Vacancy

Oficial de Finanças (m/f)

Peace Parks Foundation

A Peace Parks Foundation está a recrutar um Oficial de Finanças (m/f), para Maputo, em Moçambique.
Descrição
  • A Peace Parks Foundation (PPF) é uma organização sem fins lucrativos estabelecida para facilitar a criação e o desenvolvimento das Áreas de Conservação Transfronteiriça (ACTF) na África Austral. A PPF está actualmente a apoiar o desenvolvimento das áreas de conservação em Moçambique através de acordos de parceria com a Administração Nacional das Áreas de Conservação (ANAC). A Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) está a financiar o projecto One Limpopo One Health (OLOH) e será implementado pela Peace Parks Foundation, juntamente com a Administração do PNL. Neste âmbito, a PPF pretende contratar um Oficial de Finanças para o projecto OLOH.
  • A posição estará baseada no Parque Nacional do Limpopo (PNL) que é uma componente essencial da Área de Conservação Transfronteiriça do Grande Limpopo.
  • O projecto OLOH tem como objectivo contribuir para o desenvolvimento socioeconómico sustentável e resiliente às mudanças climáticas das comunidades ao redor do PNL. Para o efeito, o projecto está concebido em torno de quatro pilares técnicos abaixo indicados:
  • Identificar actividades prioritárias da comunidade através de uma abordagem participativa dentro das áreas de intervenção e a respectiva integração nos documentos de panificação do PNL
  • Melhorar a sustentabilidade da pecuária através da abordagem “one health” que promove a integração do homem, gado e aspectos ligados ao ecossistema
  • Identificação e promoção de populações vulneráveis particularmente mulheres com vista a alcançar a autonomia e melhorar a resiliência a choques climáticos e socioeconómicos
  • Assegurar o envolvimento das comunidades na gestão activa dos seus recursos naturais
  • Os quatro pilares acima visam promover o desenvolvimento da agricultura e pecuária, gestão sustentável dos recursos naturais e desenvolvimento socioeconómico
Funções
  • O Oficial de Finanças (OF) será responsável pela administração, auditoria, controlos financeiros e relatórios do projecto OLOH. O Oficial de Finanças assegurará que a documentação financeira e administrativa seja mantida actualizada com vista a fornecer e a informar sobre o ponto de situação para a planificação informada e respectivas normas. O Oficial de Finanças trabalhará sob a supervisão do Gestor do Projecto OLOH (GP) e Gestor Financeiro do PNL e trabalhará em colaboração com a equipa financeira do parque
  • Principais áreas específicas de desempenho incluem:
  • Desenvolver um conhecimento profundo das normas do financeiras e do projecto
  • Observar todos os procedimentos de controlo financeiro em conformidade com os acordos contratuais
  • Estabelecer sistemas, procedimentos e controlos do projecto
  • Desenvolver o manual operacional do projecto para a secção de gestão financeira
  • Apoiar a preparação dos orçamentos anuais do projecto OLOH
  • Gerir registos, processos de compras e facturas e bem como as respectivas reconciliações mensais
  • Processar todas as transacções financeiras e realizar reconciliações das contas, preparar pedidos de reposição e apresentação regular de contas de gestão
  • Assegurar a implementação de todos os controlos e garantir a colecta, processamento, gestão e questões bancárias dos fundos do doador e pagamento e administração dos fornecedores e provedores de serviços
  • Assegurar pedidos de fundos dos doadores de forma tempestiva e assegurar a manutenção de projecções mensais
  • Criar e actualizar um registo do imobilizado do projecto OLOH
  • Resolver disputas financeiras entre os trabalhadores, fornecedores e contratadas que possam surgir
  • Ser o principal ponto de contacto do Gestor do Projecto, da Unidade de Implementação do Projecto e observadores nas questões financeiras e contabilísticas e ter capacidade de interpretar informações financeiras e fornecer o respectivo aconselhamento
  • Manter um registo de todos os contratos relevantes celebrados pelo projecto
  • Preparar os TdRs para recrutamento de Consultores para auditoria externa anual e supervisionar as auditorias
Requisitos
  • Pelo menos quatro mas preferencialmente oito anos de experiência comprovada como Oficial das Finanças ou função similar, com um grau universitário em contabilidade ou área relacionada
  • Conhecimentos sólidos dos procedimentos financeiros e contabilísticos, com experiencia no uso do software financeiro tal como Sage pastel, D365 etc.
  • Conhecimento comprovado e exposição a MS Word, MS Excel e MS PowerPoint constitui vantagem
  • Excelentes habilidades analíticas e numéricas constituem vantagem
  • Conhecimento dos regulamentos e sistemas financeiros, sobretudo no contexto de Moçambique
  • Experiência de trabalho com programas de doadores estrangeiros bem como experiência de trabalho em Moçambique ou um ambiente similar constitui vantagem
  • Capacidade de trabalhar e comunicar efectivamente com a direcção sénior
  • Fortes princípios éticos, com capacidade de gerir informações confidenciais
  • Bons conhecimentos de Português e fluência na escrita e fala de Inglês, sendo que conhecimento de Francês constitui vantagem
Notas
  • Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados
  • Indique a fonte desta vaga na sua candidatura: emprego.co.mz
  • Os candidatos interessados podem submeter uma carta de apresentação a detalhar o seu interesse e adequação para a posição bem como o Curriculum Vitae, com detalhes (endereço completo, número de telefone e email) de contacto de 3 referências
  • Caso não seja contactado dentro de duas semanas após a data limite de submissão das candidaturas, o seu currículo não foi aprovado para esta oportunidade
  • Duração do Contrato: Quatro Anos
Como se Candidatar
1. Documentação
  • Carta de Apresentação
  • Curriculum Vitae
2. Candidatura
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Detalhes

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