A DSD Capital Lda está a recrutar um Gestor Financeiro, para Beira, em Moçambique.
Funções
- O Gestor Financeiro assiste o Director Executivo nos assuntos financeiros da empresa
- Supervisionar as finanças da empresa, e assistir à Direção com todos os aspectos financeiros e relacionados
- Supervisionar os trabalhos da equipa financeira da empresa, e validar os trabalhos desta
- Organizar a informação para a auditoria externa, na periodicidade estabelecida
- Coordenar com os bancos, a reconciliação mensal de posições (créditos, depósitos a prazo, e balaço de activos e passivos)
- Processar o orçamento operacional do mês, com base no orçamento anual aprovado, e submeter ao Director Executivo, 5 dias antes do mês seguinte, para a sua aprovação
- Controlar os custos fixos mensais (manter lista e datas, em tabelas separadas), e assegurar o seu pagamento a tempo e horas (rendas de casa, amortizações bancárias, seguros, prestações de aquisições, etc.), através da contabilidade e assistência administrativa
- Manter o registo de dívidas, e respectivo plano de pagamento, e incluir no orçamento operacional do mês
- Actualizar a tabela sempre depois dos pagamentos
- Manter uma relação de projetos em curso, e respectivo regime de faturação (datas e valores), e assegurar que a contabilidade emita as facturas em tempo útil
- Assegurar a manutenção e o registo de activos atualizado, sua codificação e respectiva localização
- Coordenar com a empresa de prestação de serviço de contabilidade, para a preparação e submissão mensal do relatório contabilístico, e o fecho anual de contas
- Produzir o relatório financeiro (de gestão) mensal da empresa, entre outros, com seguintes elementos financeiros:
- Fluxo de caixa
- Demonstração de resultados
- Balanço
- Posição de activos; e
- Posição de amortização de dívidas
- Assegurar a legalidade e actualidade fiscal, e assegurar o seu pagamento em tempo útil
- Gestão e análise de custos diretos e indiretos dos projectos (materiais, humano, equipamento, e tempos), e ajustar mensalmente os custos unitários da empresa, e produzir relatório mensal
- Efectuar pagamentos via cheque ou transferências bancária, incluindo para o estrangeiro, e assegurar a recolha de respectivos justificativos dentro de prazos estabelecidos pelos procedimentos da empresa
- Registar os activos e codificar os mesmos atualizando sempre que houver entrada de um novo activo, em coordenação com os chefes de área
- Assegurar que a Gestão de Centros de Custos estão sendo bem nomeados pela pessoa responsável, e reconciliar mensalmente
- Tratar de procedimentos bancários e de desembaraço alfandegário, em casos de compras no exterior
- Reconciliar mensalmente as contas com os credores, nas datas acordadas, de forma a regularizar os pagamentos das contas
- Alguns indicadores de monitoria semanal
- Monitorar e informar semanalmente, todas as Sextas-feiras:
- Posição das entradas
- Posição das saídas
- Previsão de impostos (IVA e IRPS)
Requisitos
- Licenciado em Contabilidade e Auditoria ou Economia
- Conhecimento na utilização de PRIMAVERA
- Minimo 5 anos de experiencia
- Experiência em ambientes exigentes, de preferência em empresas de construção
- Experiência com normas internacionais de contabilidade e relatórios financeiros
Notas
- Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados