Vacancy

Gestor Nacional de Recursos Humanos (m/f)

Handicap International

A Handicap International está a recrutar um Gestor Nacional de Recursos Humanos (m/f) para Maputo, em Moçambique.
Descrição
  • A Handicap International/Humanity & Inclusion, Organização não-governamental humanitária sem fins lucrativos, operando em Moçambique há mais de 25 anos, pretende recrutar para Maputo, o Gestor Nacional dos Recursos Humanos HI Moçambique
  • O gestor nacional dos recursos humanos assegura a gestão eficiente dos recursos humanos da região (incluindo os países associados) pelos quais é responsável. Participa ativamente na reorganização faseada das HI no terreno no âmbito do projeto ROOTS (reorganization of operational and technical services of HI) e nos esforços para manter o pessoal e abrir postos-chave ao pessoal nacional, ajudando a garantir que as HI sejam reconhecidas como "empregador de eleição no sector da ajuda" (estratégia 2016-2025)
Funções
Gestão dos recursos humanos
  • Definir as necessidades de formação e assegurar a formação do pessoal, sob a supervisão do referente hierárquico
  • Participar na avaliação do pessoal
Acompanhamento, análise e elaboração de relatórios
  • Participar na elaboração do programa de actividades
  • Acompanhar activamente e elaborar relatórios sobre as actividades dos projectos
  • Planificar as necessidades relacionadas com as actividades, coordenar e garantir a boa execução dessas actividades, em conformidade com as normas de trabalho, avaliar estas actividades
  • Garantir e coordenar todas as tarefas administrativas ligadas aos projectos
  • Assegurar uma transferência de informação relevante para a próxima equipa de trabalho
  • Comunicar imediatamente aos supervisores técnicos qualquer problema decorrente do serviço, especialmente a perda  roubo/dano de equipamentos de trabalho
Objectivos
Objectivos específicos 1
Estratégia e Direcção
  • Principais áreas de actividade:
  • Contribui para a elaboração, revisão e implementação da estratégia operacional (StratOp) no âmbito da sua responsabilidade
  • Fornece ao Director Nacional opções de RH para apoiar a implementação do StratOp localmente
  • Produz e actualiza o mapa de riscos abrangendo seu escopo de responsabilidade. Propõe e implementa medidas de mitigação de riscos
  • Contribui para a comunicação de incidentes dentro de seu escopo de responsabilidade
  • Produz, compila e analisa dados do painel de controle; se necessário, cria KPIs de RH específicos para seu programa
  • Representa externamente as IHH em questões de RH relativas à sua área geográfica (e.g. fóruns, alianças operacionais e estratégicas); assegura o desenvolvimento das parcerias locais necessárias ao desenvolvimento da sua área de actividade
Objectivos específicos 2
Normas e Prestação de Contas
  • Principais áreas de actividade:
  • Assegura o respeito e aplicação das normas HI HR para todo o seu sector profissional, no que diz respeito a políticas, processos e ferramentas
  • Adapta e contextualiza as normas de RH de acordo com as características locais específicas
  • Supervisiona o controlo interno de toda a sua área de responsabilidade
  • Garante o cumprimento e a aplicação das regras dos doadores institucionais em todos os projectos implementados no seu âmbito
Objectivos específicos 3
Gestão Operacional de RH, Planeamento dos recursos do programa
  • Principais áreas de actividade:
  • Assiste o Director Nacional no dimensionamento de recursos (quantitativos e técnicos) e na elaboração e monitorização de planos de aprovisionamento e desenvolvimento de competências para a área dentro do seu âmbito geográfico, contribuindo assim para os esforços de retenção de pessoal e abertura de postos-chave ao pessoal nacional
  • Auxilia na secção de RH dos orçamentos para propostas de projectos e na orientação do orçamento, incluindo projectos de RH/folha de pagamento
  • Assegura a actualização das competências de gestão para todos os gestores que trabalham dentro de seu escopo geográfico através da implantação de políticas e ferramentas Manager 2.0 e melhoria contínua
  • Organiza avaliações de talentos: identifica talentos e de baixo desempenho e adapta os planos de apoio do pessoal em causa em conformidade
  • Monitora os riscos psicossociais no trabalho e garante que o apoio adequado é fornecido a qualquer funcionário envolvido
  • Coordena situações específicas (trabalhadores com deficiência, mobilidade)
Objectivos específicos 4
Administração e folha de pagamento
  • Principais áreas de actividade:
  • Coordena e monitora a gestão da folha de pagamento dos funcionários nacionais em todo o programa
  • Coordena a gestão administrativa gerada pelas Condições e Modalidades de Emprego do Pessoal Internacional directamente com os centros operacionais da sede (Unidade de Administração do Pessoal, Unidade de Recrutamento e Mobilidade)
Objectivos específicos 5
Auxiliar os gestores do seu programa na implementação de políticas de RH
  • Principais áreas de actividade:
  • Sobre questões colectivas
  • Organização do trabalho
  • Acompanhar a mudança: mudanças na organização, a emergência de novas profissões, a implementação de novos processos de RH, etc.
  • Qualidade de vida no trabalho
  • Sobre questões individuais:
  • Disciplinar
  • Remuneração
  • Saúde, etc.
Objectivos específicos 6
Legal e social
  • Principais áreas de actividade:
  • Assegura um clima social positivo
  • Representa a IH junto dos representantes do pessoal
  • Assegura que as normas jurídicas e as alterações à jurisprudência sejam monitorizadas a nível local no que respeita especificamente à legislação laboral e à aplicação do quadro jurídico
Objectivos específicos 7
Implementação do Código de Conduta e das políticas institucionais da HI
  • Principais áreas de actividade:
  • Apoia o Director Nacional na aplicação do Código de Conduta de HI e da PSEA
  • Contribui para a implementação operacional das decisões tomadas pelas células de crise
  • Contribui para a implementação das acções decididas pelas células de investigação
  • Gestão Profissional dos Canais
Objectivos específicos 8
Lidera o canal profissional do sector de RH dentro de seu escopo e ajuda a fazê-lo para a organização como um todo
  • Principais áreas de actividade:
  • Contribui para o canal profissional do sector de RH globalmente (comunidade de prática)
  • Desenvolve um pool de talentos locais (realiza entrevistas técnicas com os candidatos e formula recomendações; identifica necessidades de formação)
  • Preparação e resposta a emergências
Objectivos específicos 9
É responsável por prestar apoio adequado às respostas a emergências que ocorram dentro do seu âmbito geográfico
  • Principais áreas de actividade:
  • Participa na análise da capacidade dos seus programas e equipas para responder a emergências
  • Contribui para a identificação de medidas de preparação em ligação com a Divisão de Emergência da sede; implementa essas medidas
  • Em caso de resposta a uma emergência, mobiliza o seu departamento e os seus processos: dimensão da equipa, mecanismos de gestão de linha, coordenação e comunicação, ARCI, relatórios, etc.
  • Reforça a coordenação externa com colegas de outras organizações
Objectivos específicos 10
Assume o papel e a posição do gestor em relação ao seu pessoal de RH
  • Principais áreas de actividade:
  • Fomenta o espírito de equipa e trabalha em equipa para assegurar as sinergias necessárias entre as divisões. Incentiva a troca de práticas dentro e entre as divisões
  • Contribui para o desenvolvimento profissional dos membros da sua equipa: estabelece objectivos individuais, assegura que o know-how e as motivações dos seus colaboradores vão ao encontro das necessidades da organização
  • Proporciona reconhecimento individual e colectivo
  • Desenvolve a capacidade do seu pessoal para trabalhar autonomamente
  • Incorpora e transmite os valores da IH, assegura o respeito pelo seu código de conduta e políticas institucionais e está atento às atitudes e comportamentos individuais e colectivos esperados
Requisitos
  • Licenciatura ou equivalente em uma área da Lei, Direito, Economia, recursos humanos
  • Um mínimo de 5 anos de experiência na gestão dos recursos humanos
  • Objectivos e conteúdos dos projectos de transformação (simplificação, gestão da mudança, Manager 2.0, etc.)
  • Quadros institucionais (políticas, directivas, normas)
  • Visão, mandato, valores e estratégia da HI
  • Princípios humanitários
  • Ambiente humanitário
  • Regras do doador
  • Comando de Francês e Inglês
  • Comando de ferramentas de TI (incluindo Excel e Word de nível avançado)
  • Conhecimento dos métodos de gestão
  • Capaz de representar o quadro jurídico e de RH da IH
  • Habilidades analíticas e de síntese
  • Capaz de liderar mudanças
  • Exercício de profissões de RH em um ambiente humanitário
  • Liderança e mobilização de equipas
  • Positivo, construtivo
  • Orientado para soluções
  • Flexível
  • Excelentes habilidades interpessoais
  • Boas capacidades de resposta
  • Capaz de gerir o stress
  • Capaz de trabalhar em uma equipe multicultural e multidisciplinar
Notas
  • Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados
  • Indique a fonte desta vaga na sua candidatura: emprego.co.mz
  • Os candidatos (as) com a experiência e as qualificações exigidas são convidados(as) a submeter o CV em Português e Inglês, 3 cartas de recomendações; a carta de candidatura, deve referir especificamente aos requisitos desta posição
  • Só os/as candidatos(as) que responderem devidamente aos requisitos serão convocados para um teste/entrevista
  • Encorajamos candidaturas de mulheres e de pessoas com deficiência
  • Aviso legal: A Handicap International/Humanity & Inclusion, não faz nenhum tipo de cobranças em quaisquer das fases de recrutamento e não procede por via de agentes de recrutamento
  • A Humanity & Inclusion acredita e está comprometida com a salvaguarda e protecção dos direitos da crianças e pessoas vulneráveis em todo o seu trabalho. Qualquer candidato que obtenha a vaga na HI deverá conhecer, assinar e cumprir com as políticas de Protecção Contra Exploração sexual, Abuso e Assédio; Protecção da Criança, Política anti-fraude, suborno e corrupção; o Código de Conduta e o Estatuto do Pessoal como um anexo ao seu contrato de trabalho. Todo os colaboradores da HI comprometem-se a criar e manter um ambiente que previna a exploração e o abuso sexual e promova a implementação do código de conduta
Como se Candidatar
1. Documentação
  • Carta de Apresentação
  • Curriculum Vitae
2. Candidatura
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