A PSI está a recrutar um Oficial de Serviços Clínicos (m/f) para Maputo, em Moçambique.
Funções
Gestão das enfermeiras e clínicas
- Fazer o controlo da assiduidade, pontualidade e licenças disciplinares das enfermeiras e informar ao escritório central
- Assegurar que as Clínicas possuem todos os documentos operacionais (directrizes, manuais, fluxogramas, etc.)
- Monitorar a implementação do plano de actividades de cada Clínica
- Assegurar a realização de encontros semanais de planificação entre a enfermeira, Assistente Comunitário e as suas PSC
- Coordenar a realização dos encontros mensais com todas as enfermeiras para a análise das actividades, resultados, partilha de experiências e orientações recebidas
- Liderar o processo de abertura e estabelecimento de novas clínicas na província
- Fazer a avaliação de desempenho das enfermeiras em coordenação com a Tutora Clínica em função do regulamento institucional
Gestão dos serviços clínicos
- Assegurar que todas as enfermeiras prestam serviços clínicos de qualidade (adesão aos padrões de qualidade)
- Garantir a implementação da estratégia para a promoção e oferta do Method Mix e Composition dos tipos de injectáveis nas Clínicas
- Garantir que as Enfermeiras cumprem com a esterilização, limpeza e biossegurança dos materiais e equipamentos clínicos usados nas Clínicas de acordo com os procedimentos de qualidade clínica da PSI e do MISAU
Formação
- Fazer a indução de novas enfermeiras seguindo o plano de indução em uso, em coordenação com a Tutora Clínica
- Identificar as necessidades de formação das enfermeiras e comunicar a Tutora Clínica
- Garantir que PSC e Enfermeiras usam correcta e consistentemente o manual “A Minha Escolha”
- Gestão dos contraceptivos, consumíveis, materiais e equipamentos clínicos e não clínicos
- Fazer o controlo e reposição atempada do stock de consumíveis e outros materiais em uso nas Franquias
- Assegurar a reconciliação dos dados de contraceptivos, consumíveis, materiais e equipamentos clínicos e não clínicos das diferentes fontes
- Junto da logística fazer o levantamento de contraceptivos, materiais e consumíveis com fraca rotação, no armazém da PSI e clínicas, e sugerir a alocação para as clínicas e Províncias PSI
Garantia de Qualidade
- Fazer e enviar para a equipa de Intervenções Clínicas o mapa mensal da avaliação qualitativa das enfermeiras
- Assegurar que cada Clínica/enfermeira recebe 1 (uma) cópia do relatório de cada visita de tutoria
- Assegurar a implementação das recomendações da tutoria Tem Mais+ específicas de cada Clínica Tem Mais+
- Liderar o processo de contagem e reporte de informação da avaliação da satisfação do utente de cada Clínica Tem Mais+
- Assegurar o reporte dos resumos mensais devidamente verificados e correctos a US de referência
Ligação com as US, SDSMAS e DPS em questões clínicas
- Representar a PSI em reuniões provinciais e distritais sobre o SSR/PF
- Garantir que as Unidades Sanitárias (US) e as de referência fornecem as Clínicas os contraceptivos e consumíveis para o seu funcionamento
- Assegurar que todas as Clínicas têm US de referência para acesso a contraceptivos, consumíveis, entrega de Resumos Mensais e esterilização do material de trabalho
Requisitos
- Nível académico médio ou superior em Ciências de Saúde, ou outra área relevante
- Conhecimentos profundos na área de administração e gestão hospitalar
- Experiência mínima de 3 (três) anos em gestão e prática de programas de saúde na comunidade
- Confiança e capacidade de contactos positivos com as comunidades e demais actores sociais, além de muita capacidade diplomática para desenvolver boas relações com estes actores e promover boas relações entre eles
- Capacidade para administrar workshops e fornecer suporte técnico aos membros de grupos comunitários
- Capacidade para organizar, planificar e implementar tarefas, lidar com várias exigências em simultâneo e trabalhar sobre pressão ou frequentes prazos apertados
- Carta de Condução de automóveis ligeiros
- Falar e escrever fluentemente Português e com conhecimentos sólidos de Inglês, assim como das línguas locais
- Proficiência na utilização de computadores, especialmente o MS Office (Excel e Word) e outros softwares básicos de gestão
- Nacionalidade moçambicana
Notas
- Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados