A Contact está a recrutar para o seu cliente, um Gestor de Protocolo de Acções Antecipadas de Seca (m/f) para Maputo, em Moçambique.
Descrição
- A Cruz Vermelha de Moçambique (CVM) é uma organização humanitária, auxiliar de poderes públicos, cuja missão é contribuir para a melhoria das condições de vida da população mais vulnerável, prevenindo e aliviando o sofrimento humano em todos os lugares, através de mobilização de recursos para a promoção da cultura de paz e não-violência, solidariedade e inclusão social
- A CVM, em cooperação com outros actores nacionais e internacionais, coordena um Programa de Gestão de Risco de Calamidades
Funções
- Reportando ao Gestor do Projecto FbP-SAP e ao Director de Programas em Moçambique, deverá garantir a elaboração do Protocolo de Acções Antecipadas (PAA) usando metodologia pré-definida criando capacidades para antecipar o risco de desastres, reduzindo os impactos adversos, e fortalecer a Organização por meio de apoio pontual, usando as lições aprendidas
- Concretamente, irá desempenhar as seguintes tarefas: assegurar o mapeamento dos actores-chave na gestão de risco de secas e segurança alimentar em Moçambique e estabelecer a rede de parcerias com os actores identificados
- Identificar e avaliar dados e fontes relevantes que possam ser usados para análise e mapeamento do risco da seca para actualizar informações sobre perigos em regiões prioritárias
- Gerir estudos de base e estudo de definição do âmbito da acção baseada em previsão para assegurar a recolha de dados-chave sobre exposição e vulnerabilidade, para avaliar conhecimentos, atitudes e práticas, bem como, capacidades, necessidades e vulnerabilidades em distritos e comunidades de alto risco de secas em Moçambique
- Baseado nos resultados dos estudos de base, tomar decisão sobre definição do tipo de seca a que o protocolo vai se dirigir em conjunto com a gestão do projecto FbP-SAP
- Realizar encontros nas Províncias, Distritos e Comunidades com os actores-chave para disseminar a abordagem do FbP
- Manter contactos e colaboração com projectos similares em Moçambique igualmente focados na redução dos impactos de seca através de acções antecipadas
Requisitos
- Licenciatura em Agronomia, Climatologia ou outra disciplina relevante
- Mínimo de 3 anos de experiência relevante em aplicações sociais de informação científica, gestão de projectos e elaboração de relatórios focando os resultados, e incluindo a monitoria e avaliação
- Experiência com sistemas de aviso-prévio e conhecimento do sistema de gestão de calamidade em Moçambique
- Experiência de trabalho com organizações humanitárias será uma vantagem
- Experiência em geoinformática e sistemas de informação geográfica (SIG/GIS) será uma vantagem
- Conhecimento da abordagem do Financiamento baseado em Previsão em Moçambique será uma vantagem
- Comprovada competência na área de pesquisa e estudos de base
- Capacidade de acompanhar e inspirar processos de inovação
- Capacidade de análise, limpeza e visualização de dados
- Capacidade de tomar iniciativas e excelentes competências de planificação e organização, incluindo a capacidade de priorizar e gerir tarefas cruciais em simultâneo
- Excelente capacidade de comunicação oral e escrita em Português
- Domínio do Inglês como língua de trabalho é essencial
- Habilidades na gestão financeira e administrativa serão uma vantagem
- Habilidades informáticas na óptica do utilizador (Excel, Word, PowerPoint e Internet)
- Capacidade de trabalhar e de liderar uma equipa
- Capacidade de trabalhar sob pressão
- Habilidades de elaborar planos de trabalho e relatórios, e cumprir prazos
- Nacionalidade moçambicana
Benefícios
- A oportunidade de integrar uma equipa de trabalho forte e dinâmica, que proporciona um pacote de remuneração compatível com as qualificações e experiência demonstradas
Notas
- Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados