O Standard Bank está a recrutar um Gestor de Tesouraria, para Maputo, em Moçambique.
Funções
- Impulsionar e dinamizar a eficiência e optimização do balanço
- Aumentar as fontes de financiamento eficientes, bem como de capital (fundos próprios complementares: tier 2)
- Gestão de risco de taxa de juro da carteira bancária
- Optimizar e ajustar o modelo de negócio ao contexto regulamentar emergente
- Garantir a disponibilidade de recursos financeiros
- Gestão e planeamento da oferta versus demanda de recursos financeiros
- Calibragem do preço de transferência de liquidez (FTP)
- Diversificação das fontes de financiamento em moeda nacional
- Envolvimento das partes interessadas
- Sensibilização do impacto financeiro dos regulamentos emergentes, bem como destacar (quando necessário) necessidade de alteração do modelo de negócio para fazer face a tais mudanças
- Colaboração com os principais intervenientes (Direcção Financeira, ALCO, Sala de Mercados, Standard Bank Grupo e outros)
- Gestão do Risco de Liquidez
- Assegurar a existência de liquidez suficiente (em moeda nacional e estrangeira) para fazer face às necessidades
- Gestão diária da liquidez do banco
- Optimizar o nível de Gestão de liquidez e conduzir a estratégia de melhoria da rendibilidade dos fundos próprios (ROE)
- Responsável (com a colaboração da Sala de Mercados) pelos preços e, quando aplicável influenciar e orientar o Comité de Fixação de Preços do país (pricing committee)
- Colaborar activamente com o Comité de Novos produtos (NPC) com vista a assegurar a sustentabilidade dos produtos implementados
- Liderar o processo de melhoria das métricas de gestão de liquidez
- Gestão da Carteira Bancária em coordenação com a Sala de Mercados.
- Gestão de risco e liderança estratégico
- Coordenar a fixação das taxas de juro, bem como efectuar previsões para fins de planeamento
- Obter aprovações do Comité de Gestão de Activos e Passivos (ALCO) para as estratégias de execução
- Coordenar a execução de estratégias com a Sala de Mercados
- Monitorar o desempenho das taxas de juro, bem como antecipar os movimentos futuros e propor medidas de cobertura de risco, quando aplicáveis
- Gestão dos preços de transferência de liquidez (FTP)
- Assegurar a adopção e implementação de preços de transferência de liquidez adequados
- Implementar melhorias ao processo de preços de transferência de liquidez em parceria com o grupo
- Desenvolvimento de fontes de financiamento de longo prazo
- Avaliar continuamente a necessidade de fontes alternativas de financiamento de longo prazo tendo em conta a relação custo/benefício, bem como assegurar existência de liquidez suficiente para fazer face ao crescimento dos activos
- Recursos Humanos
- Gestão de linhas de financiamento intra-grupo
- Gerir o processo/programa de emissão e gestão de instrumentos de dívida em coordenação com o Comité de Gestão de Activos e Passivos, Sala de Mercados e as equipas do grupo responsáveis pela Gestão Estratégica de Fundos (Group Strategic Funding)
- Gestão de Instrumentos de Dívida (DCM)
- Definir e implementar estratégias de fontes de financiamento de longo prazo, quer em moeda local e estrangeira
- Gestão do balanço e outras responsabilidades relacionadas
- Assessorar e apoiar no desenvolvimento de novos produtos com vista a alcançar uma maior diversificação de fontes de financiamento
- Desenvolver estratégias de gestão eficiente e eficaz do balanço
- Implementar medidas de captação de fundos pouco onerosos
- Implementar um sistema de respostas atempadas às mudanças regulamentares com objectivo de assegurar que o banco esteja em posição de cumprimento a todo e qualquer momento
- Gestão da carteira Bancária em coordenação com a Sala de Mercados
Requisitos
- Licenciatura em Gestão de Empresas, Economia, Contabilidade e Finanças ou outras áreas afins
- Experiência mínima comprovada de pelo menos cinco (5) anos em gestão de Activos e Passivos
- Conhecimento profundo de mercados financeiros
- Conhecimento profundo de transacções cambiais, instrumentos financeiros e de capital e outros produtos
- Conhecimento da legislação bancária incluindo transacções cambiais
- Conhecimento de políticas económicas e políticas monetárias
- Conhecimentos básicos de contabilidade
- Conhecimento de gestão de risco, nomeadamente risco operacional, risco de liquidez, risco de mercado, risco reputacional e risco de crédito
- Conhecimentos do processo de Gestão de Activos e Passivos (ALCO)
- Conhecimento de gestão de capital
- Conhecimento das normas de Basileia (Basileia II e III)
- Fluência nas línguas portuguesa e inglesa
- Domínio de informática (MS Word, MS Excel, MS PowerPoint), na óptica de utilizador
Notas
- Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados