A MADIMOC está a recrutar um Gestor de Operações, para Boane-Matola-Rio, em Moçambique.
Descrição
- O Gestor de Operações é responsável por supervisionar as operações diárias da empresa, garantindo eficiência, produtividade e alto padrão de prestação de serviços. Essa função envolve gerir pessoas, agilizar processos operacionais e implementar estratégias alinhadas aos objetivos da empresa. O candidato ideal deverá possuir fortes habilidades de liderança, um sólido conhecimento das melhores práticas operacionais e a capacidade de analisar e melhorar o fluxo de trabalho
- O Gestor de operações reporta ao conselho de administração da empresa
Funções
Liderança de equipe
- Liderar, orientar e desenvolver uma equipe de operações, promovendo uma cultura colaborativa e de alto desempenho
- Avaliar o desempenho dos supervisores e do pessoal administrativo, dar feedback construtivo e identificar necessidades de treinamento
- Demonstrar integridade, motivar e inspirar a equipa de trabalho
- Criar um ambiente de trabalho positivo e respeitoso
Gestão de operações
- Supervisionar as operações diárias da organização, garantindo o cumprimento das metas e prazos
- Desenvolver e implementar políticas e procedimentos operacionais que melhorem a produtividade e a qualidade
- Monitorar as despesas e gerir os recursos de maneira eficaz e dentro do orçamento e, ao mesmo tempo, atingir as metas operacionais
Melhoria de processos
- Analisar operações e fluxos de trabalho existentes; desenvolver estratégias de melhoria e optimização
- Implementar procedimentos operacionais padronizados para todas as operações da empresa
- Implementar melhores práticas e novas tecnologias que melhorem a eficiência e eficácia operacional
- Implementar o plano semanal de actividades e plano de tesouraria
- Implementar procedimentos para a atribuição de benefícios ao pessoal e uso de recursos da empresa
- Implementar procedimentos de aquisição de bens e serviços
- Implementar procedimentos para o pagamento de despesas
Coordenação e Comunicação
- Coordenar de forma permanente com os supervisores e o pessoal administrativo para garantir o alinhamento das operações com as metas e objetivos da empresa
- Comunicar estratégias e métricas operacionais à alta administração e à equipe
- Estabelecer uma comunicação clara, aberta e franca entre com os membros da equipa
- Dirigir encontros de coordenação semanais com os supervisores e equipa administrativa
Conformidade e Gestão de Riscos
- Garantir a conformidade da actuação da empresa com as políticas e procedimentos da empresa
- Garantir que a empresa cumpra com os aspectos laborais, fiscais, ambientais e de segurança
- Identificar potenciais riscos operacionais e propor medidas de mitigação
Reporte ao Conselho de Administração
- Reportar semanalmente o desempenho da empresa (incluindo desafios e propostas de melhoria) nas reuniões com o Conselho de Administração
- Submeter relatórios mensais ao Conselho de Administração de empresa sobre o desempenho operacional e financeiro, desafios e propostas de melhoria
Requisitos
- Requisitos essenciais:
- Licenciatura em Gestão de Empresas ou áreas afins
- Experiência comprovada de mais de 5 anos em uma função similar, de preferência no sector industrial
- Fortes habilidades de liderança e gestão de equipes, com foco no desenvolvimento de pessoas
- Excelentes habilidades analíticas e de resolução de conflitos
- Proficiência no inglês falado e escrito, com capacidade para se comunicar de forma clara e eficaz em um ambiente profissional
- Proficiente no uso de ferramentas de análise de dados e software de escritório (por exemplo, Microsoft Office, sistemas ERP), plataformas de reuniões virtuais
- Excelente comunicação e habilidades interpessoais, com capacidade de interagir com partes interessadas a todos os níveis
- Fortes habilidades organizacionais e atenção aos detalhes
- Possuir carta de condução
- Desejáveis:
- Experiência no ramo industrial com alto padrão de exigência
- Conhecimento de gestão de riscos
- Fortes habilidades no uso de tecnologias de informação e comunicação
Documentação
- Carta de manifestação de interesse (em português)
- Curriculum Vitae (português)
- Fotocópia do Bilhete de Identidade
- Certificados de habilitações literárias
- Referências
Notas
- Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados