A WWF está a recrutar um Oficial de Educação Ambiental, para Angoche, em Moçambique.
Descrição
- O Fundo Mundial para a Natureza (WWF), é uma organização internacional fundada em 1961, estabelecida em Moçambique em 2001, com escritórios nas províncias de Nampula (Angoche), Niassa (Metangula), Sofala (Marromeu), Inhambane (Vilanculos) e Cidade de Maputo. Actualmente, o WWF Moçambique (WWF MCO) está a implementar a sua Segunda Estratégia Nacional (2020-2030), cujo o objectivo principal é influenciar e assegurar uma conservação e gestão responsável da biodiversidade única de Moçambique, em benefício das gerações presentes e futuras. No âmbito da estratégia nacional, seis áreas geográficas foram priorizadas para serem o foco do trabalho de conservação do WWF. Uma dessas áreas prioritárias é a Área de Protecção Ambiental das Ilhas Primeiras e Segundas (APAIPS)
- O WWF MCO tem actuado nesta paisagem marinha desde 2008, e actualmente tem estado a trabalhar com a Fundação para a Conservação da Biodiversidade (BIOFUND) e a Administração Nacional das Áreas de Conservação (ANAC) através da Administração da APAIPS na implementação do Projeto "Fortalecimento da Conservação da Biodiversidade na Área de Proteção Ambiental das Ilhas Primeiras e Segundas", no âmbito da operacionalização das actividades relacionadas com o Programa de Resiliência Rural no Norte de Moçambique (Programa MozNorte), previsto para a APAIPS, que está a ser implementado pelo Governo de Moçambique, até 2026, com o apoio financeiro do Banco Mundial. Este programa visa melhorar a gestão sustentável dos recursos naturais e dos meios de subsistência para aumentar a resiliência das comunidades vulneráveis nas províncias de Cabo Delgado, Niassa e Nampula com três áreas de foco, nomeadamente agricultura e desenvolvimento rural, conservação e pescas, subdivididas em quatro componentes de intervenção: (1) melhoria dos meios de subsistência nas comunidades alvo; (2) reforço institucional para a gestão sustentável dos recursos naturais; (3) gestão e coordenação de projectos; e (4) contingência de resposta a emergências. No âmbito deste programa, o Ministério da Terra e Ambiente (MTA), através da ANAC, tendo a BIOFUND como agente fiduciário, é a agência implementadora chave das actividades da componente 2, relacionadas com a conservação da biodiversidade na APAIPS, na província de Nampula, onde esta entidade é representada localmente pela Administração do APAIPS
- Reconhecendo a complementaridade com o projeto em curso "Promovendo a Biodiversidade da APAIPS" e a necessidade de apoiar os esforços adicionais que estão a ser envidados pela APAIPS até agora, o WWF MCO em colaboração com a Administração da APAIPS, tomaram a iniciativa de implementar este projeto MozNorte, especificamente enquadrado com as actividades e objectivos definidos na Componente 2, "Fortalecimento institucional para a gestão sustentável dos recursos naturais" do Programa MozNorte, com o objetivo principal de melhorar a eficácia da gestão da APAIPS através do reforço institucional para a conservação da biodiversidade
- Um dos objetivos específicos deste projecto é promover a educação ambiental, ensino e formação técnica e profissional para capacitar e informar as comunidades, permitindo-lhes participar ativa e eticamente na gestão sustentável gestão sustentável dos recursos naturais. Este objetivo será alcançado através da implementação dos programas de Educação Ambiental, com base no Guião de Educação Ambiental nas comunidades e nas escolas das áreas de conservação de MozBio, nas escolas em três principais níveis, nomeadamente, i) educação ambiental nas escolas em geral; ii) educação ambiental através dos clubes ambientais e iii) educação ambiental através dos clubes de raparigas. Neste âmbito, o WWF MCO pretende contratar um Oficial de Educação Ambiental que estará a dar suporte a Adminitração da APAIPS e baseado na cidade de Angoche, província de Nampula, com deslocações frequentes aos distritos de Larde e Moma. O Oficial de Educação Ambiental deverá reportar ao Ofical Marinho
Funções
- Sob a supervisão do Oficial Sénior Marinho da APAIPS, o Oficial de Educação Ambiental será responsável por prestar apoio na:
- Implementação de actividades do Programa Educa+ em 10 escolas ao longo dos distritos de Angoche, Moma e Larde, baseando-se nos três principais níveis, nomeadamente, i) educação ambiental nas escolas em geral; ii) educação ambiental através dos clubes ambientais e iii) educação ambiental através dos clubes de raparigas
- Promoção do programa de bolsas de estudo para o ensino técnico-profissional em colaboração com Administração da APAIPS e PLCM/BIOFUND
- Promoção do programa de kits de formação profissional e de criação de empresas para jovens em colaboração com a ANAC e o PLCM/BIOFUND
- Implementar estratégias de consciencialização ambiental nas escolas, através dos clubes ambientais e clubes de raparigas e/ou outros mecanismos de engajamento, e assegurar a integração de conteúdos de conservação da biodiversidade no currículo escolar primário
Educação Ambiental nas escolas em geral (30%)
- Estabelecer comunicação com todas as entidades responsáveis pelo sector de Educação nos Distritos beneficiários do projecto, incluindo os Serviços Distritais de Educação, Juventude e Tecnologia; Zona de Influência Pedagógica (ZIP), directores das escolas beneficiárias e as autoridades locais (posto administrativos, localidades e outros)
- Liderar o processo de seleção das 10 escolas beneficiarias do programa de Educação Ambiental ao longo dos distritos de Angoche, Moma e Larde, bem como selecção de professores facilitadores do programa nas escolas, incluindo clubes ambientais e clubes de raparigas
- Facilitar a formação de professores envolvidos no programa de educação ambiental na escola, incluindo clubes ambientais, bem como fornecer apoio e recursos contínuos aos professores, incluindo informação actualizada sobre questões ambientais
- Realizar treinamentos de professores sobre o programa de Educação Ambiental, incluindo todos os tópicos relevantes para o programa
- Liderar o processo de apresentação de professores facilitadores formados para implementar o programa de educação ambiental na escola, incluindo clubes ambientais
- Desenvolver e apresentar planos de trabalho de educação ambiental, incluindo os passos para implementação das actividades e cronogramas
- Apoiar no desenvolvimento de um currículo abrangente de educação ambiental que se alinhe com a abordagem técnica recomendada pelo programa Educa+, espelhando-se nas experiências de outros projectos
- Implementar outras estratégias de consciencialização ambiental nas escolas, através dos clubes ambientais e clubes de raparigas e/ou outros mecanismos de engajamento, e assegurar a integração de conteúdos de conservação da biodiversidade no currículo escolar primário
- Coordenar com as entidades responsáveis pelo sector de Educação nos distritos de Angoche, Moma e Larde, bem como directores e professores da escola, a integração do currículo de educação ambiental nos seus planos de ensino
- Agendar reuniões regulares com o pessoal das escolas para discutir os progressos e os desafios na implementação das actividades de Educação Ambiental
- Preparar materiais educativas que abranjam tópicos ambientais fundamentais, como a biodiversidade da APAIPS, a conservação de biodiversidade e ecossistemas, as alterações climáticas e as práticas sustentáveis para o meio ambiente; bem como outras actividades de aprendizagem interactivas e experimentais, tais como visitas de estudo, passeios na natureza e projectos práticos
- Promover actividades nas escolas que incentivem e sensibilizam os alunos para a sua participação activa na proteção do meio ambiente e a adoptar as boas práticas ambientais
Educação ambiental através dos clubes ambientais (30%)
- Apoiar no processo de criação de clubes ambientais nas escolas selecionadas pelo projecto, assegurando que têm objetivos, estrutura e actividades claras
- Realizar sessões de conscientização e treinamento dos clubes ambientais, bem como fornecer orientação sobre a gestão dos clubes, incluindo mecanismo de funcionamento, horários de reuniões e planeamento de actividades
- Promover e garantir a participação dos clubes ambientais em acções ambientais, como plantação de árvores, campanhas de limpezas, sessões de sensibilização ambiental, etc.
