seguros e que apenas pessoas autorizadas tenham acesso aos mesmos
Requisitos
- Licenciatura em Saúde Pública, Educação, Ciências Sociais, Estatística, Informática, Medicina, Políticas de Saúde, Ciências da Saúde ou outras disciplinas conexas, ou qualificação equivalente e experiência
- Três a cinco anos de experiência em saúde pública, design e/ou gestão de dados ou inquéritos sobre a prevenção do HIV, tratamento ou programas de cuidados
- Demonstrar forte conhecimento de hardware e software de sistemas utilizados na gestão de dados de pesquisas, incluindo o Microsoft Office (Excel, Access), e software de sistemas utilizados na análise de dados, incluindo o SPSS, R, STATA, SAS, RDSAT ou RDS-A
- Experiência com a criação e gestão de bases de dados e linguagem SQL, incluindo a criaçāo de queries
- Conhecimento sobre ferramentas para criação de relatórios dinâmicos e dashboards para visualizaçāo de dados
- Conhecimento sobre linguagens de programação populares como JAVA, PHP ou Python
- Experiência no desenvolvimento de formulários para colheita de dados em dispositivos moveis com recurso a ferramentas open-source como Open Data Kit (ODK)
- Conhecimento detalhado sobre métodos de pesquisas, colecta de dados, análise, interpretação de dados em saúde pública/epidemiologia
- Experiência na avaliação e implementação de projectos de pesquisa de dados quantitativos e qualitativos
- Capacidade de resolução de problemas e competências organizacionais, e experiência de trabalho como membro de equipa
- Experiência em projectos multi-facetados e complexos
- Boa capacidade de comunicação em Português e Inglês oral e escrita
- Disponibilidade para viajar dentro e fora do país e trabalhar com recursos limitados
- A experiência com uma ou mais das seguintes áreas é considerada uma vantagem:
- Bioestatística
- Monitoria e avaliação
- Experiência do sector de saúde
- Experiência em trabalhos com população chave
Notas
- Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados
- Indique a fonte desta vaga na sua candidatura: emprego.co.mz
- Os candidatos devem submeter o seu CV em Português e Inglês, acompanhado de uma carta de candidatura
Como se Candidatar
1. Documentação
- Carta de Apresentação
- Curriculum Vitae
2. Candidatura