A Missão Contra a Lepra Moçambique está a recrutar um Oficial de Salvaguarda e Engajamento Comunitário (m/f), para Cabo Delgado, em Moçambique.
Descrição
- A Missão Contra a Lepra Moçambique (TLMM), uma Organização Não-Governamental Internacional, sem fins lucrativos, pretende recrutar para o seu quadro de pessoal dois (1) Oficial de Salvaguarda e Engajamento Comunitário (SCEO), por um período de três (3) anos, baseado na Província de Cabo Delgado, (com escritório temporário na cidade de Nampula), que irão cabalmente cumprir todas as responsabilidades e tarefas da Organização
- O Oficial de Salvaguarda e Engajamento Comunitário, será responsável por assegurar a implementação bem sucedida do quadro de Salvaguarda na Missão Contra a Lepra, das abordagens transformativas do género, criança e adultos vulneráveis, dentro dos ciclos programáticos da TLM Global Fellowship (Irmandade Global da TLM), de acordo com os requisitos, políticas e práticas do Doador (Governo da Inglaterra) e da TLMM. Irá trabalhar directamente com o Coordenador Nacional e em coordenação com o Gestor de Recursos Humanos, este último, no que diz respeito a Políticas, Código de Conduta e Procedimentos de boa práticas. O responsável deste cargo, providenciará suporte à equipa do projecto, para assegurar que todos os projecto são preparados e implementados a partir de uma lente de salvaguarda e em conformidade com as abordagens da Política de Salvaguarda, protecção de crianças e adultos vulneráveis
- Quaisquer outras condições especiais do trabalho
- O titular da posição deve estar disposto e capaz de trabalhar em diferentes ambientes, incluindo estar sediado em escritórios e passar uma grande quantidade de tempo fora e mais ou menos nas comunidades locais
- Salvaguarda de notas aplicáveis a todos os postos de trabalho na TLMM:
- A TLM Moçambique tem uma política de tolerância zero em relação a qualquer abuso, negligência e exploração a todas as pessoas. A salvaguarda é da responsabilidade de todos, e todos os colaboradores são obrigados a agir de forma a salvaguardar sempre a saúde e o bem-estar das crianças e dos adultos vulneráveis. O titular deve estar familiarizado e cumprir todas as políticas organizacionais da TLMM, incluindo o Código de Conduta Global de Salvaguarda, a Política Global de Salvaguarda de Crianças & Adultos Vulneráveis e os Procedimentos Globais de Salvaguarda de Crianças & Adultos Vulneráveis. Todos os funcionários da TLMM são obrigados a participar na formação de salvaguarda obrigatória
- Salvaguarda de notas aplicáveis especificamente a esta posição dentro da TLMM:
- Este papel foi avaliado como tendo um nível "Alto" de salvaguarda dos riscos. Isto porque o papel potencialmente envolve estar sozinho, ou ter contacto físico, com uma criança ou adulto vulnerável. Em alternativa, a função pode ter controlo sobre a prestação de bens ou serviços; ou prestar aconselhamento de salvaguarda; ou promover a salvaguarda da consciência
- A TLMM implementará medidas de mitigação pertinentes, a fim de reduzir o nível de risco de salvaguarda. Por exemplo, estes incluirão: procedimentos de recrutamento reforçados, apoio do pessoal com protecção de competências e avaliação de seis em seis meses dos riscos de salvaguarda relacionados com as funções. Espera-se que o titular do cargo colabore para que estas medidas possam ser implementadas
Funçõe
- Implementação de normas de Salvaguarda no âmbito da TLMM
- Actua como DSL para a TLMM e parte da rede TLM Global
- Garante que os sistemas e processos relativos à Salvaguarda estão em vigor e funcionam de acordo com a política e procedimentos de salvaguarda da TLM
- Conforme apropriado, estabelece contactos com o Oficial de Salvaguarda Designado Global
- Orienta indivíduos que visitarão os locais de projecto com a Política e o Código de Conduta e supervisiona o seu briefing. Isto inclui, mas não se restringe, pessoal dos meios de comunicação, jornalistas, fotógrafos e outros visitantes (pessoal não da TLMM)
- Mantém-se actualizado com as melhores práticas internacionais e nacionais de Salvaguarda, bem como com as leis, políticas e procedimentos locais
- Supervisiona a implementação da política e procedimentos no país
- Apoia a gestão sénior e intermédia para garantir que a Salvaguarda seja integrada em toda a organização
- Assessora e apoia a gestão do pessoal na política e processos de Salvaguarda
- Utiliza vídeos de Salvaguarda global da TLM e outros recursos para promover uma cultura de Salvaguarda no âmbito das actividades da TLM Moçambique
- Faz auditorias e apoios aos parceiros da TLMM no desenvolvimento das suas próprias políticas de Salvaguarda, formação e padrões
- Recebe relatórios sobre todas as preocupações de Salvaguarda, regista-os e informa o DSO de todos os relatórios recebidos o mais cedo possível (e em todos os casos no prazo de 24 horas)
- Colabora e pode liderar no plano de resposta à Salvaguarda das preocupações, sujeito à aprovação do Global Designated Safeguarding Officer (Oficial de Salvaguarda Designado Global)
- Apoia os Gestores de programas e a Salvaguarda de pessoas focais para desenvolver o mapeamento local de organizações e agências que possam apoiar sobreviventes e pessoal na Salvaguarda (por exemplo, aconselhamento, apoio psicossocial, assistência social, agências de protecção de crianças, agências de violência doméstica, etc.)
- Mantém e actualiza regularmente a lista de opções de encaminhamento
- Apoia e aconselha as pessoas locais de Salvaguarda focal
- Prepara relatórios de Salvaguarda para os doadores de acordo com os seus requisitos
Denúncia
- Assegurar que a política e práticas adequadas de denúncia estejam em vigor na TLMM, em conformidade com as normas globais da TLM
- Certificar-se de que todo o pessoal, parceiros, beneficiários e outras partes interessadas da TLMM estão cientes da política e prática de denúncia
HR & Salvaguarda
- Apoia o Gestor de RH da TLM Moçambique em todos os processos que requerem Salvaguarda de entradas, incluindo, mas não se limitando a: embarque e recrutamento, formação e desenvolvimento relevantes, off-boarding
- Orienta e inscreve novos funcionários e representantes sobre a política, procedimentos e código de conduta de Salvaguarda
- Trabalha em conjunto com pessoal de RH e chefes de equipa para fornecer formação e sensibilização para a Salvaguarda para melhorar a prevenção, o reporte e a resposta
- Trabalha com o Gestor de RH e outros Gestores da TLMM para garantir que as avaliações de risco de função estão em vigor para todas as posições na organização
- Trabalha com o Gestor de RH para garantir que estão em vigor práticas adequadas para verificação de antecedentes para novos funcionários
Salvaguarda na Gestão de Riscos
- Mantém-se actualizado com práticas de gestão de risco dentro da TLM globalmente
- Apoia o pessoal e os representantes da TLM na realização de avaliações de riscos de salvaguarda e assegura a realização de planos de mitigação
- Garante que os registos de risco adequados estejam em vigor e sejam revistos regularmente
Código de Salvaguarda de Conduta
- Garante que todo o pessoal da TLMM é informado/treinado sobre o Código de Conduta e que é claro o que é comportamento aceitável e o que não é
- Garante que todo o pessoal recebe o Código de Conduta (traduzido para a língua local) e o mesmo é assinado por cada membro do pessoal
Salvaguarda & Trabalho com Parceiros
- As devidas diligências são dadas à Salvaguarda das questões quando trabalham com os Parceiros, incluindo, mas não se limitando a:
- Acordos de Parceria Adequados, formação para parceiros, assistência aos Parceiros para desenvolverem as suas próprias políticas de Salvaguarda e Código de Conduta, ou que adoptem e implementem os equivalentes da TLM
Salvaguarda & Governação
- Prepara e apresenta relatórios trimestrais de Salvaguarda ao Conselho de Administração com uma cópia enviada ao GDSO utilizando o modelo aprovado pela TLM
- Garante que a Salvaguarda é um ponto permanente na agenda das reuniões do Conselho de Administração relacionadas com a TLMM
Engajamento Comunitário
- Garante que todos os beneficiários e comunidades com quem a TLMM trabalha estão envolvidos e escutados em todas as fases do ciclo do projecto: projecto, avaliação de riscos, concepção de mecanismos de feedback, Monitorização & Avaliação, etc.
- Mantém o registo BFCM (Mecanismo de Feedback e Reclamações do Beneficiário) e garante que o feedback é registado, reconhecido, respondido e os resultados comunicados ao grupo/indivíduo envolvido
- Participa em debates e formação globais da TLM sobre o BFCM e garante que a aprendizagem é implementada na TLMM
- Networking, desenvolvimento e manutenção de relações positivas com um leque de pessoas de diferentes origens e faixas etárias - incluindo residentes, líderes comunitários, grupos locais, serviços e organizações, parceiros de projecto e autoridades locais
- Promover o feedback da comunidade e garantir mecanismos de feedback adequados em cada local onde a TLMM tem actividades
- Apoiar o desenvolvimento de feedback, prevenção, reporte, mecanismos de resposta, juntamente com Gestores de Programas e outros funcionários relevantes (mecanismos de feedback e reclamações dos beneficiários)
- Actuar como uma ligação entre "juízes comunitários" e outros parceiros de campo locais
- Contribuir nos relatórios de projectos, actividades de monitorização, avaliação e aprendizagem
- Participar e facilitar reuniões com residentes, stakeholders e potenciais colaboradores
- Representando a TLMM em fóruns/reuniões locais
- Responder perguntas da comunidade de forma rápida e confiante
- Criar de relatórios sobre actividades de engajamento
- Desenvolver e implementa mecanismos de feedback formal e informal entre as comunidades e a TLM
Requisitos
- Licenciatura em Serviço Social, Direito ou equivalente
- Outra qualificação relevante
- Qualificação profissional
- Competências:
- Excelente pessoa e habilidades de comunicação, incluindo construção de relacionamentos e advocacia
- Flexibilidade na elaboração e mudança de planos para responder a necessidades improvisadas
- Ser capaz de trabalhar e construir relacionamentos de confiança com as partes interessadas e comunidades em todos os níveis
- Capacidade de pensar estrategicamente e identificar maneiras de melhorar os esforços de comunicação
- Capacidade de formar, capacitar e facilitar na vertente da Política de Salvaguarda
- Conhecimento:
- Fluente em português e línguas locais
- Capacidade de comunicação em inglês (falado e escrito)
- Proficiente em Microsoft Office e plataformas de média social
- Habilidades excepcionais de redacção e ser capaz de compor conteúdo envolvente e preciso
- Capacidade de traduzir informações complexas em um formato e linguagem que podem ser entendidos por uma ampla gama de pessoas
- Proficiência no uso de MS Office, Plataforma Google e tecnologias virtuais como (Skype, Zoom, Teams, GotoMeeting e/ou GotoWebinar, entre outras)
- Experiências:
- Experiência no trabalho e conexão com organizações, serviços e diferentes unidades
- Experiência de produção de comunicações de alta qualidade em vários meios e para vários públicos, por ex. escrita, vídeo, média social, fotografia etc.
- Experiência em contribuir para relatórios escritos para doadores
- Qualidades pessoais:
- Alto nível de responsabilidade
- Assíduo, produtivo, dinâmico, empenhado e criativo, fiel, honesto e obediente
- Vontade de aprender para aumentar a sua capacidade de aprendizagem à nível pessoal e profissional
- Alto espírito profissional
- Flexibilidade em executar qualquer tarefa e criatividade
- Empatia e compreensão de participação
Notas
- Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados
- A Carta de Apresentação deve ser dirigida ao Exmo Senhor Coordenador
- Regime da Vaga: Tempo Inteiro
- Para mais informações: (+258) 84 654 5594/87 986 0095
- A TLMM não faz nenhum tipo de cobranças em quaisquer das fases do processo de recrutamento e não procede por via de agentes de recrutamento
- A TLMM se esforça para criar um ambiente livre de exploração sexual, abuso e assédio em todos os lugares aonde programas de emergência e desenvolvimento são implementados
- A TLMM mantém uma política de tolerância zero contra a exploração sexual, abuso e assédio
- A TLMM espera que os seus colaboradores mantenham altos padrões éticos, protejam a integridade e reputação organizacional e garantam que o trabalho da TLMM seja realizado de forma honesta e justa, em alinhamento com as orientações da Política de Salvaguarda, Segurança e Proteção e outras associadas
- As violações destas políticas declaradas estarão sujeitas a ações corretivas, incluindo a rescisão do contrato de trabalho
- A TLMM é um empregador que oferece oportunidades iguais e acredita que as mulheres podem ser bem sucedidas em qualquer função e encoraja-as a candidatarem-se a estas oportunidades. Na TLMM, operamos sob um conjunto de princípios, que incluem a nossa visão, missão e valores, que explicam quem nós somos e como é que nós trabalhamos como Organização Internacional. Juntos respondemos ao chamamento de Deus para a erradicação da Lepra e outras Doenças Tropicais Negligenciadas (DTN´s)
Como se Candidatar
1. Documentação
- Carta de Apresentação
- Curriculum Vitae
- Certificados
- Referências Contactáveis
2. Candidatura