- Organizar workshops e seminários sobre tópicos ambientais específicos e relevantes para a conservação da Biodiversidade da APAIPS
- Produzir e fornecer aos clubes ambientais os recursos necessários, incluindo materiais educacionais, para aumentar o seu conhecimento sobre o meio ambiente e sobre a APAIPS
- Treinar os clubes ambientais para o seu envolvimento em programas de divulgação de informação, incluindo programas da Rádio, campanhas de sensibilização ambiental, divulgação da APAIPS, bem como palestras
- Facilitar a colaboração e troca de experiências entre os diferentes clubes ambientais das escolas beneficiarias do projecto
Educação ambiental através dos clubes de raparigas (30%)
- Apoiar no processo de selecção e criação de clubes ambientais nas escolas selecionadas pelo projecto, incluindo realizar sessoes de sensibilização das raparigas nas escolas para selecionar os membros, assegurando que têm objectivos, estrutura e actividades claras
- Realizar sessões de treinamento dos Clubes de raparigas sobre as suas actividades e programas que abordem especificamente os interesses e as necessidades das raparigas, promovendo a sua participação ativa na conservação do ambiente
- Assegurar que as iniciativas de educação ambiental sejam inclusivas e ofereçam oportunidades iguais para as raparigas liderarem e participarem
- Estabelecer programas de orientação que liguem as raparigas a modelos femininos no sector ambiental
- Elaborar e implementar planos de actividades ligadas a educação ambiental que envolvam a participação activa da rapariga
- Facilitar a colaboração e troca de experiências entre os diferentes clubes de raparigas das escolas beneficiarias do projecto
Outras atribuições e responsabilidades (10%)
- Apoiar na promoção do programa de bolsas de estudo para o ensino técnico-profissional em colaboração com Administração da APAIPS e PLCM/BIOFUND, estabelecendo ligação com o programa Educa+, bem como providenciando assistência no processo de divulgação e selecção de beneficiários para as bolsas
- Apoiar na aquisição de material e equipamento a utilizar no programa de educação ambiental nas escolas
- Apoiar na organização de eventos à nível escolar, como as celebrações de dias relacionados ao meio ambiente, biodiversidade e APAIPS, feiras ambientais e campanhas de limpeza
- Recolher e analisar feedbacks para melhorar a eficácia do programa
Requisitos
- Licenciatura em ciências ambientais, Educação com enfase em educação ambiental, gestão ambiental, desenvolvimento rural ou outras áreas relacionadas
- No mínimo 2 anos de experiência comprovada na área de educação ambiental ou iniciativas relacionadas com a conservação do meio ambiente
- Conhecimento sólido sobre questões ambientais actuais e das melhores práticas em matéria de educação ambiental
- Experiência na concepção e aplicação de programas de ensino
- Capacidade para criar planos de educação ambiental interessantes e interactivos
- Fortes capacidades de facilitação para a realização de seminários de formação envolvendo diferentes níveis de conhecimento
- Habilidades e competências necessárias:
- Fluência em Português e conhecimentos de línguas locais tais como Emakua e Koti será uma vantagem
- Capacidade de comunicação em inglês será uma vantagem
- Fortes capacidades de comunicação com entidades de alto nível, incluindos directores dos serviços de educação, administradores distritais, etc.
- Familiaridade com ferramentas digitais para criar e distribuir conteúdos
- Experiência na criação e gestão de clubes ou grupos semelhantes
- Capacidade para desenvolver estruturas de clube e fornecer orientação de liderança
- Criatividade na conceção de actividades e projectos interessantes para o clube
- Habilidades de divulgação na comunidade e de relações públicas
- Capacidade de estabelecer parcerias com organizações locais e partes interessadas
- Capacidade de compilar relatórios e apresentar os resultados às partes interessadas
- Compreensão das questões de género e experiência em programas dirigidos a raparigas e mulheres jovens
- Capacidade de redigir textos claros, concisos e persuasivos para diferentes tipos de materiais, como comunicados de imprensa, artigos, posts em redes sociais, entre outros
- Um compromisso genuíno com a conservação e educação ambiental
- Consciência e respeito pelas culturas e tradições locais
- Capacidade de integrar os aspectos culturais nos programas de educação ambiental
- Capacidade de trabalhar em equipa num ambiente multicultural
- Proficiência na utilização do pacote Microsoft Office (Word, Excel, PowerPoint) e pacotes de comunicação (Facebook, Linkedin, Instagram, WhatsApp, email e plataformas para reuniões online)
- Proficiência no uso de softwares de design gráfico, como Adobe Photoshop, Adobe Illustrator ou Canva, para criar e editar imagens e layouts
- Excelentes habilidades de redação de relatórios em Português. Inglês será uma vantagem
- Habilidades de comunicação - interpessoal, apresentação e escrita
- Aderência aos valores do WWF, que são: Coragem, Integridade, Respeito e Colaboração
Notas
- Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados
- Relações de trabalho:
- Interno: Interagir e trabalhar em estreita colaboração e regularmente com o Oficial Sénior Marinho da APAIPS, Oficial Sênior Marinho do WWF, o Gestor Senior de Operações da APAIPS e com todos os outros membros da equipa de implementação do projecto, bem como membros do equipa do programa marinho e da equipa de comunicações baseados em Maputo
- Externo: Interagir e trabalhar regularmente com Administradora de APAIPS, técnicos da Olipa-Odes, com comunidades locais, instituições de base comunitária, e governo local em colaboração com o pessoal de implementação do projecto
- Esta descrição de tarefas abrange as principais obrigações e transmite o espírito do tipo da tarefa que são antecipadas proactivamente da equipe. Outras tarefas podem ser atribuídas conforme necessário de acordo com a organização