Vacancy

Oficial de M&A do Viva+

FDC - Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade

A FDC está a recrutar um Oficial de M&A do Viva+ , para Gaza em Moçambique.
Descrição
  • A Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade (FDC) é uma organização não- governamental moçambicana que implementa actividades visando fortalecer as capacidades das comunidades desfavorecidas, com objectivo de vencer a pobreza e promover a justiça social em Moçambique
  • Neste âmbito, e nos últimos 12 anos, na qualidade de Recipiente Principal do financiamento do Fundo Global, tem vindo a desenvolver actividades comunitárias de prevenção de HIV em Adolescentes e Mulheres Jovens, População-Chave, bem como na promoção de advocacia e defesa dos Direitos Humanos dos grupos acima referidos, através de Organizações da Sociedade Civil (OCS) – Parceiros de Implementação ou Sub-Recipientes (SR)
  • Nesse contexto, estão estabelecidos Sistemas de Monitoria e Avaliação que visam garantir a recolha, processamento, análise e reporte de dados produzidos durante a implementação das actividades. Para o efeito, actualmente o Projecto VIVA+ usa o DHIS2 Tracker, cuja programação é através de consultoria externa
  • Assim, por forma a garantir uma implementação mais eficaz às actualizações sistematicamente requeridas, a FDC pretende contratar um Oficial de Monitoria e Avaliação para fazer parte da equipa do Projecto VIVA+ na Provincia de Gaza
Funções
  • Apoiar a disseminação e utilização optimizada de ferramentas de M&A em todos os níveis distritais na província de Gaza (interagir com os Supervisores para verificar se os formulários foram disponibilizados em tempo útil e se correspondem aos modelos/versões actuais)
  • Apoiar a opacionalização optimizada de uma plataforma de recolha de dados, incluindo o rastreador DHIS2 (sistema UIC) em todos os níveis distritais na província de Gaza
  • Apoiar a inclusão de metas no sistema DHIS2 para permitir uma análise mensal das realizações distritais
  • Monitorizar a implementação do DHIS2-Tracker e actualizar regularmente o inventário de equipamentos de TI de telefones e tablets e garantir que estejam
  • operacionais, mantidos regularmente e sincronizados diariamente para utilização pelos activistas
  • Fornecer assistência técnica aos implementadores (SRs) na utilização de aplicações de recolha de dados e relatórios, incluindo o sistema de rastreio DHIS;
  • Participar na formação do pessoal de campo (ativistas, supervisores e funcionários) no processo de coleta, agregação de dados e elaboração de relatórios sobre os modelos fornecidos pelo projeto
  • Realizar visitas periódicas de supervisão para optimizar o uso de ferramentas de introdução de dados disseminadas por activistas, supervisores e outros funcionários relevantes, e rever a qualidade dos dados em todos os distritos (apresentados por activistas, supervisores e outros funcionários) na província de Gaza
  • Apoiar o desenvolvimento e operacionalização de planos de atividades de activistas, supervisores (onde têm grupos ou beneficiários e a que horas têm sessões com eles)
  • Acompanha regularmente o cumprimento das metas com base na Matriz de Desempenho de cada RS
  • Apoiar iniciativas de melhoria de dados para garantir a qualidade dos dados desde os ficheiros primários até ao relatório de cada supervisor, SR e província;
  • Validar regularmente os dados mensais de cada distrito antes de submetê-los à FDC-SEDE e fornece feedback a eles
  • Informar antecipadamente a equipa de organização da FDC-Província sobre possíveis e prováveis problemas com os dados que não estão dentro da competência e capacidade do Oficial Provincial de M&A para resolver;
  • Documentar boas práticas e lições aprendidas na implementação de projectos a todos os níveis na província e contribuir para publicações/exposição deste trabalho em vários fóruns
  • Apoiar a criação de ficheiros de dados bem organizados em todos os distritos da província (incluindo folhas de referência e contra-referência, formulário de início de TARV, formulário de adesão à TARV, formulário de distribuição de seringas, etc.)
  • Apoiar a preparação e partilha atempada de relatórios periódicos (relatórios mensais, semestrais e anuais) da Província em colaboração com o Oficial do Programa
  • Notificar o Oficial do Programa da Província ou Região da FDC sobre quaisquer problemas de qualidade na condução das sessões, distribuição de suprimentos, qualidade dos testes, identificados durante a visita do Ofc. M&A, pela intervenção deste último
  • Participar nos processos de planejamento das atividades da SR e da Província FDC
  • Participar nas reuniões de triangulação de dados a nível provincial organizadas pela DPS, DPEDH (para garantir que os dados comunitários sejam rigorosamente relatados ao nível da unidade de saúde e que no final de cada mês não haja discrepâncias entre SDSMAS/DPS e FDC/ dados de RS)
  • Em coordenação com o Oficial de Finanças e o Oficial de Programa, fornecer regularmente provas de vida dos activistas (verificar se o activista é o anteriormente contratado)
Requisitos
  • Possuir o grau de bacharel em qualquer uma das seguintes áreas-chave, ou seja, Ciências Sociais; ou Estatística/Bioestatística; ou Geografia populacional ou outro campo relevante relacionado ao desenvolvimento ou à saúde
  • Ter pelo menos 3 anos de experiência de trabalho em M&amp
  • A a nível provincial ouregional, trabalhando nas áreas de prevenção do VIH e/ou TB. preferencialmente trabalhando com populações-chave e vulneráveis (trabalhadores do sexo homens que fazem sexo com homens e usuários de drogas injetáveis)
  • Ter experiência obrigatória na concepção e implementação de pacotes de M&A para a saúde, preparação atempada de relatórios de M&am;
  • A e provas demonstráveis de utilização de dois ou mais dos seguintes métodos de análise de dados (ou seja, Excel, STATA, Epi-info, epi data, tableaux etc) e estilos de apresentação (ou seja, Word Doc, PowerPoint e Excel etc.)
  • Conhecer bem a província ou região onde as atividades serão implementadas
  • Ter gerido uma base de dados eletrónica (M-Health) será uma vantagem adicional
Benefícios
  • Salário e regalias compatíveis com a função, segundo o RGI da FDC
  • Possibilidade de integrar numa equipa jovem e dinâmica
Candidatura
  • Carta de candidatura dirigida ao Administrador-Delegado da FDC
  • Cópia reconhecida de bilhete de identidade
  • Curriculum Vitae actualizado
  • Cópia de Certificado de conclusão do curso superior, emitida pela entidade de ensino
  • Carta de recomendação (opcional)
Notas
  • Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados
  • Encoraja-se a candidatura de mulheres
 
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Detalhes

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