A Adra Mozambique está a recrutar um Oficial Programático SRHR (m/f) para Mocuba, em Moçambique.
Descrição
- O Oficial do Programático é responsável pela implementação do programa de Saúde e direitos sexuais e reprodutivos através dos projectos VIVA+ e YEP. Garantir que as metas e objectivos do programa sejam cumpridos de acordo com as prioridades, limitações de tempo e limitações de financiamento. O Oficial Programático planifica, implementa, monitora e analisa o progresso do programa em relação à sua meta e objectivos, impacto e sustentabilidade de longo prazo e prepara relatórios de progresso de qualidade que demonstram o progresso em relação aos resultados e impacto. Além disso, representa ADRA em reuniões relevantes e estabeleça parcerias estratégicas para aumentar o sucesso e o impacto do programa
Funções
Nível programático
- Realizar treinamento de activistas, mentores e supervisores distritais e assistentes de campo das actividades em temáticas de prevenção de HIV, ITS e TB; metodologias de comunicação interpessoal para a mudança de comportamentos e mecanismos de acesso aos serviços clínicos
- Garantir a implementação integral das actividades e com a devida qualidade, por via da supervisão contínua para o seguimento das orientações da Estratégia de Implementação das actividades
- Compilação e análise de relatórios da província ou região em coordenação com o Oficial de M&A
- Interagir com os Oficiais Temáticos Programáticos a nível da FDC Zambézia e ADRA Maputo para a operacionalização das respectivas intervenções
- Coordenar a elaboração de planos de actividades e orçamento da província ou região para aprovação
- Recolher e documentar histórias de sucesso relevantes (para alimentar o relatório mensal e possivelmente os programas de rádios comunitárias)
Nível de advocacia
- Estabelecer ligações permanentes com as entidades locais do Governo (Direcções Provinciais de Saúde; Direcções Provinciais de Educação e da Juventude & Desportos, Núcleos Provinciais de Combate ao SIDA e outros organismos Governamentais relevantes) para a prestação de contas e remoção de barreiras estruturais face à implementação das actividades
- Fortalecer as redes de organizações da Sociedade Civil que trabalham com raparigas e populações chaves nas respectivas províncias adstritas
- Reforçar, em coordenação com os da FDC de Advocacia para Direitos Humanos, as ligações com os mais variados líderes e pessoas influentes nas comunidades, para a criação de ambiente favorável à prevenção do HIV e promoção do acesso aos serviços clínicos
- Realizar encontros semanais com a equipa e partilhar os achados com o Team Leader do Programa
Gestão de RH
- Conduzir avaliações de desempenho do pessoal em função das metas e objectivos previamente definidos
- Em coordenação com o Oficial de Finanças e Oficial de M&A, fazer regularmente a prova de vida dos activistas (verificar se o activista é o previamente contratado)
- Analisar os dados qualitativos e quantitativos colhidos de forma rotineira, mensalmente, trimestralmente e anualmente para assistir o pessoal na planificação e tomada de decisões. Informar atempadamente a gestão do projecto sobre ocorrências de situações de desvios das metas e dos resultados esperados em relação ao planificado
- Capacitar o pessoal de campo, incluindo activistas, Mentores e Supervisores Distritais, sobre ferramentas e processos de monitoria e avaliação. Facilitar o mecanismo de retorno, visando a melhoria do uso de dados para a tomada de decisão, planificação do programa e prestação de contas
- Receber e processar dados de monitoria, usando-as para preparar relatórios e realçar qualquer inquietação em relação ao progresso
- Realizar visitas aleatórias para certificar-se de que as actividades estão a decorrerem de acordo com o plano; fazer relatórios sobre as mesmas realçando sucessos ou preocupações
- Apoiar na manutenção do sistema de monitoria para o programa e na utilização efectiva pelo pessoal e parceiros
Relatórios e reuniões
- Preparar e submeter ao Coordenador: (i) semanalmente, relatórios verbais (ii) mensalmente, relatórios de actividades; (ii) trimestralmente, relatórios de actividades
- Documentar e disseminar lições aprendidas e melhores práticas
- Participar nas reuniões mensais de balanço do projecto e nas reuniões de coordenação com os outros implementadores
- Outros: Em coordenação com o Oficial de Finanças e Oficial de Programas, fazer regularmente a prova de vida dos activistas (verificar se o activistas é o previamente contratado)
Requisitos
- Qualificações mínimas necessárias:
- Ter o grau de licenciatura nas áreas de Ciências Sociais (Antropologia; Sociologia; Ciências da Comunicação e Linguagem e outras relevantes) ou biomédicas com orientação para a promoção de saúde (Saúde Pública)
- Ter experiência de pelo menos 5 anos na implementação de actividades de prevenção de HIV ou TB, com enfoque para raparigas ou populações chaves
- Ter trabalhado em organizações não-governamentais a nível comunitário, na área de saúde, nas províncias ou região da implementação das actividades
- Ter liderado alguma equipa de projecto similar, com enfoque na área de saúde
- Estar baseado na província ou região de implementação das actividades constitui vantagem
- Ter algum domínio de uma das línguas locais da província ou região constitui vantagem
- Executar outros deveres quando necessário
- Capacidade para trabalhar sob pressão
Notas
- Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados