A Fundação Fé e Cooperação está a recrutar um Gestor de Projecto (GPROJ) (m/f), para Maputo, em Moçambique.
Descrição
- A Fundação Fé e Cooperação (FEC), instituição com estatuto de utilidade pública, é uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD), reconhecida pelo Ministério Português dos Negócios Estrangeiros. Conta com financiamentos da Cooperação Portuguesa, Fundação Calouste Gulbenkian e de organismos internacionais, como União Europeia, UNICEF, Misereor, Kindermissionswerk, entre outros
- A FEC foi criada pela Igreja Católica em 1990. Atua em Angola, Guiné-Bissau, Moçambique e Portugal, apoiando ainda projectos noutros países lusófonos e acções em países de outras línguas (Sudão, Iraque). Nestes países, pauta-se pela missão de "promover o desenvolvimento humano integral através da cooperação e solidariedade entre pessoas, comunidades e Igrejas"
- No Plano Estratégico 2017-2021, a FEC defende uma abordagem holística e integrada das suas acções, visando o desenvolvimento sustentável. A sua concretização passa por três eixos estratégicos de transformação social: 1) Educação, Conhecimento e Competências; 2) Boa Governação e Advocacia e 3) Cidadania Global e Direitos Humanos
- Esta função insere-se na acção do eixo Educação, Conhecimento e Competências e reforça a actividade do eixo Boa Governação e Advocacia
- Apostamos na formação e qualificação dos profissionais de áreas sociais: professores, educadores de infância e directores de escola, pais e educadores, agentes de desenvolvimento comunitários, enfermeiros e agentes de saúde comunitária. A educação está na base do desenvolvimento humano integral e é um pilar fundamental para a construção de sociedades mais justas e equitativas. Gera conhecimento e desenvolve competências fundamentais para o acesso ao emprego e empreendedorismo, gerando rendimentos e inovação. Em Moçambique, trabalhamos na educação na Província do Niassa e em Maputo, abrangendo educação de infância e o 1º ciclo do ensino básico e, transversalmente, nas áreas de gestão e administração escolar, com atenção à dimensão de educação inclusiva e equidade de género
- Apostamos na capacitação em gestão e assessoria técnica às organizações da sociedade civil, para que estas possam desempenhar a sua missão de forma mais eficiente e impactante junto das comunidades. Sociedades democráticas e justas precisam de atores de desenvolvimento (públicos, privados, sem fins lucrativos e sociedade civil) competentes e mobilizados para o bem comum e políticas justas e inclusivas
- A FEC aposta na advocacia e influência política junto dos decisores políticos, no trabalho em rede com atores locais e internacionais e na recolha de dados que fundamentem as recomendações e propostas que apresenta juntos de decisores
- Projecto: raízes e cultur@ - empreendedorismo cultural e reforço da identidade e cultura moçambicana
- Duração: Dezembro 2020 – agosto 2021
- Objectivo geral da função: O Gestor de Projecto (GPROJ) Raízes e Cultur@ - Empreendedorismo cultural e reforço da identidade e cultura moçambicana é responsável pela gestão, acompanhamento e implementação do projecto nas dimensões técnica, financeira e de recursos humanos
- Posição na organização: Reporta a Coordenadora do Programa País de Moçambique (CPP_MOÇ)
- Colabora com o Gestor Administrativo e Financeiro (GAF), com o Gestor de Comunicação (GCOM) e com o Gestor de Projecto em Portugal (GP_PT) com vista a garantir a boa execução técnica e de recursos, dando conhecimento ao CPP_MOÇ
- Articula com os técnicos das entidades parceiras a gestão técnica e financeira do projecto, sob orientação do CPP_MOÇ
Funções
Gestão e a acompanhamento técnico
- Acompanha e monitoriza a implementação do projecto através de instrumentos de gestão FEC, analisando pareceres, indicadores e tendências e propondo modificações à intervenção quando necessário
- Reporta as actividades do projecto através de pontos de situação mensais e mantém actualizado o cronograma das actividades
- Participa, analisa e dá retorno a todos os documentos relacionados com o projecto
- Assegura que resultados relevantes, melhores práticas e lições aprendidas são difundidos entre a equipa do projecto, parceiros, beneficiários e doadores
- Assegura a boa organização dos dossiês técnicos de projecto, para que seja possível a consulta rápida de todo e qualquer documento físico e digital relativo aos projectos
- Participa em reuniões com financiadores e parceiros para retorno da execução técnica e financeira do projecto
- Garante o cumprimento de protocolos estabelecidos, contratos de prestação de serviços, fornecimentos e obras
Gestão de equipa
- Coordena e supervisiona os técnicos das entidades parceiras no quadro da planificação e implementação das actividades e da gestão financeira do projecto
- Estabelece linhas de orientação e assegura a efectivação dos deveres e responsabilidades, dos técnicos das entidades parceiras, constantes dos termos de referência de cada função, o progresso regular das actividades e o cumprimento dos objectivos estabelecidos
- Coordena as reuniões de equipa de projecto
- Gere, motiva e acompanha a equipa de projecto
- Participa no processo de definição de funções e recrutamento e consultoria, selecção, contratação, em articulação com o CPP_MOÇ, observando os procedimentos definidos no manual de procedimentos FEC e de acordo com os requisitos dos financiadores
- Contribui para a criação de condições de bom funcionamento da equipa em Moçambique, de acordo com manual de procedimentos da FEC e tendo em conta as linhas de orientação estabelecidas pelo CPP_MOÇ
Gestão financeira e logística
- Mantem informação actualizada sobre a execução financeira do projecto, em articulação com o GAF e com o CPP_MOÇ
- Assegura, em estreita colaboração com o GAF, que os parceiros cumprem as regras financeiras estabelecidas em protocolo
- Dá feedback mensal sobre a execução financeira do projecto, com a colaboração do CPP_MOÇ e do GAF
- Apoia a fundamentação técnica para a elaboração dos relatórios de prestação de contas aos financiadores dos projectos, em conjunto com o GAF e em articulação com o CPP_MOÇ e o Coordenador do Departamento Financeiro e Administrativo (CDAF) na Sede da FEC
Monitorização e avaliação
- Elabora, reformula e implementa instrumentos de diagnóstico, monitorização e avaliação do projecto, em articulação com o GP_PT e com o CPP_MOÇ e orienta a equipa de projecto relativamente à recolha e compilação dos dados
- Articula com o GP_PT e com o CPP_MOÇ quaisquer alterações aos instrumentos de diagnóstico, monitorização e avaliação ou relativamente à necessidade de construção de novos instrumentos
- Garante a recolha e registo atempado e rigoroso dos dados decorrentes da aplicação de instrumentos de avaliação do projecto
- Reorienta a equipa de projecto em função da análise conjunta de dados
- Elabora os relatórios técnicos, através de uma análise crítica aos dados recolhidos e resultados atingidos pelos projectos, seguindo os formulários dos financiadores
- Colabora com as missões de monitorização e avaliação (intercalares e final)
Gestão de parcerias, comunicação e imagem
- Gere as parcerias e contactos no âmbito do projecto e participa, sob orientação do CPP_MOÇ, em grupos de trabalho de desenvolvimento de políticas e procedimentos nas áreas de Educação, Desenvolvimento Organizacional e Capacitação Institucional
- Participa nas reuniões de projecto (com parceiros, financiadores, doadores, organizações da sociedade civil, instituições académicas, organizações governamentais, etc.)
- Colabora com o GCOM no desenho do Plano de Comunicação do projecto, em articulação com o CPP_MOÇ
- Articula com o GCOM a implementação e divulgação das actividades do projecto, após validação do CPP_MOÇ e do Coordenador do Departamento de Comunicação (CDCOM)
- Apoia a realização de outras actividades de comunicação da FEC, nomeadamente através da elaboração de artigos sobre a sua área de intervenção e do registo fotográfico das actividades do projecto
- Assegura a implementação dos termos de divulgação e comunicação do apoio de financiadores e parceiros associados à intervenção, respeitando os requisitos de visibilidade dos financiadores
- Colabora na criação de condições para promover o bom-nome da instituição junto da comunidade, público-alvo e parceiros da FEC
Produtos esperados e data de apresentação
- Dossiês técnicos de projecto (em suporte digital e em papel) – actualização regular
- Instrumento de Monitorização – actualização mensal
- Cronograma de actividades – actualização mensal
- Plano de comunicação – actualização trimestral
- Relatórios técnicos – de acordo com calendário definido com financiadores e parceiros
- Orçamento mensal
- Execução financeira (Mango) – análise mensal
- Matriz de tarefas e procedimentos relativo às suas funções em suporte digital - no final do tempo de contrato
Requisitos
- Aptidões:
- Consciência intercultural
- Capacidade de auto motivação e auto-aprendizagem
- Criatividade e habilidade para trabalhar com recursos limitados
- Pensamento estratégico e capacidade de planeamento
- Capacidade de gestão de recursos humanos e de gestão do tempo
- Capacidade para trabalhar em equipa e comunicar eficazmente com colegas de várias nacionalidades
- Capacidade para trabalhar sob pressão, autonomamente e com supervisão reduzida
- Orientação para a obtenção quotidiana de resultados
- Carta de condução de veículos ligeiros e/ou motociclos (preferencial)
- Conhecimento:
- Formação superior em Gestão, Ciências Sociais e Humanas ou com experiência comprovada em funções similares
- Conhecimento da metodologia de gestão de ciclo do projecto
- Conhecimento dos procedimentos administrativos e financeiros da União Europeia
- Fluência em português e bons conhecimentos de inglês e/ou francês
- Conhecimento da realidade social e cultural em África e/ou em Moçambique (preferencial)
- Microsoft Office
- Experiência:
- Experiência de trabalho em funções equivalentes, preferencialmente de 3 anos
- Experiência em gestão de projectos e de equipas de trabalho
- Experiência em planeamento, estabelecimento de prioridades, preparação de planos de trabalho e avaliação de progresso
- Experiência de trabalho em países em desenvolvimento, em especial países africanos e/ ou em Moçambique (preferencial, pelo menos 1 ano)
- Serão valorizadas candidaturas de pessoas que tenham autorização de trabalho em Moçambique
- Compromisso:
- Compromisso com a luta contra a pobreza
- Compromisso com a filosofia de trabalho da FEC, nomeadamente a Doutrina Social da Igreja;
- Respeito pelo direito e valores internacionais que estão subjacentes à Declaração Universal dos Direitos do Homem e outros congéneres
- Compromisso com a capacitação das instituições locais baseada no respeito mútuo e no princípio de parceria
- Disponibilidade para viajar no país de intervenção, de acordo com as necessidades
Notas
- Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados
- Carga horária e horário: Tempo completo (40 horas semanais, flexíveis em função das necessidades)
- Termos de referência: https://bit.ly/2TuIWEk