A PSI está a recrutar um Oficial Clínico de Projecto (m/f) para Maputo e Gaza, em Moçambique.
Funções
- Assegurar que todas as enfermeiras prestam serviços clínicos de Planeamento Familiar (PF) e Cancro do Colo do Útero e da Mama (CACUM) de qualidade, aderindo aos padrões de qualidade
- Garantir o envio das amostras ao laboratório de referência dentro do período estipulado
- Garantir que as amostras cheguem ao laboratório e sejam processadas logo que chegam
- Garantir que os resultados do laboratório tenham retorno atempado nas Unidades Sanitárias de origem
- Garantir que as utentes retornem as US para recepção do resultado e seguimento
- Garantir a esterilização, limpeza e biossegurança dos materiais e equipamentos clínicos usamos nas Unidades Sanitárias de acordo com os procedimentos de qualidade clínica da PSI e do MISAU
- Assegurar que todas as US estejam a implementar as actividades diariamente, seguindo todas as regras do projecto (directrizes, fluxogramas, etc.)
- Apoiar as enfermeiras na realização das actividades, processo de envio das amostras ao laboratório
- Em coordenação com os técnicos de laboratórios, garantir que as amostras sejas testadas atempadamente e envio dos resultados nas devidas Unidades Sanitárias
- Organizar o processo das brigadas móveis e garantir que estas são realizadas dentro das condições aprovadas no projecto e reportar
- Assegurar que as PSC tenham formação e informação suficiente para o exercício da actividade de sensibilização e mobilização na comunidade, com informação correcta para adesão no rastreio
- Garantir que as PSC do projecto de CACUM preenchem os instrumentos de registo e que partilham o resumo mensal de actividades
- Assegurar um encontro quinzenal com as enfermeiras, técnico de laboratório para reflexão do fluxo desenvolvimento das actividades
- Assegurar a realização de encontros semanais de planificação entre a enfermeira e as suas PSC
- Garantir que as utentes dos STARV sejam encaminhadas todos os dias para o rastreio do PF e CACUM
- Fazer a formação em trabalho das enfermeiras sobre as normas do estudo e a qualidade dos dados registados
- Em coordenação com a assistente da PSI garantir que a PSC esta passando mensagens corretas nas comunidades sobre o rastreio e sua importância
- Fazer o controlo e reposição atempada do stock de consumíveis e outros materiais necessário para a implementação continua das actividades
- Gerir a logística de contraceptivos, materiais e equipamentos para o bom funcionamento do programa
- Assegurar a reconciliação dos dados das diferentes fontes
- Incentivar as enfermeiras a preencherem as fichas individuais de utentes para todas utentes
- Assegurar que todas as utentes que fizeram o rastreio estão com os registos perfeitos e de qualidade e devidamente preenchidas
- Verificar semanalmente todos os instrumentos de registos das utentes nas Unidades Sanitárias do projecto
- Zelar pela verificação e correção dos resumos diários e mensais antes de serem submetidos a outros níveis de verificação e análise
- Reportar imediatamente à equipa de programas quaisquer anomalias e irregularidades encontradas
- Reportar mensalmente à equipa de programas o ponto de situação das actividades de cada US descritivo (evolução na implementação do projecto, dificuldades e ou constrangimentos, que acções encontradas para ultrapassar se for o caso)
- Assegurar que toda informação necessária para o estudo seja de qualidade e bem recolhida
- Reportar semanalmente o ponto da situação das actividades
- Contactar a Gestora de Intervenções Clinicas sempre que for necessário para assuntos ligados as actividades
Requisitos
- Experiência mínima de dois anos na implementação de projectos de saúde nas comunidades
- Conhecimentos das normas do programa de CACUM do MISAU
- Capacidade de trabalhar com lideranças comunitárias e activista/promotores de saúde
- Experiência na coordenação de programas e equipas intrassectorial
- Elevada personalidade, criatividade, capacidade de análise e organização
- Dinamismo, integridade e habilidade de pensar/trabalhar de forma independente
- Boa capacidade de uso de computadores, MS Office e outros softwares relevantes
- Capacidade para administrar workshps e proporcionar apoio técnico aos grupos comunitários
- Domínio da componente de formação, e predisposição para trabalhar com público diverso
- Excelente capacidade de persuasão, supervisão e motivação de pessoas
- Elevada personalidade, capacidade de análise, organização e negociação
- Dinamismo, integridade e habilidade de pensar/trabalhar de forma independente
- Proficiência na comunicação oral e escrita em Português, e conhecimentos básicos de Inglês
- Conhecimentos sólidos de inglês e das línguas faladas na província para a qual se candidata
- Formação média em Saúde Materno-Infantil
- Nacionalidade moçambicana
Notas
- Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados
- Os candidatos interessados e que reunirem os requisitos exigidos poderão submeter as respectivas candidaturas (carta de manifestação de interesse e CV)