A Fundación Ayuda en Acción está a recrutar um Gestor Financeiro de Programas Co-Financiados para Pemba, em Moçambique.
Descrição
- A Fundação “Ayuda en Acción” é uma organização de cooperação internacional para o desenvolvimento. Nossa principal tarefa é promover melhorias das capacidades individuais e colectivas das crianças, famílias e comunidades com quem trabalhamos para que passem a ser os principais protagonistas do seu próprio desenvolvimento
- Objectivos da posição: A Fundação “Ayuda en Acción” está a recrutar candidatos experientes para coordenar e monitorar nas escenas financeiras e administração no âmbito de um programa co-financiado que contribuirá para ampliar esforços para melhorar a situação económica da juventude através do aumento do emprego e de actividades geradoras de renda em Cabo Delgado, Moçambique
- Além disso, o candidato escolhido apoiará ao departamento de administração e finanças na gestão financeira e contabilista, respeitando os princípios e os padrões contábeis aceitos em geral, gerindo os recursos financeiros, humanos, materiais e tecnológicos disponíveis, respeitando a normativa vigente aplicável, apoiando outras áreas operacionais da organização, parceiros, comunidades, instituições publicas e outros autores relevantes para atingir os objectivos da organização
Funções
- Garantir o cumprimento dos requisitos no âmbito legal, fiscal, contabilistico e tributário, respeitando os procedimentos internos e normas locais em vigor
- Apresentar relatórios financeiros e contabilisticos de acordo com as directrizes e prazos estabelecidos
- Assegurar a justificação dos fundos conforme a normativa dos financiadores
- Preparar o plano orçamental anual, em colaboração com a Sede na Espanha e monitorar execução financeira e analisar os desvios nas diferentes rubricas orçamentais a contribuírem para os objectivos pretendidos pela organização
- Realizar visitas no terreno no quadro dos projectos feitos com nossos parceiros locais para monitorizar e garantir o cumprimento de acordos assinados pelas partes e, ao mesmo tempo, com nossos doadores
- Gestão e controlo das actividades de tesouraria, proceder as reconciliações bancarias e gerir os níveis de liquidez baseados nas directrizes do Departamento Financeiro na Sede, assegurando a disponibilização de recursos financeiros suficientes para a execução dos projetos
- Classificação e lançamento de documentos contabilísticos (caixa e bancos) garantindo sua adequação às IFRS e a plano geral contável espanhol
- Zelar pela observância das obrigações fiscais e demais procedimentos laborais, tais como Plano de Férias, Relação Nominal, INSS, IRPS, Declarações Anuais de Rendimento, etc.
- Gestão dos recursos humanos da Fundação em Moçambique: processos de selecção e de contratação de pessoal, pagamento de salários, formação, empregados temporariamente ausentes, cessação da relação de trabalho, etc. garantindo a normativa local aplicável
- Conhecimento de leis e práticas de trabalho, com experiência em trabalhar com advogados de Moçambique
- Coordenar o desenvolvimento e revisão dos procedimentos de compra e verificar o control do inventário, de acordo com procedimentos administrativos internos estabelecidos por a organização
- Acompanhar nos processos de auditorias externas/internas, contábeis, de gestão e de execução dos projectos
- Monitorar e efectuar avaliações exaustivas contínuas no âmbito do controlo da gestão e gestão administrativa financeira, desenvolvendo e garantindo sustetabilidade dos processos promovidos
- Facilitar e apoiar a implementação de melhores práticas e mecanismos de controlo interno nos processos de gestão e administração dos recursos
Requisitos
- Nacionalidade moçambicana
- Formação Universitária em Economia/Contabilidade/Finanças ou Administração de Empresas
- Mínimo 05 anos de experiência em gestão financeira, idealmente dentro de uma Organização Não Governamental (ONG)
- Alto domínio da informática (Excel, PowerPoint, Word, etc.)
- Experiência do software de contabilidade informatizada (o conhecimento do ERP SAP será avaliado positivamente)
- Excelente capacidade de comunicação tanto em Português como em Inglês (falado e escrito). Capacidade de comunicação em Macua é uma vantagem
- Disponibilidade para viajar e para deslocar-se às zonas rurais.
- Experiência demostrada aplicações e implicações do International Financial Reporting Standards (IFRS) and local PGC-NIRF na contabilidade da organização em Moçambique
- Sólidos conhecimentos e a aplicação da legislação laboral e fiscal em vigor
Benefícios
- Incorporação imediata
- Contrato de duração do projecto com período probatório que indique a lei de Moçambique
- Jornada completa de trabalho
- Remuneração de acordo com a política salarial da Ayuda en Acción
Notas
- Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados
- Os candidatos interessados queiram, por favor, enviar carta de candidatura especificando a vaga, CV com cópias de documentos e cartas de referência relevantes