A SDO Moçambique encontra-se a recrutar para um empresa mineira que opera no norte do país, um Gestor de Impostos, para Vários Locais, em Moçambique.
Funções
- Preparar e organizar a apresentação de forma precisa e em tempo útil de todos os lucros e cálculos do CIT e do VAT (IVA) para todas as entidades corporativas, assim como garantir o pagamento atempado dos impostos
- Fazer a ligação entre a empresa e as entidades competentes no que diz respeito à recuperação progressiva do IVA (VAT) e todas as demais questões fiscais
- Gerir outros processos fiscais relativos à outros impostos incluindo os de produção, impostos sobre o exterior, impostos sobre veículos, etc
- Gerir todos os encargos fiscais e saldos fiscais correntes/atrasados para as contas locais e garantir a plena conformidade com os requisitos moçambicanos em relação a GAAP/impostos para as entidades
- Gerir os consultores profissionais no país com o apoio do Controlador Financeiro, de modo a garantir que é fornecido o suporte necessário para administrar as posições fiscais da empresa
- Auxiliar os Gestores de Linha no respeitante aos preços de transferência através da revisão e entendimento da legislação relevante e das melhores práticas
- Preparar mensalmente as revisões e análises de variação do caixa e reportar semanalmente as posições do caixa
- Fornecer trimestralmente o número de impostos em numerário de acordo com o grupo e calendário estabelecido
- Aconselhar sobre questões fiscais e tesouraria ou sobre riscos que poderão ter impacto no negócio
- Manter-se actualizado sobre os requisitos fiscais vigentes no país e aconselhar o Controlador Financeiro sobre propostas de mudanças ou reais mudanças que possam ocorrer nas leis fiscais
- Monitorar as despesas fiscais sensíveis e auxiliar no registo das mesmas
- Assistir e optimizar a amortização fiscal de todas actividades
- Conhecer o mercado de incentivos fiscais de todas as entidades a que reporta e assegurar o devido acompanhamento
- Monitorar as despesas de CSR e a respectiva qualificação como elemento de imposto deduzíveis
- Dar assistência no respeitante ao imposto “ad-hoc” e às actividades da tesouraria sempre e quando solicitado pelo Gestor de Linha
Requisitos
- Licenciatura em Finanças, Contabilidade ou áreas relacionadas
- Membro da OCAM
- Mínimo de 5 anos de experiência em funções similares
- Disponibilidade para residir no norte do país, num ambiente de mina
- Fluência na fala e na escrita da língua portuguesa e inglesa
Notas
- Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados
- Indique a fonte desta vaga na sua candidatura: emprego.co.mz
Como se Candidatar
1. Documentação
- Carta de Apresentação
- Curriculum Vitae
2. Candidatura