A Elizabeth Glaser Pediatric Aids Foundation - EGPAF está a recrutar um Gestor Sénior de Recursos Humanos, para Maputo.
Funções
- O Gestor Sénior dos Recursos Humanos (RH) é responsável por todos os aspectos relacionados com a função dos recursos humanos no seio do programa nacional. O incumbente subordina-se ao Director das Operações, com uma linha dotada de prestação de contas ao Director Internacional dos Recursos Humanos e é responsável pela colocação do pessoal, recrutamento, retenção, gestão do desempenho, relações com os trabalhadores, compensação, cumprimento, desenvolvimento individual e planificação do processo de sucessão. O incumbente garante que as iniciativas na área dos RH seja harmonizada com os valores da missão, e, a estratégia de actividades a longo prazo da EGPAF, e que elas apoiem as necessidades do sector dos RH no programa nacional. O objectivo global da posição é apoiar o desenvolvimento e a retenção de uma força laboral de elevado desempenho e uma cultura de aprendizagem
Liderança & Apoio aos RH
- Desenvolver e implementar estratégias, planos e orçamentos nacionais de RH que apoiam os objectivos do programa, e garantir a plena implementação dos padrões e boas práticas de RH definidos
- Aconselhar o Director Nacional e a Equipa Sénior de Gestão sobre as principais questões e desafios ligados aos RH, e conduzir os esforços de mudança de gestão de modo a colocar a EGPAF numa posição de entidade empregadora de escolha
- Providenciar liderança à equipa dos RH e fiscalizar as operações dos RH para garantir que as iniciativas estratégicas sejam implementadas com um forte enfoque sobre o recrutamento, desenvolvimento e retenção de pessoal de alta qualidade
- Trabalhar em parceria com a equipa internacional dos recursos humanos para administrar, comunicar e promover os programas e as políticas da EGPAF
- Realizar viagens de campo regulares aos escritórios dos projectos para monitorizar e rever os procedimentos administrativos e dos recursos humanos e apoiar o pessoal do projecto, nos casos em que seja necessário
- Interagir e coordenar com os gestores e supervisores para fortalecer a comunicação, educação e garantir uma implementação efectiva dos programas dos RH
Colocação de pessoal & Recrutamento
- Desenvolver e implementar um plano de recrutamento em conformidade com as actuais e futuras necessidades do programa
- Coordenar e apoiar o processo de recrutamento e selecção para o pessoal nacional
- Formar e treinar o pessoal envolvido nas melhores práticas de recrutamento, e equidade nas oportunidades
- Coordenar a orientação/ entrada de novos trabalhadores
Política sobre RH e cumprimento
- Administrar as políticas sobre RH, incluindo a elaboração e manutenção dos termos e condições contratuais, salários e benefícios, contratos de trabalho, registos de férias, etc
- Rever e comparar os salários EGPAF no mercado moçambicano, assim como, as políticas sobre os RH e propor os devidos ajustes ou novas políticas para garantir que o programa se mantenha competitivo
- Assegurar que a documentação relativa aos RH esteja completa e actualizada, bem como confidencialidade no manuseamento da informação sobre os trabalhadores
- Garantir o cumprimento de todas as políticas e procedimentos internos bem como dos regulamentos externos e das leis laborais aplicáveis
- Aconselhar e formar o pessoal a todos os níveis sobre as questões relacionadas com a legislação, procedimentos disciplinares, queixas e procedimentos para resolução de conflitos
Relacionamento com os Trabalhadores
- Facilitar as comunicações dos trabalhadores, garantir a existência de canais de comunicação abertos de forma regular, apoiar os comités do pessoal conforme seja necessário
- Providenciar serviços e aconselhamento aos trabalhadores e aconselhar em matérias de resolução de conflitos e graves queixas dos trabalhadores
- Gerir e resolver as questões ligadas às relações dos trabalhadores (Relações Laborais) e apoiar a administração na resolução de conflitos para garantir que as questões sejam identificadas e abordadas de forma oportuna, adequada e justa
