A Miher está a recrutar um Gestor Financeiro da HJFMRI, para Maputo, em Moçambique.
Funções
- Gerir os técnicos financeiros de modo a garantir que padrões financeiros adequados, procedimentos, sistemas de controlo interno, cumprimentos, processamento de dados contabilísticos e relatórios financeiros de toda a função estão de acordo com os critérios do Programa Militar de Investigação do Sida do Governo Americano (MHRP), “Henry M. Jackson Foundation Medical Research International” HJFMRI e do doador
- Planificar e implementar sistemas de operações financeiras de acordo com as políticas e procedimentos do MHRP, incluindo sistemas de gestão de fluxo de caixa, orçamentação, conciliação de informação contabilística, controlos internos, relatórios financeiros, conservação de registos financeiros, gestão de doações, monitoramento e conformidade com parceiros
- Supervisionar a contratação e formação de técnicos financeiros
- Planificar e monitora as necessidades de fluxo de caixa para garantir a normal implementação dos programas
- Responsável pela gestão de relatórios de todos os escritórios e numa base mensal, submete à administração sénior e à sede do MHRP relatórios contabilísticos, incluindo ficheiros de contabilidade geral, reconciliações de contas, despesas com base no centro de custos, necessários relatórios de sub-concessionário, assim como outras informações financeiras de maneira correcta e regularmente
- Desenvolver e implementar orçamentos de concessões assim como sistemas de previsão
- Realizar revisões financeiras conforme o recomendado de modo a garantir a observância das orientações do MHRP e do doador
- Implementar as políticas, procedimentos, regras e regulamentos do doador; compila e actualize as políticas locais aplicáveis e forma o pessoal do programa em todas as políticas e procedimentos
- Actuar como ligação entre a HJFMRI e o parceiro local para garantir a devida revisão e monitoria do cumprimento e relatórios financeiros. Oferece apoio técnico adicional a qualquer parceiro de contrato, uma vez necessário manter elevados padrões de conformidade
- Fazer ligação com o Gestor de Aquisições e de Logística para garantir a observância das políticas e procedimentos de adjudicação e activos fixados para todos os bens e serviços
- Analisar os pacotes de remuneração, deveres fiscais e políticas de recursos humanos para o pessoal local de modo a garantir que o programa tenha adequadamente contabilizado o impacto financeiro de remuneração e benefícios do pessoal local
- Monitorar o desempenho financeiro mensal em relação aos orçamentos e previsões, fundos obrigatórios, compromissos e adiantamentos a funcionários, parceiros e consultores
- Elaborar relatórios regulares à equipa de Administração Sénior sobre os rendimentos, despesas e variação do orçamento
- Estabelecer sistemas e garante que os processos de sub-concessão e facturas de sub-contratos são concisos e estão em conformidade com as políticas e procedimentos
- Responsável pela descoberta, mitigação e documentação dos riscos financeiros. Responsável pela elaboração de relatórios de gestão de risco anuais
- Garantir a disponibilidade, continuidade e segurança de dados financeiros e informações relativas à organização, incluindo a disponibilidade de serviços bancários pela internet e backups semanais de todos os dados financeiros
- Desenvolver e mantém uma excelente relação de trabalho com MHRP, HJF/MRI e os departamentos de finanças e funcionários de HJF, assim como com outras organizações parceiras, garantindo que o programa é bem recebido e apresentado profissional e positivamente
- Respeitar a confidencialidade na discussão de assuntos do pessoal e organizacionais de parceiros; também mantém a confidencialidade do programa e do seu projecto, assim como informações fiscais e relacionadas ao pessoal
- Preparar relatórios de workshops, seminários, conferências, reuniões e formações que tenha assistido e pertinentes para o desempenho das suas funções; viagens à noite são ocasionalmente necessárias
- Assistir em outros deveres, conforme necessário e requisitado
Requisitos
- Fluente em Português e Inglês (falado e escrito)
- Deve ter o Grau de Licenciatura em Contabilidade
- Certificação em MBA ou CPA é uma vantagem
- Pelo menos 3 anos de experiência no trabalho
- Forte domínio de informática
- Perfeição no trabalho diário e outros projectos
- Capacidade de cumprir com calendários e prazos fixados
- Capacidade de funcionar como parte de uma equipa
- Habilidade em informática
- O indivíduo deve ter conhecimento apurado de Microsoft Word; Excel; Software de Contabilidade QuickBooks
Notas
- Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados