A Peace Parks Foundation está a recrutar Gestor do Projecto: Projecto da Blue Action Fund (m/f), para Maputo, em Moçambique.
Descrição
- A Peace Parks Foundation (PPF) foi adjudicada um contrato de cinco anos pela Blue Action Fund, intitulado: Adaptação a Mudanças Climáticas baseada em Ecossistemas – Conservando e Construindo resiliência e pretender contratar um Gestor de Projecto
- A posição é baseada no Parque Nacional de Maputo (PNM) e na Área de Protecção Ambiental de Maputo (APA) dentro do Distrito de Matutuíne e reportará ao Gestor de Projecto do PNM. O Projecto será liderado pela Peace Parks em estreita colaboração com o PNM, Administração Nacional das Áreas de Conservação (ANAC) e parceiro do consórcio, ADRA Alemanha
- O objectivo geral do projecto é contribuir para a conservação de uma rede de áreas de protecção costeira e marinha globalmente significativas e suas zonas de uso sustentável, i) melhoria dos serviços de ecossistema que ii) contribuem para reduzir os riscos das mudanças climáticas para comunidades vulneráveis. Para o efeito, o projecto irá:
- Melhorar os recursos, instrumentos e capacidades para a gestão e uso sustentável das Áreas Marinhas Protegidas
- Aumentar a resiliência da infraestrutura e do ambiente construído às mudanças climáticas
- Fortalecer a capacidade adaptativa e reduzir a exposição aos riscos climáticos
- Reabilitar ecossistemas costeiros degradados
- Melhorar a resiliência climática e meios de subsistência sustentáveis para as comunidades
- Promover o conhecimento, a experiência e a capacidade das agências nacionais relevantes para usar abordagens de Adaptação Baseada em Ecossistemas para gestão de zonas costeiras
- Fortalecer os sistemas institucionais e regulamentares para planificação e desenvolvimento responsivo ao clima
- Sobre o Cargo: O cargo assumirá a responsabilidade geral pela implementação, gestão e relatórios do projecto Blue Action Fund
- O candidato ideal deve ter experiência em organizações sem fins lucrativos na implementação de projectos comunitários e de conservação financiados por doadores internacionais num ambiente marinho e terrestre e com vários actores e parceiros e em conformidade com todas as salvaguardas sociais e aquisições e gestão financeira e normas de relatórios
Funções
- As principais áreas específicas de desempenho incluem:
- Liderança e gestão eficazes da equipa do projecto e implementação, incluindo a garantia de colaboração, disciplina, gestão de desempenho e motivação das equipas do projecto e parceiros
- Desenvolver e manter boas práticas em torno do envolvimento, comunicação e colaboração com todos os actores e parceiros externos, incluindo comunidades, governo, conservação e organizações parceiras
- Garantir a coordenação formal regular e reuniões de planificação entre as equipas de implementação do projecto e os parceiros
- Monitorar, garantir a conformidade e tomar acções correctivas para implementação do Plano de Actividades, Quadro Lógico e Orçamento do projecto com vista o cumprimentos dos objectivos do projecto
- Identificação e envolvimento proactivo e acções correctivas para resolver quaisquer riscos do projecto ou desafios de implementação
- Supervisão do Oficial de Conformidade e Risco e garantir que todos os processos de Monitoria e Avaliação (M&A) do projecto e Sistemas de Gestão de Salvaguarda Ambiental e Social (SGSA) sejam implementados de acordo com as normas do doador e da PPF
- Supervisão do Oficial de Administração e Finanças e garantir que todos os processos de aquisição e gestão financeira sejam implementados de acordo com as normas do doador e da PPF e que toda a administração do projecto seja executada de forma eficiente e eficaz
- Gestão do oficial de sistemas ecológicos e garantir que as actividades de conservação do projecto sejam realizadas de acordo com as normas previstas no projecto
- Identificação e contratação de provedores de serviços para atender aos requisitos do projecto
- Gestão e implementação de serviços de subcontratadas e outros provedores de serviços para garantir que sejam realizados de acordo com as exigências do projecto e normas contratuais
- Relatórios mensais, trimestrais e anuais de doadores internos e externos
Requisitos
- Pelo menos dez anos de experiência num ambiente similar, de preferência com uma Licenciatura em Gestão de Projectos, Gestão de Negócios, Gestão Ambiental ou Ciências Sociais e pelo menos 5 anos de experiência em gestão sénior ou de projectos d ou operações de escala semelhante
- Automotivado com fortes habilidades de liderança e experiência na gestão de equipa, incluindo capacidade de motivar, chegar a consenso, definir objectivos e gerir o desempenho
- Fortes habilidades administrativas e de execução de múltiplas tarefas
- Experiência na contratação e gestão de consultores e contratadas
- Proficiência profissional na fala e escrita de Português e Inglês
- Experiência na elaboração de relatórios
- Experiência com orçamentos, compras e gestão financeira
- Compreensão dos requisitos de protecção ambiental e social
- Experiência, capacidade e vontade de viver e trabalhar em condições remotas constitui vantagem
- Habilidades:
- Apaixonado por conservação e desenvolvimento sustentável
- Excelente comunicador
- Orientado para o serviço
- Organizado
- Atento aos detalhes
- Sensibilidade cultural
- Comprometido com abordagens participativas
- Adepto da resolução de problemas
- Forte senso de integridade pessoal e profissional
Notas
- Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados
- Indique a fonte desta vaga na sua candidatura: emprego.co.mz
- Os candidatos interessados devem submeter uma carta de manifestação de interesse, a detalhar o seu interesse e adequação para a posição bem como o Curriculum Vitae detalhado em Inglês, com detalhes de contacto de três referências
- Remuneração: Um pacote salarial competitivo será negociado com base nas qualificações e experiência
- Duração do Contrato: Três anos com possibilidade de prorrogação
Como se Candidatar
1. Documentação
- Carta de Apresentação
- Curriculum Vitae
2. Candidatura