Vacancy

Gestor do Programa ConnectCaju

TechnoServe

A TechnoServe está a recrutar um Gestor do Programa ConnectCaju para Nampula, em Moçambique.
Descrição
  • A TechnoServe está actualmente a implementar um excitante programa piloto que tem como objectivo demonstrar a capacidade da Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) de fornecer serviços que permitam aos pequenos agricultores africanos produtores da castanha de caju aumentar sua renda e segurança alimentar, tornando-se fornecedores capazes e mais produtivos da castanha de caju e culturas relacionadas
  • A TechnoServe, em parceria com o INCAJU e financiado pela Embaixada da Noruega e seus parceiros Norges Vel, Brynild Gruppen AS e IKURU, liderou a implementação desde início do Projecto ‘ConnectCaju’ em 2016. Esta plataforma de informação móvel apoia as operações do INCAJU com uma base de dados de produtores e seus terrenos, rastreia as mudas e comercialização, e fornece conselhos baseados na previsão do tempo. Este projecto inicial forneceu boas capacidades básicas. A partir de 2019, propomo-nos basear nessa base para melhorar, integrar e expandir o uso de informações por forma a contribuir para a organização e crescimento do Subsector
  • Actualmente, estamos a trabalhar com aproximadamente 100,000 agricultores, fornecendo serviços que aumentam a sua produtividade e ligações com os compradores. Os próximos passos são apoiar a organização dos agricultores e triplicar a base de dados dos agricultores; capacitar os prestadores de serviços locais para oferecerem vários serviços e insumos, e facilitar ligações mais profundas com o mercado, desde o produtor ao retalhista internacional. Uma forte implementação ajudará a fortalecer e expandir as operações regulatórias e dos subsectores do INCAJU, melhorar as oportunidades de negócios dos agricultores e outros actores comerciais e permitir o desenvolvimento de melhores relações baseadas na confiança entre todos os actores desta cadeia de valor de importância vital
  • Reportando ao Director Nacional, o Gestor do Programa trabalhará em estreita colaboração com o Assessor Técnico Superior (actualmente Gestor do Projecto; continua a reportar ao Director Nacional) para desenvolver e estabelecer o escopo mais amplo e vários níveis de serviços planificados. Trabalhando em estreita colaboração com o INCAJU e outros sectores públicos, ONGs e parceiros comerciais, o Gestor do Programa será responsável pela implementação atempada e efectiva das actividades do programa e alcance das metas do projecto para expandir consideravelmente a escala de apoio aos agricultores e a profundidade dos serviços oferecidos
  • O Gestor do Programa será responsável pela planificação e implementação total do projecto expandido, incluindo gestão orçamental e monitoria do plano de trabalho, monitoria e avaliação (M&A) e entrega de resultados conforme o quadro lógico do projecto e os marcos acordados
  • O Gestor do Programa trabalhará também com o Director Nacional e o Assessor Técnico Superior para gerir todas as relações parceiro/doador, incluindo aquelas mencionadas anteriormente e dos novos parceiros como LBNuts (um novo parceiro do Fundo de Desenvolvimento do Caju Norges Vel), alguns parceiros emergentes R&D e partes interessadas locais em Moçambique. Em colaboração com estes parceiros, o Gestor do Programa contribuirá para o refinamento do projecto e para a concepção de qualquer fase subsequente, incluindo o desenvolvimento de propostas para o seu possível financiamento
  • O Gestor do Programa supervisionará uma equipa de 10 ou mais pessoas que trabalham em três grandes províncias do norte de Moçambique e uma pequena equipa a ser baseada em Maputo. A equipa será composta por uma mistura de funcionários a tempo inteiro e colegas da TechnoServe (consultores voluntários durante 3 a 6 ou mais meses de liderança das práticas de consultoria)
Funções
  • Gestão do Projecto:
  • Garantir que o projecto seja implementado com sólidas práticas e técnicas de gestão financeira, recursos humanos e práticas programáticas e garantir que os processos e actividades cumpram as políticas corporativas, as obrigações legais e contratuais e os padrões corporativos e dos doadores
  • Fornecer o coaching, direcção e liderança aos membros da equipa para alcançar os resultados. Os relatórios directos incluem:
  • 2 Chefes do Programa (um de Agricultura: actividades de apoio agronómico; os outros da Cadeia de Valor – actividades do sector privado)
  • 1 Chefe de Serviços de Desenvolvimento
  • 1 Chefe do Escritório de Gestão do Programa de uma equipa de consultoria afecto ao INCAJU
  • Além disso, uma equipa de 4 a 6 formadores de campos, 2 a 3 especialistas de TIC e 1 a 2 analistas apresentarão relatórios directos listados acima (respectivamente)
  • O assistente administrativo e o motorista do trabalho de campo do projecto também apresentarão relatórios
  • Gerir o orçamento regional e monitorar os orçamentos nacionais para garantir uma gestão responsável dos fundos dos doadores e implementação eficaz e eficiente
  • Trabalhar com especialistas regionais em recursos e Assessor Técnico Superior para desenvolver planos de trabalho e planos de recursos relacionados para estabelecer e adaptar a articulação do projecto à medida que novas aprendizagens são absorvidas
  • Estabelecer e gerir um conjunto de processos internos de comunicação e planificação para que os problemas sejam antecipados, planos sejam bem executados, progresso e estado das actividades do projecto sejam actualizados em tempo hábil e as excepções/problemas sejam geridos de forma eficaz
  • Gerir escalonamentos e resolução de problemas de maneira eficaz e em tempo hábil, operando numa base “sem surpresas” em estreita colaboração com o Director Nacional e Assessor Técnico Superior
  • Produzir relatórios financeiros e narrativos consolidados para a administração da TechnoServe e doadores, conforme exigido no contrato e conforme solicitado numa base ad-hoc
  • Garantir que as metas do projecto sejam alcançadas, em relação ao perfil do agricultor e capacitação, recrutamento do prestador de serviços e operacionalização, volumes de comercialização sejam rastreados e identificados e que sejam expandidas as plantações do caju
  • Garantir que a equipa do projecto, seus principais parceiros e partes interessadas estejam a par dos acontecimentos do projecto e do sector em toda a região, estejam cientes do seu próprio desempenho em relação aos marcos do projecto, alavancando as habilidades transferíveis dos colegas, através da partilha de lições aprendidas e benefício do trabalho de uns dos outros
  • Podem ser atribuídas responsabilidades de gestão adicional, autoridade orçamental e operacionais
  • Representação:
  • Estabelecer e manter fortes ligações de trabalho com oficiais/contactos dos doadores do programa, gestores de negócios do subsector do caju envolvidos no projecto, representantes do governo, outros actores do sector privado na cadeia de valor, bem como parceiros/contratantes locais
  • Reforçar a TechnoServe como líder do subsector do caju, e em particular, construir a nossa posição como organização “líder” em parcerias corporativas inovadoras que geram impacto
  • Representar o projecto e a organização nas funções internas e externas, conforme atribuídas; por exemplo, nas reuniões do Conselho Consultivo e nos fóruns de ICT4D
  • Desenvolvimento de negócios:
  • Envolver-se activamente nas discussões com os doadores e parceiros sobre o potencial desenvolvimento de serviços baseados em taxas e modelos de negócios (por exemplo, estruturas PPP e potenciais parceiros) que possam ajudar a alcançar a sustentabilidade ao longo do tempo, criando uma chuva de ideias criativas com a equipa sobre as intervenções mais prováveis para aumentar o impacto e a sustentabilidade, bem como as possíveis fontes de financiamento
  • Contribuir para a concepção e proposta do programa no segundo ano da próxima fase prevista do programa ConnectCaju que começa em 2019
Impacto
  • Alcançar o impacto do programa ConnectCaju; especificamente:
  • Garantir que as metas do projecto sejam alcançadas e que sejam feitas adaptações sólidas, com comunicação clara com as principais partes interessadas do projecto
  • Os marcos acordados do projecto são alcançados de maneira oportuna eficaz e eficiente
  • Usar evidências de monitoria e avaliação (M&A) do projecto para adaptar a estratégia e tácticas do projecto necessárias para alcançar a meta do projecto e rever os marcos
  • Garantir apoio adequado para a execução do projecto por parte da equipa de implementação e oportunidades de aprendizagem adequadas para o desenvolvimento profissional da equipa de implementação
  • Estabelecer e manter fortes relações de trabalho e de colaboração com parceiros e outras principais partes interessadas
  • Manter alta confiança do doador e da administração da TNS, inclusive por meio da manutenção de um registo de auditoria e governança completamente satisfatório
Requisitos
  • Pelo menos 6 anos de experiência relevante em gestão de projectos (por exemplo, programas internacionais de desenvolvimento de PMEs ou da cadeia de valor; funções de gestão do sector privado; liderança de gestão de empresas de consultoria), dos quais um mínimo de 3 anos de experiência que tenha sido obtida como gestor principal de projectos de um projecto substancial, incluindo gestão orçamental e 3 anos de experiência tenham sido obtidos em projectos de serviços de TIC
  • Conhecimento dos aplicativos Android e gestão das unidades web design
  • Experiência na implementação de soluções e estratégias móveis agrícolas para sua adopção em escala
  • Experiência em liderar e gerir equipas multiculturais de alto calibre, criação de uma equipa orientada para resultados, de preferência com alguma experiência em gestão remota
  • Forte histórico de construção de relacionamentos com clientes e partes interessadas internas e externas que criam resultados estratégicos com base na confiança
  • Capacidade demonstrada de desenvolver e implementar sistemas práticos de gestão de projectos e processos de monitoria de trabalho para facilitar a entrega pontual, eficácia de custos e conformidade
  • Exige-se Licenciatura/Pós-graduação em estudos relevantes que combinam a Agricultura com Negócios; por exemplo, um grau de qualificação em Agronomia combinada com qualificações em Economia Agrícola, Gestão de Negócios, TI ou área relacionada é preferencial
  • Excelente capacidade analítica e de aritmética
  • Excelentes habilidades de comunicação oral e escrita em Português e Inglês; conhecimento de línguas locais é uma vantagem
  • Será dada preferência a cidadãos moçambicanos
Notas
  • Os candidatos qualificados e interessados devem enviar um currículo em formato Word e uma carta de apresentação, lista de referências (mínimo 3) com histórico salarial
  • Para ser considerado, deve declarar na carta de apresentação que tem pelo menos 6 anos de experiência relevante em gestão de projectos relacionados
  • Apenas serão considerados ou contactados os candidatos que reunirem as qualificações mínimas para o posto. Não é permitido nenhum telefonema de seguimento de candidatura
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Detalhes

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