O Basel Institute está a recrutar um Gestor do Programa, para Maputo, em Moçambique.
Descrição
- O ICAR é um centro especializado do Basel Institute on Governance que trabalha com países
de todo o mundo para reforçar as suas capacidades de recuperação de bens ilicitamente
adquiridos. É dada especial ênfase à tutoria prática para ajudar os profissionais das
autoridades de aplicação da lei e do Ministério Público a conduzir investigações financeiras,
desenvolver estratégias adequadas para a acusação de crimes de corrupção, e identificar,
restringir e confiscar os produtos do crime
- O ICAR também apoia os processos de reforma legislativa e institucional, desenvolve e
proporciona formação à medida, e trabalha com outras organizações internacionais para
fazer avançar a inovação e o diálogo político global sobre recuperação de bens. Reforço da aplicação da lei anti-corrupção e da capacidade de recuperação de bens
em Moçambique
- O Basel Institute, na sequência de um pedido da Procuradoria-Geral da República de
Moçambique (PGR), presta apoio a Moçambique na investigação e acção penal de casos
complexos de corrupção internacional e na recuperação de bens ilicitamente adquiridos.
Esta cooperação faz parte de um programa de assistência técnica de 4,5 anos implementado
pelo ICAR, com financiamento da Agência Suíça para o Desenvolvimento e Cooperação
(SDC) (Moçambique)
- O foco principal do programa é o reforço das capacidades de investigação e de acção penal
com vista a recuperar bens através de aconselhamento prático, formação estruturada e apoio
aos processos de reforma legislativa e institucional. A este respeito, uma das principais
actividades do projecto até à data tem sido o apoio à PGR na criação de um Gabinete Central de Recuperação de Activos, um esforço que tem sido complementado com contribuições para as recentes emendas legislativas relacionadas com a luta contra a corrupção. O programa está também a apoiar a PGR para reforçar as capacidades de investigação criminal em toda a cadeia processual de recuperação de bens
- Data de início: Fevereiro de 2023
- Taxa de emprego: 100%
- Duração do contrato: Até o 31 de dezembro (com possibilidade de prorrogação)
- Supervisor(a): Responsável de Programas baseado na sede, ICAR
- Número de relatórios: Nenhum
- Aberto a: Nacionais/residentes moçambicanos com autorização de
trabalho válida
Funções
- O/a Gestor(a) do Programa será responsável pela gestão dos aspectos logísticos da entrega
diária do programa acima mencionado, assegurando que o mesmo seja entregue de acordo
com os requisitos e regulamentos dos doadores, bem como com as políticas e
procedimentos do Basel Institute. Enquanto titular do posto reportará formalmente ao
Responsável do Programa (PO) da sede, especialmente em relação à aquisição, logística e
planeamento. Será supervisionado no dia-a-dia e estará sob a direcção do Chefe de Equipa
(TL) do programa
- As principais responsabilidades e tarefas associadas são as seguintes:
Gestão do Programa
- Apoia a TL na elaboração de relatórios do programa, incluindo relatórios semestrais
de progresso, bem como outras necessidades de relatórios ad-hoc, internos e
externos
- Apoia a TL na preparação de planos de trabalho e previsões financeiras anuais com
custos, e ajuda com actualizações periódicas desses planos
- Com o PO, identifica os recursos necessários para actividades novas/ajustadas e
avalia em relação ao orçamento disponível, concorda com a revisão das afectações
com a TL, e, se necessário, apresenta ao doador a fundamentação técnica e o
orçamento revisto para aprovação
- Coordena todas as aquisições locais de bens e serviços necessários para a entrega
do projecto, aplicando políticas e procedimentos do Basel Institute, e acompanha as
aquisições desde a fase do pedido através de aprovações, prestação de serviços,
facturação e pagamento
- Assegura a obtenção e transmissão de documentação de apoio suficiente para todas
as transacções financeiras, em conformidade com as políticas e procedimentos do
Basel Institute e os regulamentos dos doadores
- Presta apoio, sempre que necessário, nas questões logísticas relacionadas com o
destacamento de quaisquer consultores de curto prazo que possam ser contratados
para apoiar aspectos relacionados com a actividade do programa
- Assiste na preparação de auditorias e revisões de programas com base em
Moçambique, conforme seja necessário
- Em conjunto com o PO, detém a responsabilidade pela gestão do orçamento do
programa, trabalhando com o PO para desenvolver e aplicar procedimentos de
monitorização e análise do orçamento do programa
- Actualiza regularmente o TL e os peritos em orçamento disponível para actividades
locais, tendências de despesas do programa e áreas de risco através do fornecimento
regular e atempado de relatórios de acompanhamento de despesas
- Implementa procedimentos para a gestão de informação/documentos
Garantia de qualidade e monitorização do progresso
- Controlar o andamento dos planos de trabalho com a TL, ajustando a atribuição de
recursos conforme necessário para cumprir os objectivos no prazo previsto
- Apoia a TL e a equipa técnica de consultores no país para monitorizar o progresso
em relação aos objectivos do programa através de ferramentas de monitoramento e
avaliação (M&A), etc., em estreita coordenação com o PO com base na sede e/ou o
Chefe de M&A
Relação e gestão de risco
- Apoia a TL e a equipa técnica de consultores no país com a gestão das partes
interessadas, incluindo especificamente os parceiros governamentais e o doador
- Apoia o TL e o PO baseado na sede para gerir os riscos para a entrega do programa,
reputação ou segurança do pessoal, monitorizando o contexto, mantendo um registo
dos riscos e trabalhando com equipas técnicas de aconselhamento para implementar
medidas de mitigação; e de forma semelhante, monitoriza os desenvolvimentos
contextuais para identificar novas oportunidades para o Programa (por exemplo,
actividades novas/expandidas)
Requisitos
- Diploma universitário (o mestrado é uma vantagem)
- Seis anos de experiência de gestão de programas progressivamente responsável
- É necessária experiência prévia de trabalho em programas de desenvolvimento
internacional financiados por doadores, de preferência na governação e/ou
programação anti-corrupção
- Experiência demonstrável na gestão de orçamentos, finanças e previsões
- Excelentes capacidades de comunicação escrita e oral em português, incluindo a
capacidade de produzir relatórios de progresso escritos de forma convincente e
sucinta, editar o trabalho de peritos, e representar o programa adequadamente para
uma variedade de interessados
- Fluência em Inglês, tanto falada como escrita
- Conhecimento básico dos processos e ferramentas de M&A
- Capacidade de construir relações e redes de clientes eficazes e credíveis, incluindo
com uma série de intervenientes multiculturais (à distância e pessoalmente)
- Elevado grau de capacidade organizacional, incluindo trabalhar bem sob pressão e
um forte registo de tarefas, cumprindo prazos apertados
- Conhecimentos elevados em informática, incluindo o conjunto completo da
Microsoft, especialmente o Excel
- Experiência com ferramentas de gestão de projectos (a contabilidade básica do
projecto é uma vantagem)
Notas
- Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados
- Indique a fonte desta vaga na sua candidatura: emprego.co.mz
- O candidato seleccionado deverá demonstrar que cumpre os requisitos da lei
moçambicana para trabalhar em Moçambique
- Pacote de remuneração: O salário será proporcional à experiência e à responsabilidade. O cargo tem direito a um subsídio para seguro de saúde, e 25 dias de férias pagas por período de 12 meses.
- Por favor envie por e-mail o seu ficheiro de candidatura completo, incluindo uma carta de motivação em inglês e o seu CV detalhado (num único ficheiro PDF) o mais cedo possível (as candidaturas serão revistas numa base contínua), mas o mais tardar até o 3 de Fevereiro de 2023 por e-mail
- O Basel Institute é um empregador de igualdade de oportunidades. Não discrimina com base na raça, religião, cor, sexo, identidade de género, orientação sexual, idade, deficiência física ou mental não-desqualificante, origem nacional, estatuto de veterano ou qualquer outra base coberta por lei apropriada. Todo o emprego é decidido com base em qualificações, mérito, e necessidade empresarial
Como se Candidatar
1. Documentação
- Carta de Apresentação
- Curriculum Vitae
2. Candidatura