A ASSOCIAÇÃO PROGRESSO está a recrutar um Oficial Distrital, para Niassa, em Moçambique.
Funções
- O Oficial Distrital será responsável pela implementação das actividades de Engajamento Comunitário, devendo apoiar na realização de outras actividades do programa a nível distrital, com o envolvimento dos actores da educação de modo a garantir a sustentabilidade das actividades, bem como a aderência ao ensino bilingue e melhoria da assiduidade dos alunos, professores e gestores escolares
- O Oficial Distrital integra a equipa de Programas e reportam directamente ao Oficial de Engajamento Comunitário. Assim, constituem principais tarefas e responsabilidade do Oficial Distrital:
- Coordenar a implementação das actividades de mobilização comunitária ao nível distrital
- Assegurar a elaboração e monitoria da implementação dos Planos de Assiduidade Distrital (PAAD)
- Realizar campanhas de sensibilização às comunidades para aderência ao Ensino Bilingue
- Promover campanhas de mobilização das comunidades para a melhoria da assiduidade dos alunos, professores e gestores escolares
- Assegurar a capacitação dos Formadores Locais e membros do Conselho de Escola;
- Realizar visitas regulares às ZIPs/Escolas e dar apoio para a melhoria do funcionamento do CE, em coordenação com os Formadores Locais
- Dar suporte aos coordenadores de ZIP na realização de visitas de acompanhamento as escolas da ZIP
- Participar em/ou organizar encontros de planificação/balanço, capacitações e outros eventos ligados ao programa SABER com os técnicos dos SDEJT e representantes do governo distrital
- Garantir a integração dos planos do programa SABER, nos planos distritais
- Apoiar as componentes do programa na recolha e partilha de dados
- Elaborar e apresentar relatórios de actividades
- Comunicar claramente os planos de ação e resultados com os colegas e seu supervisor de linha e respeitar visões e opiniões de outros membros da equipa, e se necessário suportar os outros membros no alcance das suas metas
- Advogar junto a equipa de trabalho e as comunidades a inclusão e equidade de género nas actividades realizadas para que seja inclusiva e competitiva
Requisitos
- Nível de Licenciatura em Educação/Gestão Escolar, Ciências Sociais, Psicopedagogia, Linguística ou áreas afins
- Experiência comprovada de pelo menos 3 anos na formação, capacitação e assistência técnica aos representantes do governo no sector da educação a diferentes níveis (nacional, provincial, distrital e escola/comunidade), por exemplo MINEDH, DPE, SDEJT e/ou instituições locais de educação, tais como IFP; UP e UEM
- Experiência e conhecimento sobre as estratégias de formação, acompanhamento, capacitação, fortalecimento das organizações, comunicação para os adultos e mobilização das comunidades
- Experiência e conhecimento sobre educação bilingue
- Habilidade de falar, ler, escrever na língua local (Emakhuwa) de acordo com o padrão ortográfico
- Habilidade de produzir relatórios no tempo oportuno com proficiência da língua portuguesa
- Conhecimento e experiência na monitoria e avaliação
- Proficiência no uso de pacotes de software do computador (Word, Excel, PowerPoint, Outlook etc.)
- Experiência de trabalhar com ONGs internacionais ou OSC locais e/ou doadores
- Elevada capacidade de organização, de trabalhar sob pressão e de gerir várias tarefas em simultâneo
- Conhecimento comprovado sobre o Sistema Nacional de Educação
- Habilidade em relações interpessoais e de motivação de equipa
- Proficiência na comunicação oral e escrita em português e capacidade de se comunicar em Inglês é uma vantagem
- Capacidade de viajar e trabalhar em horários irregulares quando necessário
- Habilidades/licença para conduzir motocicleta
Documentação
- CV
- Carta de motivação
- BIlhete de Identidade
- Certificado de Habilitacões
Notas
- Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados
- A PROGRESSO não faz nenhum tipo de cobrança em quaisquer das fases do processo de recrutamento e não procede por via de nenhum agente de Recrutamento