O projecto Desenvolvimento Económico Local para o Aumento de Rendimento e de Meios de Subsistência (DEL,2012-2015) centra-se-á na redução da pobreza rural através da promoção do desenvolvimento económico local, com ênfase na promoção e apoio à criação e desenvolvimento de micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) ao nível local.
Através deste enfoque, o objectivo será de criar e aumentar o acesso ao emprego decente, que leva ao melhoramento do rendimento e de meios de subsistência dos jovens e mulheres, contribuindo deste modo e de forma estratégica possível, para a redução da pobreza no país.
Sob supervisão dos Especialistas Nacional (Finanças Inclusivas e Mercados), o Oficial Administrativo e Financeiros irá gerir os recursos financeiros, materiais e humanos, do Programas de Finanças Inclusivas e Mercados.
Além disso, ele/ela prestará apoio financeiro e administrativo ao Coordenador do Projecto e ao Especialista internacional.
Funções
- Participar na criação de procedimentos contabilísticos e financeiros do programa
- Prestar apoio na monitoria das actividades do Programa através da análise de um conjunto de dados, incluindo planos, relatórios de progressos, recursos, orçamento e despesas
- Preparar pedidos de pagamento efectuados pelo Programa para a assinatura
- Manter as contas regulares de acordo com os padrões internacionais
- Gerir os registro financeiros do Programa
- Desenvolver procedimentos contabilísticos e financeiros adaptados à implementação do Programa
- Realizar e verificar as reconciliações bancárias, calcular os juros de depósitos e linhas recapitalização e de back-up
- Elaborar o plano de aquisição de bens e serviços para o Programa
- Preparar as demosntrações financeiras e relatórios de análises financeiras do Programa
- Prestar apoio aos especialistas Nacional e Internacional na elaboração de revisões
- Garantir a efetivação de todas as revisões obrigatórias na devida altura
- Antecipar as implicações ao nível das finanças e de procedimentos do Programa e comunicar aos requerentes sobre as possíveis consequências na devida altura
- Participar na alimentação e gestão de bases de dados
- Facilitar a realização de auditorias anuais reunindo todos os documentos necessários para o efeito
- Fornecer orientações e inserir dados pertinentes nos relatórios de contabilidade e de finanças (opiniões, sugestões, propostas, orientações, etc.) para o Programa
- Participar na elaboração do orçamento anual e monitorar a sua execução
- Participar na elaboração do Plano Anual de Trabalho
- Prestar apoio na elaboração de vários relatórios de monitoria operacional (mensais, trimestrais e anuais)
- Prestar qualquer tipo de apoio profissional necessário ao pessoal da unidade de gestão e informações concernentes à sua situação administrativa
- Elaborar requisições de viagens para missões de viagens para o pessoal da equipa de gestão
- Assegurar a correspondência com o UNCDF, com PNUD bem como com os parceiros do Projecto
- Manter e actualizar a lista de contactos e a base de dados dos parceiros do Programa
- O Oficial Administrativo e Financeiro deverá realizar quaisquer outras funções específicas atribuídas pelo Especialista Internacional no quadro da implementação do Programa de Finanças Inclusivas e Mercados
Requisitos
- Grau superior em contabilidade/finanças, gestão ou um curso equivalente
- pelo menos três anos de experiência prática em cargos pertinentes numa empresa, ONG ou organização regional ou sub-regional
- Bons conhecimento de português e inglês
- Conhecimento do sistema operativo Windows (Word, Excel, PowerPoint, e Gráficos), incluindo Internet
- Capacidade de trabalhar em equipa e sob pressão
Notas
- Contrato 1 ano, renovável, baseado na avaliação anual de desempenho (2012-2015)
- Nível do Posto: G-6/7
- O DNPDR reserva-se ao direito de contactar somente os candidatos pré-seleccionados.