- Aconselhar sobre as questões disciplinares e rescisão de contratos, garantindo o cumprimento dos requisitos legais/ legislação laboral
- Colaborar com o Director das Operações e com o Director Internacional dos Recursos Humanos acerca de assuntos sensíveis incluindo litígio. Implementar medidas preventivas e apoiar na minimização de litígios assegurando uma aplicação justa e equilibrada das políticas e práticas
- Garantir a segurança, o bem-estar e a saúde dos trabalhadores
Aprendizagem e Desenvolvimento e Gestão do Desempenho
- Gerir o plano nacional de aprendizagem e desenvolvimento, identificar as oportunidades de crescimento e desenvolvimento para os funcionários com elevado potencial e facilitar as iniciativas de desenvolvimento em gestão e liderança
- Avaliar as necessidades de aprendizagem e desenvolvimento dos funcionários e desenvolver uma estratégia ampla de um programa de aprendizagem e desenvolvimento
- Identificar oportunidades de desenvolvimento de carreira para funcionários com potencial elevado e facilitar as iniciativas de desenvolvimento de gestão e liderança
- Realizar avaliações de impacto sobre as iniciativas de aprendizagem para programas amplos
- Administrar os processos de gestão por forma a alinhar o desempenho dos funcionários com as metas e os objectivos da EGPAF, e apoiar na criação e retenção de funcionários e equipas com elevado desempenho
Questões Gerais dos RH
- Participar em reuniões relevantes de coordenação interagência
- Garantir a identificação oportuna e correcta da informação dos trabalhadores no HRIS
- Garantir a elaboração de relatórios de forma oportuna e imediata em relação aos pedidos de informação e apoio
- Assegurar uma planificação e preparação adequada a respeito do pessoal que sai, incluindo uma planificação de sucessão, facilitação na transmissão de tarefas, pagamentos finais em casos de saídas, entrevista de saída, etc
- Gerir a administração dos benefícios do pessoal e o cumprimento das leis fiscais, incluindo os termos e condições de serviço, salários e benefícios, contratos de trabalho e registos de férias
Requisitos
- Licenciatura ou outro nível superior em gestão de recursos humanos, desenvolvimento de organizações, psicologia organizacional ou áreas similares
- Certificação profissional adicional em gestão de RH será uma vantagem
- 7–10 anos de experiência em gestão de recursos humanos em papéis de responsabilidade progressiva, com experiência profunda e funções transversais
- Larga experiência em organizações multiculturais, multinacionais e em organizações sem fins lucrativos será uma vantagem
- Conhecimentos sobre a legislação laboral nacional, legislação sobre o emprego e práticas de emprego
- Experiência sobre regulamentos de ONGs e doadores internacionais será uma vantagem
- Excelente habilidade interpessoal, de comunicação, serviço ao cliente, consulta, formação, organizacional com um registo de liderança de mudança e inovação
- Fortes habilidades de resolução de problemas com fortes capacidades negociais e estratégicas, habilidades de diagnóstico organizacional, habilidades analíticas, e excelentes habilidades de desenvolvimento de equipa
- Muita energia e maturidade e com a capacidade de gerir vários projectos simultaneamente com prioridades competitivas
- Estratégico e táctico: com capacidade de liderar segundo o modelo “arregaçar as mangas” que é considerado como sendo orientado para as pessoas e eficaz
- Culturalmente astuto, respeitoso e tolerante, capaz de promover e apoiar a diversidade no local de trabalho, e com a capacidade de ganhar confiança e respeito por parte dos seus pares
- Fluência em Português e Inglês
- Disponibilidade para viajar regularmente para os escritórios de campo, com algumas viagens internacionais ocasionais
Notas
- Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados
- Indique a fonte desta vaga na sua candidatura: emprego.co.mz
Como se Candidatar
1. Documentação
- Carta de Apresentação
- Curriculum Vitae
2. Candidatura