A FDC está a recrutar um Oficial de M&A do Viva+ , para Gaza em Moçambique.
Descrição
- A Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade (FDC) é uma organização não-
governamental moçambicana que implementa actividades visando fortalecer as
capacidades das comunidades desfavorecidas, com objectivo de vencer a pobreza e
promover a justiça social em Moçambique
- Neste âmbito, e nos últimos 12 anos, na qualidade de Recipiente Principal do
financiamento do Fundo Global, tem vindo a desenvolver actividades comunitárias de
prevenção de HIV em Adolescentes e Mulheres Jovens, População-Chave, bem como na
promoção de advocacia e defesa dos Direitos Humanos dos grupos acima referidos,
através de Organizações da Sociedade Civil (OCS) – Parceiros de Implementação ou
Sub-Recipientes (SR)
- Nesse contexto, estão estabelecidos Sistemas de Monitoria e Avaliação que visam
garantir a recolha, processamento, análise e reporte de dados produzidos durante a
implementação das actividades. Para o efeito, actualmente o Projecto VIVA+ usa o
DHIS2 Tracker, cuja programação é através de consultoria externa
- Assim, por forma a garantir uma implementação mais eficaz às actualizações
sistematicamente requeridas, a FDC pretende contratar um Oficial de Monitoria e
Avaliação para fazer parte da equipa do Projecto VIVA+ na Provincia de Gaza
Funções
- Apoiar a disseminação e utilização optimizada de ferramentas de M&A em todos
os níveis distritais na província de Gaza (interagir com os Supervisores para
verificar se os formulários foram disponibilizados em tempo útil e se
correspondem aos modelos/versões actuais)
- Apoiar a opacionalização optimizada de uma plataforma de recolha de dados,
incluindo o rastreador DHIS2 (sistema UIC) em todos os níveis distritais na
província de Gaza
- Apoiar a inclusão de metas no sistema DHIS2 para permitir uma análise mensal
das realizações distritais
- Monitorizar a implementação do DHIS2-Tracker e actualizar regularmente o
inventário de equipamentos de TI de telefones e tablets e garantir que estejam
- operacionais, mantidos regularmente e sincronizados diariamente para utilização
pelos activistas
- Fornecer assistência técnica aos implementadores (SRs) na utilização de
aplicações de recolha de dados e relatórios, incluindo o sistema de rastreio DHIS;
- Participar na formação do pessoal de campo (ativistas, supervisores e
funcionários) no processo de coleta, agregação de dados e elaboração de
relatórios sobre os modelos fornecidos pelo projeto
- Realizar visitas periódicas de supervisão para optimizar o uso de ferramentas de
introdução de dados disseminadas por activistas, supervisores e outros
funcionários relevantes, e rever a qualidade dos dados em todos os distritos
(apresentados por activistas, supervisores e outros funcionários) na província de
Gaza
- Apoiar o desenvolvimento e operacionalização de planos de atividades de
activistas, supervisores (onde têm grupos ou beneficiários e a que horas têm
sessões com eles)
- Acompanha regularmente o cumprimento das metas com base na Matriz de
Desempenho de cada RS
- Apoiar iniciativas de melhoria de dados para garantir a qualidade dos dados
desde os ficheiros primários até ao relatório de cada supervisor, SR e província;
- Validar regularmente os dados mensais de cada distrito antes de submetê-los à
FDC-SEDE e fornece feedback a eles
- Informar antecipadamente a equipa de organização da FDC-Província sobre
possíveis e prováveis problemas com os dados que não estão dentro da
competência e capacidade do Oficial Provincial de M&A para resolver;
- Documentar boas práticas e lições aprendidas na implementação de projectos a
todos os níveis na província e contribuir para publicações/exposição deste
trabalho em vários fóruns
- Apoiar a criação de ficheiros de dados bem organizados em todos os distritos da
província (incluindo folhas de referência e contra-referência, formulário de início
de TARV, formulário de adesão à TARV, formulário de distribuição de seringas,
etc.)
- Apoiar a preparação e partilha atempada de relatórios periódicos (relatórios
mensais, semestrais e anuais) da Província em colaboração com o Oficial do
Programa
- Notificar o Oficial do Programa da Província ou Região da FDC sobre quaisquer
problemas de qualidade na condução das sessões, distribuição de suprimentos,
qualidade dos testes, identificados durante a visita do Ofc. M&A, pela intervenção
deste último
- Participar nos processos de planejamento das atividades da SR e da Província
FDC
- Participar nas reuniões de triangulação de dados a nível provincial organizadas
pela DPS, DPEDH (para garantir que os dados comunitários sejam
rigorosamente relatados ao nível da unidade de saúde e que no final de cada mês
não haja discrepâncias entre SDSMAS/DPS e FDC/ dados de RS)
- Em coordenação com o Oficial de Finanças e o Oficial de Programa, fornecer
regularmente provas de vida dos activistas (verificar se o activista é o
anteriormente contratado)
Requisitos
- Possuir o grau de bacharel em qualquer uma das seguintes áreas-chave, ou seja,
Ciências Sociais; ou Estatística/Bioestatística; ou Geografia populacional ou
outro campo relevante relacionado ao desenvolvimento ou à saúde
- Ter pelo menos 3 anos de experiência de trabalho em M&
- A a nível provincial ouregional, trabalhando nas áreas de prevenção do VIH e/ou TB. preferencialmente
trabalhando com populações-chave e vulneráveis (trabalhadores do sexo
homens que fazem sexo com homens e usuários de drogas injetáveis)
- Ter experiência obrigatória na concepção e implementação de pacotes de M&A
para a saúde, preparação atempada de relatórios de M&am;
- A e provas demonstráveis de utilização de dois ou mais dos seguintes métodos de análise de dados (ou seja,
Excel, STATA, Epi-info, epi data, tableaux etc) e estilos de apresentação (ou seja,
Word Doc, PowerPoint e Excel etc.)
- Conhecer bem a província ou região onde as atividades serão implementadas
- Ter gerido uma base de dados eletrónica (M-Health) será uma vantagem
adicional
Benefícios
- Salário e regalias compatíveis com a função, segundo o RGI da FDC
- Possibilidade de integrar numa equipa jovem e dinâmica
Candidatura
- Carta de candidatura dirigida ao Administrador-Delegado da FDC
- Cópia reconhecida de bilhete de identidade
- Curriculum Vitae actualizado
- Cópia de Certificado de conclusão do curso superior, emitida pela entidade de ensino
- Carta de recomendação (opcional)
Notas
- Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados
- Encoraja-se a candidatura de mulheres