A AMPCM está a recrutar um Oficial de Agronegócios, para Nampula, Zambézia e Niassa, em Moçambique.
Descrição
- A Associação Moçambicana para Promoção do Cooperativismo Moderno (AMPCM) é uma organização sem fins lucrativos criada em 2010, com estatutos publicados no BR n° 15, Serie III de 14 de Abril de 2010. A AMPCM tem como objectivo: desenvolver e promover um modelo de cooperativas modernas como forma sustentável de promoção da riqueza no país
- A AMPCM foi criada na sequência do reconhecimento pelo Estado moçambicano do papel das cooperativas modernas na promoção do desenvolvimento sustentável estabeleceu e promulgou a Lei 23/2009, de 28 de Setembro - a Lei Geral sobre as Cooperativas. Para dinamizar o movimento cooperativo moderno nacional, foi criada a AMPCM como uma organização “APEX” de agregação das cooperativas nacionais
- A AMPCM estabeleceu o seu Plano estratégico para o período de 2024 a 2029 que tem por objectivo de contribuir para o fortalecimento do movimento cooperativo moderno, em Moçambique, através da promoção da educação cooperativa, prestação de serviços de desenvolvimento de cooperativas autogeridas, sustentáveis aos níveis de organização, actividades económicas, social e ambientalmente
- A missão da AMPCM é promover e consolidar o cooperativismo moderno, contribuindo para um ambiente favorável para o estabelecimento, funcionamento e desenvolvimento do sector cooperativo em Moçambique. Para a operacionalização o PE 2024-2029 prevê quatro pilares estrategicos (fortalecimento institucional, educação cooperativa, cadeias de valor produtivas e prestação de serviçcos, e assuntos transversais, estabeleceu no seu organograma o cargo de Oficial de Agronegócios
- Sob a supervisão geral do Gestor de Projecto/Coordenador Regional, em coordenação com as equipas dos programas e projectos, o/a Oficial de Agronegócio será responsável para acompanhar as iniciativas na região norte e centro, especialmente nas Províncias de Nampula, Niassa e Zambézia, garantindo a ligação das cooperativas de agronegócios com os actores locais, públicos e privados e facilitando a coordenação com outros parceiros no mesmo sector ou área geográfica. O Oficial de Agronegócio irá também suportar os diferentes projectos da AMPCM, nas áreas de competência especificas, contribuindo ao alcance dos resultados previstos
Funções
- Facilitar os contactos com o sector privado (cooperativas, produtores associados e individuais, pequenas, medias e grandes empresas) e as entidades de referência para o Agronegócio, com particular atenção para as cadeias de valor selecionadas pelo projecto
- Contribuir para a coordenação entre as iniciativas financiadas pelo projecto e também pelos outros parceiros na componente de agronegócio e desenvolvimento de cadeias de valor, promovendo sinergias e complementaridades
- Facilitar, quando solicitado pelas cooperativas, os contactos com as autoridades locais nas áreas de intervenção do projecto
- Garantir o acompanhamento e a correta execução das iniciativas financiadas pela o projecto, supervisionando, em coordenação com os responsáveis pela execução, a execução técnica das mesmas, através da compilação de relatórios periódicos
- Participar, quando solicitado, nas reuniões técnicas a vários níveis, com os stakeholders do sector agrário, industrial e comercial
- Analisar e actualizar a AMPCM, através de notas informativas periódicas, sobre as oportunidades para o agronegócio e para o desenvolvimento das cadeias de valor, especialmente na região de intervenção do projecto, evidenciando também os desafios existentes e sugerido como ultrapassá-los
- Realizar missões de campo, para a monitoria e a facilitação das iniciativas da AMPCM
- Preencher os modelos de recolha de dados e do desempenho das cooperativas em agronegócios e manter uma base de dados actualizada
- Apoiar a programação, organização e realização de missões de serviço do pessoal da AMPCM, dos seus parceiros e entidades contratadas, em coordenação com o escritório regional
- Contribuir para a visibilidade da AMPCM, respeitando os padrões de comunicação e visibilidade
- Realizar outras tarefas que lhe forem atribuídas
Requisitos
- Licenciatura em economia e/ou gestão, economia agraria, agronegócio ou áreas afins
- Experiência relevante de mais de cinco (5) anos no sector agrário
- Fluente na língua Portuguesa e Inglesa falado e escrito
- Experiência profissional em programas financiados pela comunidade internacional na área de agronegócio e/ou no desenvolvimento rural em Moçambique, na Região Norte
- Conhecimento comprovado das áreas de planificação, gestão, administração e financiamentos de projectos ou programas de agronegócios
Documentação
- Carta de manifestação de interesse
- Curriculum Vitae
- Documentos de confirmação de habilitações académicas e profissionais
- Cartas de referência de 3 entidades empregadoras
Notas
- Apenas serão contratados os candidatos pré-seleccionados
- Para mais informações sobre a AMPCM consulte o site: www.ampcm.coop