A Pathfinder International está empenhada em facilitar o acesso e melhorar a qualidade do planeamento familiar, saúde reprodutiva, aborto e serviços de cuidados de HIV e SIDA baseados na comunidade e unidades de saúde. Em parceria com os governos do país de acolhimento e de organizações não-governamentais, formamos prestadores de cuidados de saúde baseada nos serviços de saúde para melhorar a qualidade e a variedade das suas competências técnicas e de aconselhamento. Serviços baseados nas Unidades de saúde são melhorados através do fornecimento de equipamentos e renovação das instalações. Mobilizamos as comunidades para advogar pela qualidade dos serviços e melhorar o acesso através de voluntários formados baseados na comunidade. A Pathfinder fortalece o acesso dos jovens a cuidados de saúde através da criação de serviços amigos de adolescentes e jovens e da formação de educadores de pares para promovê-los. Em cada projecto, a Pathfinder trabalha com os nossos parceiros para melhorar a sua capacidade de gestão e de implementação de programas. Em todos os nossos programas, a Pathfinder esforça-se para capacitar mulheres, homens, adolescentes e comunidades para fazer escolhas e criar ambientes propícios a comportamentos reprodutivos saudáveis.
Este projecto irá aumentar a demanda e utilização de métodos de planeamento familiar (PF) nas províncias de Maputo, Gaza, Inhambane e Cabo Delgado, através da integração da PF nos serviços de HIV, aumentar a disponibilidade de serviços voltados para os adolescentes e jovens, educação de pares e formação de pessoal e faculdade em instituições de pré-serviços, mobilização da comunidade e aumento da capacidade dos agentes comunitários de saúde. Para assegurar sinergias e reduzir a duplicação de esforços, o projecto vai trabalhar com outros parceiros e programas que trabalham na área de FP e HIV, incluindo o ICAP, EGPAF, SCIP, e o Programa Geração Biz (PGB).
Baseado na província, o Oficial de Saúde Reprodutiva/Planeamento Familiar (SR/PF) é responsável por fornecer assistência técnica e gerir a componente de Planeamento Familiar do projeto. O Oficial de SR/PF trabalha em estreita colaboração com outros membros da equipe e com os homólogos no Ministério da Saúde, DPS, DDS para implementar as estratégias e actividades do projecto. A componente de SR/PF aborda questões em torno da saúde reprodutiva, tratamento de ITS e outros serviços clínicos, através de ideias inovadoras. O Assessor de SR/PF irá coordenar todas as acções relacionadas com a formação pré-serviço e contínua do pessoal de saúde em temas de PF; integração de PF em serviços de HIV e SIDA baseados nas unidades sanitárias; aconselhamento em PF, que incluiu tópicos acerca do espaçamento saudável entre gravidezes, promoção do uso método de proteção dupla, aconselhamento de casais (incluindo casais discordantes), amenorreia lactacional, vantagens dos métodos de longa duração e permanente (LAPM), etc. Esta posição também irá supervisionar o pessoal que trabalha no âmbito da componente de SR/PF na província.
As principais responsabilidades incluem: