A SDO Moçambique está a recrutar um Oficial de Segurança, para Maputo, em Moçambique.
Funções
- Elaborar e pôr em prática uma estratégia de segurança, procedimentos e métodos de gestão de riscos na Enabel no país
- Acompanhar, juntamente com o departamento de Recursos Humanos e Talento e o responsável pela logística, a situação de todos os funcionários no país (incluindo as pessoas em missão) e das suas famílias
- Assegurar a aplicação adequada no domínio das medidas de prevenção e protecção
- Monitorar a comunicação operacional segura com o responsável pela logística (redes Internet, telefones por satélite, protecção e arquivo de dados, etc.)
- Assegurar que o procedimento de integração do pessoal numa missão no país é aplicado e que as instruções de segurança em viagem são respeitadas
- Assegurar a existência de disposições para manter a segurança durante as deslocações no país
- Qualquer incidente de segurança deve ser imediatamente comunicado ao director nacional
- Membro-chave dos Comités Locais de Segurança
- Participar activamente na definição, análise e aplicação de um sistema de gestão da segurança coerente e adaptado
- Contribuir para qualquer reflexão destinada a desenvolver e melhorar a qualidade da estratégia de segurança
- Recolher, analisar e comunicar eficazmente todas as informações de segurança relevantes, a fim de minimizar a exposição do pessoal da Enabel aos riscos de segurança
- Coordenar os planos de formação em matéria de segurança, a fim de garantir que o pessoal da Enabel e as famílias do pessoal em missão recebam instruções e informações adequadas e estejam imersos nas regras básicas de segurança e de comportamento
- Assegurar a formalização e a capitalização de todas as informações de segurança, a fim de as divulgar às equipas da Enabel
Requisitos
- Licenciatura em Gestão Logística e/ou Segurança ou em áreas afins
- Mínimo de 5 anos de experiência em organizações internacionais que operam no sector da cooperação e/ou da ajuda humanitária em sentido lato (agência, ONG, associação)
- Bons conhecimentos de gestão da segurança operacional em contextos instáveis
- Conhecimento das ferramentas informáticas e de comunicação pertinentes
- Bons conhecimentos linguísticos (francês ou inglês e português)
- A experiência na gestão de programas de cooperação internacional é uma vantagem
- Integridade
- Tacto e diplomacia
- Demonstrar rigor na aplicação das regras de segurança pelos membros do pessoal
- Grande disponibilidade em termos de tempo face a riscos imprevistos (disponibilidade permanente)
- Capacidade de consulta e de gestão das relações interinstitucionais e interpessoais
- Capacidade de escuta e confidencialidade
- Capacidade de trabalhar num ambiente multicultural
Notas
- Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactado