O FNB Moçambique está a recrutar um Gestor de Segurança, para Maputo, em Moçambique.
Funções
- Criar e Actualizar a documentação normativa do departamento de Segurança
- Gerir o processo de segurança do Banco
- Gerir a equipa do departamento de Segurança
- Elaborar e gerir o orçamento do departamento Segurança
- Desenvolver projectos de Segurança do Banco
- Realizar avaliação de risco na fase de prospecção para abertura de novos balcões em coordenação com a Direcção de Risco e Compliance
- Construir um sistema de avaliação periódica dos provedores de Segurança (Electrónica e Física)
- Sensibilizar a todos os colaboradores a seguirem os procedimentos de segurança adoptadas pelo Banco e pelo Grupo
- Promover e implementar sessões de formação, consciencialização e alinhamento sobre regras de segurança bancária
- Garantir a implementação e cumprimento de medidas de segurança nas unidades orgânicas
- Elaborar relatórios mensais das actividades de segurança com enfoque para a situação de segurança no Banco e no País em geral
- Reportar ao COO todas as actividades relacionadas com segurança, segurança e higiene no trabalho e planos de continuidade de negocio
- Realizar e coordenar reuniões trimestrais da comissão de segurança do Banco
- Gerir e supervisionar a segurança física de todas as instalações do Banco, incluindo sistema de CCTV, alarmes, detectores de incêndio etc
- Assegurar que todos os edifícios/ instalações do Banco cumpram com os requisitos mínimos de segurança conforme definido pelo Comité de Segurança;
- Identificação dos riscos da área e implantação de controlos e outros instrumentos para mitigação dos riscos
- Participar em reuniões e fóruns na industria relacionados com a segurança
- Assegurar que os incidentes relacionados com segurança, sindicatos de crime organizado que ocorreram no mercado sejam comunicadas atempadamente aos intervenientes (Balcões, outros centros de manuseamento de valores, etc) e assegurar que sejam tomadas medidas preventivas
- Responsável pelo serviço e manutenção de todos os equipamentos de segurança física
- Gerir projetos especiais relacionados com a segurança para mitigar o risco associado
- Negociar contratos de prestação de serviços relacionados com Segurança
- Assegurar que as responsabilidades do comité de segurança estejam definidos e que as reuniões ocorram de acordo com os estatutos
Requisitos
- Licenciatura em Gestão, Ciências Policiais ou áreas afins
- Experiência de pelo menos 5 anos em areas relacionadas com segurança
- Profundo conhecimento da indústria de segurança;
- Boa compreensão e capacidade de formular e implementar políticas
- Capacidade de gerir equipes de diferentes áreas de especialização
- Domínio da Segurança Bancária, conhecimentos avançados de tecnologias de comunicação e análise de projectos
- Habilidades para desenvolvimento de projectos e soluções de segurança
- Conhecimento de planeamento e gestão de operações de transporte de valores, segurança física e sistema electrónicos de segurança
- Apetência para investigação e habilidade em lidar com pessoas e trabalhar em equipa
- Aptidão para resolver conflitos e lidar com situações imprevistas
- Atenção ao detalhe – Preciso, sistemático na recolha, análise e avaliação de dados a partir de uma variedade de perspectivas orientadas para a regra; Inclui a capacidade de trabalhar com precisão e destacar imprecisões e inconsistências nas informações detalhadas
- Tomada de decisões - capacidade de fazer firme, por vezes difíceis, decisões com justiça baseada em factos, critérios, pensamento disciplinado e lógico
- Pró-activo na gestão de potenciais riscos de Segurança
- Liderança e Gestão - Monitorização – Implementação de processos e sistemas para definir, recolher e avaliar informações necessárias para gerir as atividades em relação aos objetivos, padrões de desempenho claramente definidos; inclui a capacidade de identificar e implementar medidas de referência adequadas
Notas
- Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados